Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Satisfação Acadêmica e Prática de Exercícios entre Estudantes Universitários Colombianos

Resumo

Após o término do confinamento imposto pela pandemia de COVID-19, ainda são escassas as pesquisas que investigam como a capacidade de ação aplicada à atividade física de estudantes universitários podem estar associadas à satisfação com o ensino remoto emergencial (ERE). Este estudo explora as associações entre satisfação acadêmica, atividade física (AF) e agência pessoal aplicada à atividade física (APAF) por meio de uma abordagem quantitativa transversal. Um questionário foi aplicado a 389 estudantes, selecionados por amostra proposital, dos quais 64,3% eram mulheres e 35,7% homens, com idades entre 18 e 55 anos. A análise dos resultados foi realizada utilizando o Detector Automático de Interação Qui-quadrado – Árvore de Decisão CHAID. Os resultados apontam que a satisfação acadêmica dos participantes melhora quando estão envolvidos em um programa de AF, em comparação com aqueles que não participam
regularmente. Em conclusão, a participação na AF e a aplicação da APAF estão associadas a uma maior satisfação escolar, sugerindo um maior compromiso consigo mesmos e um reconhecimento do esforço de seus professores na realização dos objetivos acadêmicos.

Palavras-chave

satisfação, autogestão, exercício, ensino, aluno

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  • Aguilar, J., Valencia, A., Martínez, M. y Vallejo, A. (2002). Un modelo estructural de la motivación intrínseca en estudiantes universitarios. En A. Bazán y A. Arce (Eds.), Estrategias de evaluación y medición del comportamiento en psicología (pp. 165-185). Instituto Tecnológico de Sonora. Universidad Autónoma de Yucatán.
  • Aguilar, J., González, D. y Aguilar, A. (2016). Un modelo estructural de motivación intrínseca. Acta de Investigación Psicológica, 6(3), 2552-2557.https://doi.org/10.1016/j.aipprr.2016.11.007
  • Aguilar-Salinas, W. E., Fuentes-Lara, M., Justo-López, A. y Rivera-Castellón, R. E. (2019). Percepción de los estudiantes acerca de la modalidad semipresencial en la enseñanza de las ciencias básicas de la ingeniería. Un estudio de caso universitario. Formación universitaria, 12(3), 15-26. https://doi.org/10.4067/S0718-50062019000300015
  • Alonso, N. y Chávez, K. (2021). Nota Estadística. Salud Mental en Colombia: un análisis de los efectos de la pandemia. DANE.
  • Alva de la Selva, A. R. (2015). Los nuevos rostros de la desigualdad en el siglo XXI: La brecha digital. Revista mexicana de ciencias políticas y sociales, 3(223) 265-286. https://doi.org/10.1016/S0185-1918(15)72138-0
  • Álvarez-Bueno, C., Pesce, C., Cavero-Redondo, I., Sánchez-López, M., Garrido-Miguel, M. y Martínez-Vizcaíno, V.(2017). Academic achievement and physical activity: A metaanalysis. Pediatrics, 140(6), e20171498. https://doi.org/10.1542/peds.2017-1498
  • Antunes, H. K.M., Santos, R. F., Cassilhas, R., Santos, R. V.T., Bueno, O. F.A., de Mello, M. T. (2006). Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 12(2), 108-114. https://doi.org/10.1590/S1517-86922006000200011
  • Ávila, C. M., Aldas, H. G. y Jarrín, S. A. (2018). La actividad física y el rendimiento académico en estudiantes universitarios. Killkana Sociales, 2(4), 97-102. https://doi.org/10.26871/killkana_social.v2i4.214
  • Baena-Extremera, A., Gómez- López, M., Granero-Gallegos, A. y Martínez-Molina, M., (2016). Modelo de predicción de la satisfacción y diversión en Educación Física a partir de la autonomía y el clima motivacional. Universitas Psychologica, 15(2), 39-50. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy15-2.mpsd
  • Bandura, A. (2000). Self-efficacy: the foundation of agency, En W. J. Perrig y A. Grob (editors), Control of human behaviour, mental processes, and consciousness, (pp. 16). Erlbaum.
  • Bandura, A. (2001). Social cognitive theory: an agentic perspective. Annual Review of Psychology, 52, 1-26. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.1
  • Baños, R., Ortiz-Camacho, M., Baena-Extremera, A. y Tristán-Rodríguez, J. L. (2017). Satisfacción, motivación y rendimiento académico en estudiantes de secundaria y bachillerato: antecedentes, diseño, metodología y propuesta de análisis para un trabajo de investigación. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 10(20), 40-50. https://doi.org/10.25115/ecp.v10i20.1011
  • Blázquez, J., Chamizo, J.; Cano, E. I. y Gutiérrez, S. (2013). Calidad de vida universitaria: Identificación de los principales indicadores de satisfacción estudiantil. Revista de Educación, (362), 458-484. https://
