Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O capital humano e o projecto de modernização do sistema universitário colombiano, segunda metade do século XX

Resumo

O objectivo deste artigo é analisar como o neoliberalismo influenciou a consolidação do modelo universitário colombiano, desde um projecto universitário profissionalizante até um modelo centrado na formação do capital humano. Para atingir este objectivo, foi criado o Sistema de Ensino Superior, materializado em três instituições: ICETEX, ASCUN e Fundo Universitário Nacional. As políticas para a universidade retomaram as preocupações dos vários diagnósticos das comunidades internacionais nos quais se determinou que a Ciência e a Tecnologia seriam os pilares fundamentais do projecto universitário. O estudo foi realizada a partir da história social da educação com uma perspectiva descolonial, a fim de analisar os fios do poder global, materializados nas práticas educativas; isto permitiu-nos compreender como a influência do neoliberalismo na nova concepção da universidade levou à transferência do modelo social e económico, para se tornar uma forma de ser e de produzir subjectividades.

Palavras-chave

universidade, governabilidade, capital humano, modernização, capitalismo

XML (Español) PDF (English) HTML (English) EPUB (English)

Referências

  1. Albano, J., & Salas, J. (2007). La inversion en capital humano: Sus efectos sobre las retribuciones. En J. C. Neffa, Teorías Económicas sobre el Mercado de Trabajo (pp. 167-210). Fondo de Cultura Económica.
  2. Atcon, R. (1966). La universidad latinoamericana: Clave para un enfoque conjunto del desarrollo coordinado social, económico y educativo en América Latina. Ediciones ABC.
  3. Becker, G. (1964). Human Capital. Columbia University Press for the National Bureau of Economic Research.
  4. Becker, G. (1983). El capital humano. Alianza Editorial.
  5. Caicedo, S., & Espinel, O. (2018). Educación indígena Kamëntzá. Crianza, pensamiento, escucha. Praxis & Saber, 9(20), 15–40. https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n20.2018.8294 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n20.2018.8294
  6. Cohen, D. (2007). Tres lecciones sobre la sociedad postindustrial. Katz Editores. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvndv5n3
  7. Coombs, P. (1978). La crisis mundial de la educación [1968]. Ediciones Península.
  8. Dardot, P., & Laval, C. (2013). La nueva razón del mundo. Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Editorial GEDISA.
  9. Escobar, A. (1996). La invención del Tercer Mundo: Construcción y deconstrucción del desarrollo. Editorial Norma.
  10. Espinel, O. (2015). Educación para el “desarrollo”: El sofisma de la modernización y el desarrollo dentro de los diseños globales. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 25, 333–349.
  11. Espinel, O. (2013). Educación en derechos humanos en Colombia. Uniminuto.
  12. Espinel, O. (2016). El régimen de los derechos humanos. Diseños globales, subordinación y colonialidad. En H. Vánquez & L. Siri, Representaciones discursivas de la violencia, la otredad y el conflicto social en Latinoamérica (pp. 13–28). Universidad de Buenos Aires.
  13. Gurrieri, A. (1982). La obra de Prebisch en la CEPAL. Fondo de Cultura Económica.
  14. ICETEX. (1975). Recursos y requerimientos de personal de alto nivel: Colombia, 1964-1975: implicaciones en la política educativa y econoómica. Talleres gráficos del Banco de la República.
  15. ICFES. (1970). La Educación Superior en Colombia. Documentos básicos para su planeamiento.
  16. Laval, C. (2004). La escuela no es una empresa: El ataque neoliberal a la enseñanza pública. Paidós.
  17. Lazzarato, M. (2011). La Fabrica Del Hombre Endeudado: Ensayo Sobre la Condicion Neoliberal. Amorrortu editores.
  18. MEN. (1967). Informe Final Seminario sobre ciencia y tecnología. Fusagasugá-Colombia.
  19. Noguera, C. E. (2012). El gobierno pedagógico: Del arte de educar a las tradiciones pedagógicas. Siglo del Hombre Editores.
  20. ONU. (1945). Carta de las Naciones Unidas. ONU. https://www.un.org/es/charter-united-nations/index.html
  21. Pulido, Ó. (2016). Formación de empresarios de sí mismos: Miradas a la educación superior en la segunda mitad del siglo xx. En Ó. Espinel (Ed.), Pensar a la intemperie. Ensayos filosófico (pp. 55–74). Uniminuto.
  22. Pulido, Ó. (2018). La universidad como proyecto modernizador. Ilusiones y desencantos. Editorial UPTC.
  23. Pulido, Ó., & Acuña, O. (2014). De la universidad de las profesiones a la universidad para el desarrollo 1953 –1974. Praxis & Saber, 5(10), 219–243. https://doi.org/10.19053/22160159.3030 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3030
  24. Schultz, T. (1968). Valor económico de la educación (S. Tangredi, Trad.). UTEHA.
  25. Schultz, T. (1985). Invirtiendo en la gente. (M. Guastavino, Trad.). Ariel.
  26. Sloterdijk, P. (2012). Has de cambiar tu vida: Sobre antropotécnica. Pre-Textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.