Luka: um Jogo Digital que se Utiliza da Argumentação para a Promoção do Discurso Não-polarizado
Resumo
Transformar alunos em pensadores críticos, pedagogicamente engajados, figura como um dos pilares da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2019). O jogo digital Luka perscruta esse objetivo através de três mecânicas, inspiradas em estratégias antivieses: a Coleta de Tábulas do Tempo, o Quadro de Argumentos e os Debates. Objetivou-se identificar se o jogo Luka favoreceu um discurso não polarizado por parte dos participantes, a partir da realização de um debate não-estruturado no WhatsApp com oito estudantes e um docente de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola privada do Recife (Brasil). Realizou-se uma análise micro e macroestrutural do debate. Viu-se que os conteúdos do jogo foram utilizados e adaptados de maneira consistente pelos estudantes ao longo do debate. Evidenciou-se um baixo compromisso dos estudantes com seus pontos de vista, indicando uma baixa polarização discursiva. Dois estudantes apresentaram apontamentos diretos sobre a cogência dos argumentos de seus pares. O docente participante, ao longo do debate, desenvolveu ações discursivas (pragmáticas e argumentativas) que iniciaram e mantiveram o processo argumentativo.
Palavras-chave
argumentação, Polarização do discurso, jogos digitais , jogos na educação
Referências
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