  • doi.org/10.4438/1988-592X-RE2013-362-238
  • Frende, M., Biedma Ferrer, J. y Arana Jiménez, M. (2017). Influencia de la percepción y metodologías docentes aplicadas en el rendimiento académico de los estudiantes de la asignatura de dirección de recursos humanos en las empresas turísticas. Cuadernos de Turismo, (39), 149-166. https://www.redalyc.org/ pdf/398/39851043007.pdf
  • Grisson, J. B. (2005). Physical fitness and academic achievement. Journal of Exercise Physiology online, 8(1), 11-25. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/ download?doi=10.1.1.510.725&rep=rep1&type=pdf
  • Gucciardi, D., Gordon, S. y Dimmock, J. A. (2009). Advancing mental toughness research and theory using personal construct psychology. International Review of Sport and Exercise Psychology, 2, 54-72. https://doi.org/10.1080/17509840802705938
  • Guillén, F. y Ángulo, J. (2016). Análisis de rasgos de personalidad positiva y bienestar psicológico en personas mayores practicantes de ejercicio físico vs no practicantes. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 11(1), 113-122. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311143051013
  • Haapala, E. A., Wiklund, P., Lintu, N., Tompuri, T., Väistö, J., Finni, T., Tarkka, I. M., Kemppainen, T., Barker, A. R., Ekelund, U., Brage, S. y Lakka, T. A. (2020). Cardiorespiratory Fitness, physical activity, and insulin resistance in children. Medicine & Science in Sports & Exercise, 52(5), 1144–1152. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000002216
  • Hodges, C. B., Moore, S., Lockee, B. B., Trust, T. y Bond, M. A. (2020). The difference between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. http://hdl.handle.net/10919/104648
  • Jiménez, M. G., Martínez, P., Miró, E. y Sánchez, A. I. (2008). Bienestar psicológico y hábitos saludables: ¿están asociados a la práctica de ejercicio físico? International Journal of Clinical and Health Psychology, 8(1), 185-202. https://www.redalyc.org/pdf/337/33780113.pdf
  • Josefsson, T., Lindwall, M. y Archer, T. (2014). Physical exercise intervention in depressive disorders: Meta-analysis and systematic review. Scand J Med Sci Sports, 24(2), 259-272. https://doi.org/10.1111/sms.12050
  • Jum’ah, A. A., Elsalem, L., Loch, C., Schwass, D., Brunton, P. A. (2021). Perception of health and educational risks amongst dental students and educators in the era of COVID-19. Eur J Dent Educ, 25(3), 506-515. https://doi.org/10.1111/eje.12626
  • Lindner, K. J. (2002). The Physical Activity Participation–Academic Performance Relationship Revisited: Perceived and Actual Performance and the Effect of Banding (Academic Tracking). Pediatric Exercise Science, 14(2), 155-169. https://doi.org/10.1123/pes.14.2.155
  • Martínez Martínez, F. y González Hernández, J. (2017). Autoconcepto, práctica de actividad física y respuesta social en adolescentes: Relaciones con el rendimiento académico. Revista Iberoamericana de Educación, 73(1), 87-108. https://doi.org/10.35362/rie731127
  • Maytorena, M. (2017). Una aproximación interdisciplinar a la agencia humana en escenarios educativos. Universidad de Sonora, México.
  • Maytorena, M. (2021). Agencia humana en el contexto educativo: constructos y medición. Universidad de Sonora. México. https://doi.org/10.47807/UNISON.88
  • Maytorena, M. y González-Lomelí, D. (septiembre, 2020). Modo de Agencia personal en la práctica de ejercicio físico de estudiantes universitarios. XVIII Congreso Mexicano de Psicología Social. Asociación Mexicana de Psicología Social, México, D.F.
  • Osorio Roa, D., Montoya Cobo, E. y Isaza Gómez, G. (2021). Percepción de los estudiantes de segundo semestre de la carrera de Medicina de la Pontificia Universidad Javeriana (Cali) ante la transición de una modalidad presencial a una apoyada en medios digitales durante el tiempo de la pandemia por COVID-19. Universitas Medica, 61(4), 1-15. https://doi.org/10.11144/Javeriana.umed61-4.pemp
  • Pérez-López, E., Vázquez Atochero, A. y Cambero Rivero, S. (2021). Educación a distancia en tiempos de COVID-19: Análisis desde la perspectiva de los estudiantes universitarios. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(1), 331-350. https://doi.org/10.5944/ried.24.1.27855
  • Peterson, S., Gerhardt, M. y Rode, J. (2006). Hope, learning goals, and task performance, Personality and Individual Differences, 40(6), 1099-1109. https://doi.org/10.1016/j.paid.2005.11.005
