Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A formação em pesquisa contável: da declaração à ação

Resumo

A pesquisa contável tem-se pensado como base para a formação de um sujeito político. Porém, encontra-se que a pesquisa continua a ser uma atividade periférica neste entorno. Isto se interpreta como resultado das didáticas aplicadas no seu ensino. Compreender as intencionalidades formativas expressadas nas cartas descritivas dos cursos de formação investigativa e as metodologias de ensino é o objetivo deste artigo. Desenvolve-se uma análise qualitativa daquelas, estabelecendo uma oposição com a teoria didática de Wolgfang Klafki e os antecedentes sobre formação investigativa contável na Colômbia. Encontra-se que, embora desde as áreas de formação se aceita a necessidade de uma formação crítica, este anseio se dilui nas de formação metodológica, e que desde o ponto de vista dos médios de ensino, não tem ações que garantam o logro dos objetivos declarados.

Palavras-chave

didática da investigação, formação contável, pesquisa contável.

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  • APOSTOLOU, B.; HASSELL, J.; REBELE, J. & WATSON, S. (2010). 'Accounting education literature review (2006-2009)'. Journal of Accounting Education [28, 145-197].
  • https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2011.08.001
  • APOSTOLOU, B.; DORMINEY, J.; HASSELL, J. & WATSON, S. (2013). 'Accounting education literature review (2010–2012)'. Journal of Accounting Education [31, 107-161].
  • https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2013.03.001
  • CARLINO, P. (2005). 'La escritura en investigación'. Seminario de Investigación Permanente. [Cátedra de Maestría, Universidad de San Martín]. Recuperado el 3 de septiembre de 2013 de http://www.udesa.edu.ar/files/ESCEDU/DT/DT19-CARLINO.PDF.
  • CORTÉS J., J. H. (2009). 'Investigación y pensamiento crítico'. Memorias I Encuentro Nacional de Profesores de Contaduría Pública [565-584]. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
  • CULLEN, J.; RICHARDSON & O`BRIEN R. (2004). 'Exploring the teaching potential of empirically-based case studies'. Accounting Education [13, 2, 251-266].
  • https://doi.org/10.1080/09639280420001676648
  • DÍAZ B., F. & HERNÁNDEZ R., G. (2002). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México D. F.: Mc Graw-Hill.
  • GIRALDO G., G. A. (2009). 'La formación del estudiante de Contaduría Pública: la pertinencia de la actitud crítica e interpretativa'. Memorias I Encuentro Nacional de Profesores de Contaduría Pública [585-596]. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
  • Gómez, V. M. (2003a). 'Algunos comentarios sobre la potencialidad de la investigación en contabilidad'. Revista Innovar [21, 139-144].
  • GÓMEZ, V. M. (2003b). 'Contabilidad: comentarios sobre el discurso científico y los determinantes morales'. Revista innovar [22, 109-120].
  • GRACIA L., E. (2002). 'Estado actual de la educación contable en Colombia'. QUIJANO, O.; GRACIA, E.; MARTÍNEZ, G.; ARIZA, E. & ROJAS, W. Del hacer al saber: realidades y perspectivas de la educación contable en Colombia [85-111]. Popayán: Universidad del Cauca.
  • JALBERT, T. (2008). 'Experiences in publishing peer-reviewed research with undergraduate accounting and finance students'. Journal of accounting education [26, 104-117].
  • https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2008.08.003
  • Klafki, W. (1986). 'Fundamentos de la didáctica Crítico Constructiva'. Revista de Educación [280, 37-79].
  • KLAFKI, W. (1991). 'Sobre la relación entre didáctica y metódica'. Revista Educación y pedagogía, [5, 83-108].
  • LOAIZA R., F. & RUEDA D., G. (2011). 'Importancia de la fundamentación teórica para los procesos de formación en investigación contable'. Memorias II Encuentro Nacional de Profesores de Contaduría Pública. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
