Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A experiência escolar como trincheira: conversas sobre educação e escola cotidiana

Resumo

Este artigo decorre de uma pesquisa de doutorado concebida de forma qualitativa e sob
o paradigma hermenêutico, que buscou compreender os sentidos de existência da escola
colombiana por meio de um estudo de caso múltiplo, como abordagem que orientou
a documentação da realidade cotidiana de quatro escolas públicas - urbanas e rurais – em
Antioquia, por meio de observações, registros fotográficos e relatos de experiência em grupos
focais e entrevistas conversacionais. Os achados contribuem para o campo da cultura escolar ao
propor a experiência escolar como uma trama multidimensional, conjuntiva e densa, na qual
circulam saberes práticos compartilhados e convergem lógicas opostas cujas forças causam
erosão e impulsionam o território escolar. Em sua qualidade tática, a escola se entrincheira para
resistir à crítica de seus detratores e possibilitar, a partir das invenções cotidianas criadas por
professores e alunos, outras possibilidades que sustentam sua histórica existência.

Palavras-chave

escola, ensino público, educação, experiência escolar, cultura escolar

PDF (Español) EPUB (Español) HTML (Español)

Referências

  • Acaso, M. (2018). Pedagogías invisibles: El espacio del aula como discurso. Los Libros De La Catarata.
  • Álvarez, A. (1991). El maestro: Historia de un oficio. Revista Colombiana de Educación, 22-23. https://doi.org/10.17227/01203916.5196 DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.5196
  • Álvarez, A. (1995). Y la escuela se hizo necesaria. En busca del sentido actual de la Escuela. Sociedad Colombiana de Pedagogía. Editorial Magisterio.
  • Álvarez, A. (2020). La gramática del saber escolar. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, 22(4), 820-836. https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660138 DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660138
  • Álvarez, A. (2021). Escuela, política y pedagogía. Praxis Pedagogica, 21(30), 140-157. https://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.21.30.2021.140-157 DOI: https://doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.21.30.2021.140-157
  • Álvarez, A., Unda, M. del P. U., García, N., & Orozco, J. (2021). Valorar la experiencia, volver a la escuela. Aproximaciones a las prácticas de las escuelas oficiales de Bogotá en tiempos de confinamiento. Educación y Ciudad, 41, Article 41. https://doi.org/10.36737/01230425.n41.2633 DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n41.2633
  • Arata, N., Escalante, C., & Padawer, A. (2018). Elsie Rockwell: Vivir entre escuelas, relatos y presencias. Antología esencial. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. https://bit.ly/3ZLRfw6
  • Arceo, F., Vázquez, V., & Díaz, A. (2019). Sentido de la experiencia escolar en estudiantes de secundaria en situación de vulnerabilidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 17(1), 237-252. https://doi.org/10.11600/1692715x.17114 DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.17114
  • Arendt, H. (1996). La crisis de la educación. En Entre el pasado y el futuro (pp. 259-302). Ediciones Península.
  • Attride-Stirling, J. (2001). Thematic networks: An analytic tool for qualitative research. Qualitative Research, 1(3), 385-405. https://doi.org/10.1177/146879410100100307 DOI: https://doi.org/10.1177/146879410100100307
  • Bachelard, G. (1958). La poética del espacio. Fondo de cultura económica.
  • Ball, S., Maguire, M., & Braun, A. (2012). How schools do policy: Policy enactments in secondary schools. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203153185
  • Ballén, O., Baquero, L., Padilla, M., & Bernal, D. (2021). Balance de la pandemia: Posibles lecciones aprendidas para el sector educativo en Bogotá. Educación y Ciudad, 41. https://doi.org/10.36737/01230425.n41.2575 DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n41.2575
  • Baquero, R., Diker, G., & Frigerio, G. (2007). Las formas de lo escolar. Del Estante Editorial.
  • Bayón, M. C., & Saraví, G. A. (2019). La experiencia escolar como experiencia de clase: Fronteras morales, estigmas y resistencias. Desacatos, 59, 68-85. https://bit.ly/3mNH4sz DOI: https://doi.org/10.29340/59.2050
  • Benjamin, W. (1989). Discursos Interrumpidos I. Filosofía del arte y de la historia. Taurus.
  • Berger, P., & Luckmann, T. (1966). La construcción social de la realidad. Amorrortu editores.
  • Bourdieu, P., & Passeron, J. (1977). La reproducción: Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. Editorial Laia Barcelona.
  • Brailovsky, D. (2012). La escuela y las cosas. La experiencia escolar a través de los objetos. Homo Sapiens.
  • Brailovsky, D. (2020). Escuelas y tecnologías ¿Quién usa a quién? Educar en Córdoba, 15(37), 1-7. https://bit.ly/3J6eQ3C
  • Castro, D., & Cárdenas, O. (2023). Confinamiento, presencialidad: Una mirada a la construcción de una experiencia pedagógica durante la pandemia. Educación y Ciudad, 44. https://doi.org/10.36737/01230425.n44.2023.2891 DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n44.2023.2891
  • Contreras, J., & Pérez, N. (2010). Investigar la experiencia educativa. Ediciones Morata.
  • De Certeau, M. (1996). La invención de lo cotidiano I: Artes de hacer. Cultura Libre.