  • Ramírez-Roncancio, N. y Latorre-Velásquez, D. (2020). Criterios de evaluación de la calidad de las argumentaciones por estudiantes universitarios brasileros y colombianos. Cogency, Journal of Reasoning and Argumentation, 12(1), 39-68. https://doi.org/10.32995/cogency.v12i1.352
  • Rethorst, C. y Trivedi, M. (2013). Evidence-Based Recommendations for the Prescription of Exercise for Major Depressive Disorder. Journal of Psychiatric Practice, 19(3), 204-212. https://doi.org/10.1097/01.pra.0000430504.16952.3e
  • Roig, M., Nordbrandt, S., Sparre Geertsen, S. y Nielsen, J. (2013). The effects of cardiovascular exercise on human memory: A review with meta-analysis. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 37(8), 1645-1666. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2013.06.012
  • Sánchez, J. (2015). Satisfacción estudiantil en educación superior: validez de su medición. Universidad Sergio Arboleda. http://repository.usergioarboleda.edu.co/bitstream/handle/11232/1027/SATISFACCI%C3%93N%20ESTUDIANTIL.pdf?sequence=4&isAllowed=y
  • Silva-Quiroz, J., Serrano Fernández, E. y Cavieres Astudillo, A. (2016). Modelo interactivo en red para el aprendizaje: hacia un proceso de aprendizaje online centrado en el estudiante. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (49), 225-238. https://www.redalyc.org/pdf/368/36846509016.pdf
  • Snyder, C. R. (2000). Handbook of hope: Theory, measures, and applications. Academic Press.
  • Snyder, C. R., Harris, C., Anderson, J. R., Holleran, S. A., Irving, L. M., Sigmon, S. T., Yoshinobu, L., Gibb, J., Langelle, C., & Harney, P. (1991). The will and the ways: Development and validation of an individual-differences measure of hope. Journal of Personality and Social Psychology, 60(4), 570-585. https://doi.org/10.1037/0022-3514.60.4.570
  • Snyder, C. R., Shorey, H. S., Cheavens, J., Pulvers, K. M., Adams, V. H. III, y Wiklund, C. (2002). Esperanza y éxito académico en la universidad. Revista de psicología educativa, 94(4), 820-826.
  • https://doi.org/10.1037/0022-0663.94.4.820
  • Sosa Neira, E. (2021). Percepciones de los estudiantes sobre la estrategia Aprende en Casa durante la pandemia COVID-19. Academia y virtualidad, 14(1), 133-150. https://doi.org/10.18359/ravi.5261
  • Stathopoulou, G., Powers, M. B., Berry, A. C., Smits, J. A. J., & Otto, M. W. (2006). Exercise Interventions for Mental Health: A Quantitative and Qualitative Review. Clinical Psychology: Science and Practice, 13(2), 179-193. https://doi.org/10.1111/j.1468-2850.2006.00021.x
  • Stover, J., Bruno, F., Uriel, F. y Fernández Liporace, M. (2017). Teoría de la Autodeterminación: una revisión teórica. Perspectivas en Psicología: Revista de Psicología y Ciencias Afines, 14(2), 105-115. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483555396010
  • Sudriá, M., Andreatta, M. y Defagó, M. (2020). Los efectos de la cuarentena por coronavirus (COVID-19) en los hábitos alimentarios en Argentina. DIAIETA, 38(171), 10-19. https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/114882
  • Szuhany, K. L., Bugatti, M., & Otto, M. W. (2015). A meta-analytic review of the effects of exercise on brain-derived neurotrophic factor. Journal of psychiatric research, 60, 56-64. https://doi.org/10.1016/j.jpsychires.2014.10.003
  • Tremblay, M. S., Inman, J. W. y Willms, J. D. (2000). The relationship between physical activity, selfesteem, and academic achievement in 12-year-old children. Pediatric Exercise Science, 12(3), 312-323. https://doi.org/10.1123/pes.12.3.312
  • Unesco (2020). COVID-19 y educación superior: De los efectos inmediatos al día después. https://bit.ly/2ZyhQyW
  • Valdivieso Miranda, M., Burbano Pantoja, V. y Burbano Valdivieso, A. (2020). Percepción de estudiantes universitarios colombianos sobre el efecto del confinamiento por el coronavirus, y su rendimiento académico. Revista Espacios, 41(42), 269-281. https://doi.org/10.48082/espacios-a20v41n42p23
  • Valle, M. F., Huebner, E. S. y Suldo, S. M. (2006). Un análisis de la esperanza como fortaleza psicológica. Revista de psicología escolar, 44(5), 393-406. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2006.03.005
  • Vieno, A., Santinello, M., Lenzi, M., Baldassari, D. y Mirandola, M. (2009). Estado de salud de inmigrantes y adolescentes nativos en Italia. Revista de salud comunitaria, 34(3), 181-187. https://doi.org/10.1037/a0016929
  • Yáñez Sepúlveda, R., Barraza Gómez, F. y Mahecha Matsudo, S. (2016). Actividad Física, Rendimiento Académico y Autoconcepto Físico en Adolescentes de Quintero, Chile, Educación Física y Ciencia, 18(2), e017. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.7663/pr.7663.pd

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.