Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Kenebo shipibo-conibo e noção de espaço topológico em crianças de 5 anos

Resumo

Para os shipibo-conibo, a visão dos desenhos — ou “kenebo”— é fundamental para entender sua relação com o natural, o espiritual e a noção de seu ser no espaço e no tempo. Para alguns autores, a noção de espaço (NE) em crianças pré-escolares melhora com o
tempo e depende do meio ambiente. O objetivo do estudo é determinar a influência do kenebo shipibo-conibo sobre a NE em crianças em idade pré-escolar. Metodologicamente, a pesquisa é quantitativa, aplicada, descritiva e experimental. A amostra consistiu em 48 crianças de duas instituições educacionais em Yarinacocha, Ucayali, Peru, em 2019. Dois grupos de 24 crianças — controle e experimental — foram formados. O segundo grupo foi intervindo com oficinas sobre kenebos shipibo-conibo e com um guia de observação. A pontuação das competências sobre a NE foi medida em cada grupo, com um desenho experimental com um pré e um pós-teste. A análise estatística foi descritiva e inferencial,
baseada em medidas tanto de tendência central como de dispersão. Para a comparação das medianas, foi utilizado o teste Mann-Whitney U. Para a análise das diferenças entre as distribuições de pontuação, foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov. Os resultados
constataram que a intervenção foi eficaz. Conclui-se que o kenebo shipibo-conibo teve uma influência significativa nas habilidades relacionadas com a NE.

Palavras-chave

educação intercultural, oficina educativa, espaço, pedagogia, kenebo, Shipibo-Conibo

