Metáfores de guerra em textos de divulgação sobre a pandêmica
Resumo
Os textos publicados na mídia jornalística constituem guias em um tema mundial. Este artigo enfoca a conceituação bélica do COVID-19, a partir de analogias
baseadas na desordem, decadência e invasão, que em sua composição corroboram como os conceitos sobre os quais esses textos são construídos refletem um modo de olhar a sociedade, replicá-la e instalá-la em o corpo humano. Nossa reflexão se baseia
em metáforas selecionadas de textos de jornalismo científico publicados na internet entre março e setembro de 2020, que reformulam informações complexas para aproximá-las de um público amplo e não especializado. Enfatizamos as possibilidades
oferecidas pelas representações metafóricas de ver um conceito em termos de outro e, ao mesmo tempo, chamamos a atenção para o uso repetitivo de imagens bélicas em
que prevalecem ideias sobre batalhas, armas, defesas e ataques, evidenciando como o discurso de autoridade e controle está subjacente e se estabelece na metáfora que instila o medo.
Palavras-chave
pandemia, guerra, metáfora, jornalismo científico, vírus
Biografia do Autor
Mireya Cisneros Estupiñan
Últimas publicaciones:
- Muñoz-Dagua, C., Andrade-Calderón, M. C., & Cisneros-Estupiñán, M. (2015). Los indicios de la actitud en las interacciones orales en el aula universitaria. Folios, (42), 127-138.
- Olave-Arias, G., Rojas-García, I., Cisneros-Estupiñán, M. (2013). Deserción universitaria y alfabetización académica. Educación y educadores, 16(3), 55-471.
- Cisneros Estupiñán, M. & Pasuy Guerrero, G. Y. (2013). La narrativa conversacional como mecanismo de liderazgo y cohesión social. Poliantea, 7(13), 45-58.
Clarena Muñoz Dagua, CMD
Doctora en Lingüística de la Universidad de Buenos Aires. Profesora de la Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, Colombia. Autora de libros y artículos publicados en revistas nacionales e internacionales. Grupo Estudios del Lenguaje y la Educación, Categoría A1 de Minciencias.
Referências
- AFP (2020, 5 de mayo). El coronavirus, un agente de la globalización minúsculo pero superpotente. France 24. https://www.france24.com/es/20200505-elcoronavirus-un-agente-de-la-globalización-minúsculo-pero-superpotente
- Aristóteles. (2002). Retórica (A. Bernabé, trad.) (4.ª reimp.). Alianza.
- Aristóteles. (2006). Poética (E. Sinnot, trad.). Colihue.
- Ávila, k. (4-05-2020). El coronavirus como dispositivo. Efecto Cocuyo. https://www. opendemocracy.net/es/el-coronavirus-como-dispositivo/.
- Black, M. (1966). Models and Metaphors. Cornell University.
- Díaz-Rojo, J. A. (2005). Terminología médica, cultura e ideología. Quaderns de Filologia. Estudis Lingüístics, 10, 31-51. https://ojs.uv.es/index.php/qfilologia/article/view/5079
- DW.com (2020, 30 mar.). Coronavirus: nuevo frente en guerra por la información entre las potencias EE.UU., Rusia y China. DW. https://www.dw.com/es/coronavirus-nuevo-frente-en-guerra-por-la-información-entre-las-potenciasee-uu-rusia-y-china/a-52962487.
- DW.com (2021, 26 ene.). El coronavirus es democrático, pero sus consecuencias,no. DW. https://www.dw.com/es/el-coronavirus-es-democrático-pero-lasconsecuencias-no/a-56348620.
- Fuller, G. (1998). Cultivating Science. Negotiating Discourse in the Popular Texts of Stephen Jay Gould. In J. R. Martin & R. Veel (Eds.), Reading Science. Critical and Functional Perspectives on Discourses of Science (pp. 35-63). Routledge.
- Goatly, A. (1997). Languaje of Methafors. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203210000
- Guterres, A. (2020, 30 abr.). COVID-19: Lo superaremos juntos. https://www.un.org/es/coronavirus/articles/guterres-covid-19-expone-desigualdad-genero.
- Kövecses, Z. (2010). A New Look at Metaphorical Creativity in Cognitive Linguistics. Cognitive Linguistics, 21(4), 663–697. DOI: https://doi.org/10.1515/cogl.2010.021
- Kövecses, Z. (2015). Where Metaphors Come From: Reconsidering Context in Metaphor. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190224868.001.0001
- Kövecses, Z. (2021). Standard and Extended Conceptual Metaphor Theory. In X. Wen & J. Taylor (Eds.), The Routledge Handbook in Cognitive Linguistics (pp.191-203). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351034708-14
- Lakoff, G. (2007). No pienses en un elefante. Lenguaje y debate político. Complutense.
- Lakoff, G. & Johnson, M. (1986). Metáforas de la vida cotidiana. Cátedra.
- Langacker, R. (2015). Construal. In E. Dąbrowska & D. Divjak (eds.), Handbook of Cognitive Linguistics (pp. 120-142). De Gruyter Mouton. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110292022-007
- Muñoz-Dagua, C. (2014). Metáfora interpersonal léxico-gramatical en la divulgación científica. Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca.
- Muñoz-Dagua, C. (2018). La economía es un castillo de naipes. Arabismos en metáforas económicas. Revista del Hispanismo. Egipto Candil, 18(1), 104- 126. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/53032}
- Nathional Geographic, España. (2020, 5 de mayo). Descubren cómo penetra el
- coronavirus en las células humanas. https://www.nationalgeographic.com.es/ciencia/ descubren-como-penetra-coronavirus-celulas-humanas_15274.
- Navas, C. (3-07-2020). Consecuencias del coronavirus; la “siniestra” transformación
- que el Sars Cov2 provoca en las células humanas infectadas. BBC, News, Mundo. https://www.bbc.com/mundo/noticias-53265913.
- Organización Mundial de la Salud -OMS-. (2021). Brote de enfermedad por coronavirus (COVID-19). https://www.who.int/es/emergencies/diseases/ novel-coronavirus2019 gclid=CjwKCAjw49qKBhAoEiwAHQVToxTqyDzlZHdaryPzOKTUZLMuaC_fBhv7PDRgdPvBkfzXVitcjX1PDhoCybUQAvD_BwE
- Rojas, A. (2020, 20 abr.). COVID-19: La tercera guerra mundial. Pulzo.com https://www.
- pulzo.com/opinion/el-coronavirus-es-tercera-guerra-mundial-PP883950.
- Sabucedo, J., Alzate, M., & Hur, D. (2020). COVID-19 and the Metaphor of War. International Journal of Social Psychology, 3(35), 618-624. DOI: https://doi.org/10.1080/02134748.2020.1783840
- Samper, E. (2020, 22 mar.). Esto es lo que pasa cuando el coronavirus ataca tu cuerpo. El Diario. https://www.eldiario.es/sociedad/ataca-coronavirus-SARSCoV- 2-cuerpo humano_0_1008599325.html.
- Semana.com. (2020, 22 de mar.). Los gladiadores contra el coronavirus. Especiales Semana. https://especiales.semana.com/heroes-contra-el-coronavirus-encolombia- medicos-enfermeras-personal-sanitario/index.html
- Shannon, S. (29 de marzo 2020). La pandemia de coronavirus es realmente como una guerra.
- KevinMD. https://www.kevinmd.com/blog/2020/03/the-coronaviruspandemic- is-truly-like-a-war.html
- Sontag, S. (2017). La enfermedad y sus metáforas. El sida y sus metáforas. Penguin
- Random House.