  • LLOYD B., J. (2007). 'Using student-centered writing assignments to introduce students to accounting research and facilitate interaction with accounting practitioners'. Global Perspectives on Accounting Education [4, 61-68].
  • McLaren, P. (2005). La vida en las escuelas. México y Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
  • McPhail, K. (2005). 'Care in the Community: Professional Ethics and the Paradox of Pro Bono'. Accounting Education: an international journal [14, 2, 213-227].
  • https://doi.org/10.1080/06939280500073649
  • Mardones, J. M. (1991). 'Filosofía de las ciencias humanas y sociales: nota histórica de una polémica incesante'. Filosofía de las ciencias humanas y sociales. Barcelona: Anthropos.
  • MARTÍNEZ P., G.L. (2006). 'Los desafíos de la educación contable: encrucijada de una formación monodisciplinaria en un entorno complejo e incierto'. Revista Porik-An [8, 11, 13-72].
  • MUÑOZ L., S. M. & SARMIENTO R., H. J. (2010). 'La formación del sujeto político en la educación contable: un reto para la universidad y una provocación para el pensamiento'. Revista Teuken Bidikay [1, 165-183].
  • OSPINA Z., C. M. (2005). 'Sobre la investigación en contabilidad: Algunos apuntes'. Revista Contaduría Universidad de Antioquia [46, 73-110].
  • PAISEY, C. & PAISEY, N. (2003). 'Developing research awareness in students: an action research project explored'. Accounting Education [12, 3, 283-302].
  • https://doi.org/10.1080/0963928032000138295
  • QUIJANO, O.; GRACIA, E.; MARTÍNEZ, G.; ARIZA, E. & ROJAS, W. (2002). Del hacer al saber: realidades y perspectivas de la educación contable en Colombia. Popayán: Universidad del Cauca.
  • Rojas R., W. (2002). 'La educación contable en Colombia 1960-2000: Al servicio de la afraternidad económica moderna'. Cuadernos de Administración [28, 16-47].
  • RUEDA D., G. & PINZÓN P., J. E. (2009). 'Retos y transformaciones en la investigación formativa contable. Una reflexión en la reciente experiencia en la Pontificia Universidad Javeriana'. Memorias I Encuentro Nacional de Profesores de Contaduría Pública. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana.
  • RUNGE P., A.K. (2007). 'Aspectos fundamentales de la pedagogía crítico-constructiva y de la didáctica teórica-formativa de Wolfgang Klafki'. Ensayos sobre pedagogía alemana. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Sánchez, W. (2011). 'La docencia en el lugar equivocado'. Revista Lúmina [12, 240-259].
  • Santos, L. A. (2005). 'Fundamentación conceptual de la crisis contable'. Revista Internacional de Legis Contabilidad y Auditoría [21, 151-192].
  • ST. PIERRE, K.; WILSON R., M. S.; RAVENSCROFT, S. P. & REBELE, J. E. (2009). 'The role of accounting education research in our discipline—An editorial'. Issues in Accounting Education[24, 2, 123-130].
  • https://doi.org/10.2308/iace.2009.24.2.123
  • Valdez, H. L. (2008). Reflexiones acerca de la calidad en la educación con un enfoque de sistemas. Revista Lúmina [9, 73-83].
  • VARGAS G., G. (2011). 'La formación como eje de las relaciones entre pedagogía y administración'. Revista electrónica Forum Doctoral [3, Pp. 126-145]. Recuperado el 10 de noviembre de 2013 de http://www.eafit.edu.co/revistas/forumdoctoral/Documents/ed3/Revista_forum_Doctoral_Edici%C3%B3n_especial_N.3_.pdf.
  • WATSON, S. F.; APOSTOLOU, B.; HASSELL, J. M &. WEBBER, S. A. (2007). 'Accounting Education Literature Review (2003–2005)'. Journal of Accounting Education[25, 1-58].
  • https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2007.01.001
  • ZUBIRÍA, de S. J. (2006). Hacia una pedagogía dialogante. Bogotá: Editorial Magisterio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.