  • De Certeau, M., Giard, L., & Mayol, P. (1999). La invención de lo cotidiano II. Habitar, cocinar. Universidad Iberoamericana. Departamento de Historia. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente.
  • Deleuze, G., & Guattari, F. (1988). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Pre-textos.
  • Dewey, J. (1938). Experiencia y educación. Editorial Losada.
  • Díaz, C. J. (2022). El currículo como pregunta: La transmisión de la cultura como problema. Pedagogía y Saberes, 57. https://doi.org/10.17227/pys.num57-13782 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num57-13782
  • Dubet, F. (1994). Sociología de la experiencia. Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS). Editorial Computense.
  • Dubet, F., & Martuccelli, D. (1998). En la escuela. Sociología de la experiencia escolar. Losada.
  • Dussel, I. (2018). Sobre la precariedad de la escuela. En Elogio de la escuela (pp. 83-106). Miño y Dávila.
  • Dussel, I. (2019). La cultura material de la escolarización: Reflexiones en torno a un giro historiográfico1. Educar em Revista, 76, 13-29. https://doi.org/10.1590/0104-4060.67776 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67776
  • Dussel, I., & Páez, Y. C. (2022). Los espacios escolares transformados: Narrativas y dibujos sobre la experiencia escolar en pandemia. Korpus 21, 275-292. https://doi.org/10.22136/korpus212022111 DOI: https://doi.org/10.22136/korpus212022111
  • Fiorucci, F., & Bustamante, J. (2019). Palabras claves en la historia de la educación argentina. UNIPE Editorial Universitaria.
  • Giroux, H. A. (2001). Theory and Resistance in Education: Towards a Pedagogy for the Opposition. Greenwood Publishing Group.
  • Hernández, V. M. (2022). La experiencia escolar en América Latina: Un estado del arte de la producción académica. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 13(1). https://doi.org/10.18175/VyS13.1.2022.3 DOI: https://doi.org/10.18175/VyS13.1.2022.3
  • Hunter, I. (1998). Repensar la escuela: Subjetividad, burocracia y crítica. Pomares Corredor. https://bit.ly/3FkW1sd
  • Jackson, P. W. (1968). La vida en las aulas. Ediciones Morata.
  • Jay, M. (2009). Cantos de experiencia: Variaciones modernas sobre un tema universal. Paidós.
  • Kaplan, C. (2019). Emociones, sentimientos y afectos: Las marcas subjetivas de la educación. Miño y Dávila.
  • Lakoff, G., & Johnson, M. (2005). Metáforas de la vida cotidiana. Ediciones Cátedra.
  • Larrosa, J. (2006). Sobre la experiencia. Aloma: Revista de psicologia, ciències de l’educació i de l’esport, 19, 87-112. https://acortar.link/r5FNko
  • Mandoki, K. (2006). Practicas Estéticas e Identidades Sociales: Prosaica II. Siglo XXI. https://philarchive.org/rec/MANPEE
  • Masschelein, J. (2019). La escuela como práctica y tecnología de la pertenencia al mundo (Trad. B. A. Morantes y J. G. Díaz). Praxis y Saber, 10(24). https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n24.2019.10034 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n24.2019.10034
  • McLaren, P. (1995). La escuela como un performance ritual: Hacia una economía política de los símbolos y gestos educativos. Siglo XXI de España. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=419931
  • Pineau, P., Dussel, I., & Caruso, M. (2001). La escuela como máquina de educar. Tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Paidós.
  • Guerra de trincheras primera guerra mundial. (2021, julio 11). https://proco.es/informatica/guerra-de-trincheras-primera-guerra-mundial/
  • Rancière, J. (2004). The politics of aesthetics. The distribution of the sensible. Continuum International Publishing Group.
  • Reckwitz, A. (2002). Toward a Theory of Social Practices: A Development in Culturalist Theorizing. European Journal of Social Theory, 5(2), 243-263. https://doi.org/10.1177/13684310222225432 DOI: https://doi.org/10.1177/13684310222225432
  • Rockwell, E. (1995). La Escuela Cotidiana. Fondo de Cultura Económica.
  • Simons, M., & Masschelein, J. (2014). Defensa de la escuela: Una cuestión pública. Miño y Dávila.
  • Simons, M., & Masschelein, J. (2019). Bringing more «school» into our educational institutions. Reclaiming school as pedagogic form. En A.Bikner-Ahsbahs (Ed.), Unterrichtsentwicklung macht Schule Forschung und Innovation im Fachunterrich (pp. 11-30). Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-658-20487-7_2
  • Southwell, M. (2020). Hacer posible la escuela: Vínculos intergeneracionales y formas de reconocimiento en la escuela secundaria. UNIPE Editorial Universitaria.
  • Tarabini, A. (2020). ¿Para qué sirve la escuela? Reflexiones sociológicas en tiempos de pandemia global. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 13(2), 145-155. https://doi.org/10.7203/RASE.13.2.17135 DOI: https://doi.org/10.7203/RASE.13.2.17135
  • Tenti, E. (2021). La escuela bajo sospecha: Sociología progresista y crítica para pensar la educación para todos. Siglo XXI Editores.
  • Tuan, Y. F. (2007). Topofilia. Melusina.
  • Valenzuela, C. (2023). Tradición, saber y escuela: Una relación en crisis. Pedagogía y Saberes, 58. https://doi.org/10.17227/pys.num58-17124 DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num58-17124
  • Vargas, J. (2020). Una reflexión sobre la Escuela en tiempos de Covid desde la mirada de Arendt, Meirieu, Simons y Masschelein. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 50, 195-216. DOI: https://doi.org/10.48102/rlee.2020.50.ESPECIAL.102

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.