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  1. Aponte, R. (2015). El taller como estrategia metodológica para estimular la investigación en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación superior. Boletín Virtual, 4(10), 49-55. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6232367
  2. Belaunde, L. (2009). Kené: arte, ciencia y tradición en diseño. Instituto Nacional de Cultura.
  3. Belaunde, L. (2012). Diseños materiales e inmateriales: la patrimonialización del kené
  4. shipibo-konibo y de la ayahuasca en el Perú. Mundo Amazónico, 3, 123-146. https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/28715
  5. Brabec, B., & Mori, L. (2009). La corona de la inspiración. Los diseños geométricos de los
  6. Shipibo-Konibo y sus relaciones con cosmovisión y música. Indiana, (26), 105-134. https://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/indiana/article/view/1969
  7. Cabrera, G., Zanazzi, J., Zanazzi, J., & Boaglio, L. (2017). Comparación de potencias en pruebas estadísticas de normalidad, con datos escasos. Revista de la Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 4(2), 47-52. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/FCEFyN/article/view/16775
  8. Castro, J. (2004). El desarrollo de la noción de espacio en el niño de Educación Inicial.
  9. Acción Pedagógica, 13(2), 162-170. https://n9.cl/uyrf1
  10. Cépeda, N., Castro, D., & Lamas, P. (2019). Concepciones de interculturalidad y práctica en aula: estudio con maestros de comunidades shipibas en el Perú. Educación, 28(54), 61-86. http://dx.doi.org/10.18800/educacion.201901.004 DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.201901.004
  11. Delgado, G. (2017). El malestar en la cultura shipibo-konibo [Tesis doctoral, Universidad
  12. Complutense de Madrid]. E-Prints Complutense. https://eprints.ucm.es/id/
  13. eprint/43274/1/T38923.pdf
  14. Espino, G. (2018). Literatura indígena amazónica shipibo-conibo y el kené de la palabra de Lastenia Canayo. Estudios Filológicos, 62, 247-267. http://dx.doi.org/10.4067/S0071- DOI: https://doi.org/10.4067/S0071-17132018000200247
  15. Fernández, J., & Ramiro, E. (2015). El concepto espacio en educación infantil [Trabajo final de grado, Universitat Jaume I]. Repositori Universitat Jaume I. http://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/159051
  16. García, M., Villegas, M., & González, F. (2015). La noción del espacio en la primera infancia: un análisis desde los dibujos infantiles. Revista Paradigma, 36(2), 225-245. http://ve.scielo.org/pdf/pdg/v36n2/art11.pdf
  17. González, P. (2016). La tradición de arte chamánico shipibo-conibo (Amazonía peruana) y su relación con la cultura diaguita chilena. Boletín del Museo Chileno de Arte Precolombino,
  18. (1), 27-47. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-68942016000100003 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-68942016000100003
  19. Gutiérrez, D. (2009). El taller como estrategia didáctica. Razón y Palabra, 66, 1-4. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199520908023
  20. López, I., San Pedro, B., San Pedro, J., & González, C. (2016). Enseñar dibujo y
  21. representación espacial en los estudios de grado en Educación Infantil y Primaria desde la Educación Artística. Revista de Psicología y Educación, 11(1), 61-80. http://www.
  22. revistadepsicologiayeducacion.es/pdf/136.pdf
  23. Mansilla, J. (2019). Olivia Arévalo Lomas: una ventana desde el infinito asesinato del canto sagrado Shipibo-Konibo-Xeteba. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 21(33), 17-34. https://doi.org/10.19053/01227238.9909 DOI: https://doi.org/10.19053/01227238.9909
  24. Mendivel, R., Arias, J., & Aguilar, R. (2016). Estrategia didáctica basada en cantos shipibos para recuperar la lengua shipibo-konibo en niños de Educación Inicial, Ucayali. Apuntes de Ciencia y Sociedad, 6(2), 143-149. http://dx.doi.org/10.18259/acs.2016023 DOI: https://doi.org/10.18259/acs.2016023
  25. Monteluisa, G., Valera, V., Frisancho, F., Frech, H., & Delgado, E. (2015). Non Tsinitibo: juegos del pueblo shipibo-konibo y su uso pedagógico. Educación, 24(47), 49-68. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/14241 DOI: https://doi.org/10.18800/educacion.201502.003
  26. Morales, D., & Mujica, A. (2019). La arqueología y el mito de origen de los shipibo-conibo de la Amazonía peruana. Investigaciones Sociales, 22(40), 85-96. http://dx.doi.org/10.15381/is.v22i40.15888 DOI: https://doi.org/10.15381/is.v22i40.15888
  27. Morales, E. (2014). Espacio educativo de aprendizaje para el nivel inicial [Informe previo a Licenciatura, Universidad Rafael Landívar]. Crai Landívar Red de Bibliotecas. http://biblio3.url.edu.gt/Tesario/2014/05/84/Morales-Eugenia2.pdf
  28. Odland, J., & Feldman, N. (2010, 1 de enero). Shipibo textile practices 1950-2010 [Conferencia]. Textile Society of America Symposium Proceedings. University of Nebraska-Lincoln, Nebraska, Estados Unidos.
  29. Piaget, J. (1985). Epistemología y psicología. Planeta DeAgostini.
  30. Rimassa, C., & Fernández-Silva, S. (2014). Conceptualización del espacio y su relación con el desarrollo cognitivo: un estudio piloto en el español de Chile. Alpha (Osorno), 38, 137-
  31. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22012014000100010 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22012014000100010
  32. Sánchez, J., & Benítez, J. (2014). Nociones espacio-temporales y bimodal: análisis de
  33. una implementación educativa para alumnado de 3 años. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(1), 165-177. https://www.redalyc.org/
  34. pdf/3498/349851785017.pdf
  35. Suárez, R. (2018, 09-12 de diciembre). El proceso de enseñanza /aprendizaje mediados por las iconografías del pueblo shipibo-conibo [Ponencia]. 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil.
  36. Vargas, J. (2018). 87 años de educación inicial en el Perú. https://departamento.pucp.edu.pe/
  37. educacion/noticias/87-anos-educacion-inicial-peru/
  38. Villegas, M., Medina, M., García, M., & González, F. (2013, 16-18 de octubre). Las nociones espaciales en educación infantil. Un estudio diagnóstico [Conferencia]. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Canoas, Brasil.
  39. Weist, R. (2002). Temporal and spatial concepts in child language: conventional and configurational. Journal of Psycholinguistic Research, 31, 195-210. https://doi.org/10.1023/A:1015522711549 DOI: https://doi.org/10.1023/A:1015522711549

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.