Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Aproximação à integração curricular das tic

Resumo

A integração curricular das tecnologías da informação e a comunicação (TIC) è o eje da revisão teórica deste artigo. Dão-se a conhecer a conceptualización, os nivéis e modelos dessa integração, e algumas sugerencias que sirvem da base para seu desenvolvimento numa institução educativa. Além disso, expone-se uma experiencia de integração curricular das TIC numa institução educativa que oferece os nivéis de educação básica e média, mostrando seus alcances, possibilidades e impactos.

Palavras-chave

TIC, curriculo.

PDF (Español)

Biografia do Autor

Dora Lidia Orjuela Forero

Línea Innovaciones Pedagógicas


Referências

  1. Ackerman, & Perkins, (2002). Integrating thinking and learning skills across the curriculum. Consultado el 15 de Febrero de 2010, de http://www.ascd.org/readingroom/books/jacobs89book.html
  2. Beane, (2005). Integración del currículum. Madrid, Morata.
  3. Beane, (1991). Middle school: The natural home of integrated curriculum. Educational Leadership, 49(2), 9-13.
  4. Brant, (1991). On interdisciplinary curriculum: A conversation with Heidi Hayes Jacobs. Educational Leadership, 49(2), 24-26.
  5. Caine & Caine, (1991). Making connections: Teaching and the human brain. Educational Leadership. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development.
  6. Camargo, (2007). Las Tic en el currículo. Consultado el 12 de marzo de 2009 de http://TICenelaula.espacioblog.com/ post/2007 / aaque-son-TIC- Bogotá. Colombia.
  7. Castells, (1996). La era de la información: economía, sociedad y cultura. Madrid: Alianza, primera edición 1997-1998, segunda edición 2000-2003, tercera edición 2005-2006
  8. Dackstader. (1999). Citado en Sánchez, Jaime. Integración curricular de TIC. Concepto y modelos. [En línea]. Revista enfoques educacionales. Chile: 2003. Consultado 17 de septiembre en : http://csociales.uchile.cl/publicaciones/enfoques/07/Sanchez_IntegracionCurricularTIC.pdf
  9. Downes, (2006). Learning Networks and Connective Knowledge. Discussion Paper #92. [online document]: Instructional Technology Forum. Consultado 20 de Junio de 2010 en http://it.coe.uga.edu/itforum/paper92/paper92.html
  10. Díaz, (2006). La educación en valores: Avatares del currículum formal, oculto y los temas transversales. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 8 (1). Consultado el 16 de marzo de 2010 en: http://redie.uabc.mx/vol8no1/contenido-diazbarriga2.html)
  11. Drake, S. M. (1991). How our team dissolved the boundaries. Educational Leadership, 49(2), 20-23.
  12. Escudero, J. (1995). La integración de las nuevas tecnologías en el curriculum y en el sistema escolar. En Rodríguez, J.L. y Sáez Barrio, O. (eds). Tecnología educativa. Nuevas Tecnologías Aplicadas a la Educación. Alcoy: Marfil.
  13. Fundación Gabriel Piedrahita Uribe FGPU, (2008). Modelo para integrar TIC en el currículo. Consultado 12 de febrero de 2008 de www.eduteka.org/tema_mes.php3?TemaID=0017.
  14. Fogarty, (1991). Ten ways to integrate the curriculum. Educational Leadership, October, pp. 61-65.
  15. Galvis, (2001). Aprender y enseñar en compañía y con apoyo de TIC tecnologías de información y de comunicaciones. Consultado 30 de mayo de 2009 de http://www.metacursos.com/documents/Aprender_enseniar_en_compania.pd
  16. Gatewood, (2002). Interdisciplinary curriculum planning process. Consultado 16 de noviembre de 2009, de http://www.vmsa.org/vmcent/links.html
  17. Gimeno, (1981). Teoría de la enseñanza y desarrollo del curriculum. Madrid: Anaya,
  18. Gutiérrez, (2007). Integración curricular de las TIC y educación para los medios en la sociedad del conocimiento. OEI - Revista Iberoamericana de Educación - Número 45. 2007. Consultado 16 de marzo de 2009 de http://www.rieoei.org/rie45a06.htm
  19. Grabe, & Grabe, (1996). Integrating technology for meaningful learning. Boston: Houghton Mifflin Company.
  20. Green, (1991). Science-centered curriculum in elementary school. Educational Leadership, 49(2), 42-47.
  21. Gross, (2000). El ordenador invisible, hacia la apropiación del ordenador en la enseñanza. Barcelona: Editorial Gedisa
  22. Herrera, (2008). Propuesta de un modelo de Integración curricular de las TIC. Cibersociedad. Universidad Tecnológica Metropolitana. Consultado el 6 noviembre de 2009 de www.cibersociedad.net/public/documents/71_vd24.doc - España.
  23. Hurtado, (2002): Integración curricular de las tecnologías de la comunicación y la información. C.P.E.E. Pérez Urruti. Churra-Murcia. Consultado 18 de agosto de 2010 de http://www.tecnoneet.org/docs/2002/5-52002.pdf
  24. ISTE - "Estándares de Formación Básica en Tecnología para todos los estudiantes". Este documento se puede localizar en la siguiente dirección: http://www.eduteka.org/estandaresestux.php3
  25. Jacobs, H. H. Ed. (1991 Winter). Curriculum integration, critical thinking, and common sense. Cogitare, p.2.
  26. Johnson, (1967). Definitions and models in curriculum theory. International Review of Education, 19, 187-194.
  27. Jonassen, & Reeves, (1996). Learning with technology: Using Computers as cognitive tools. In D.H. Jonassen (Ed), Handbook of research for educational communications and technology (pp. 693-719). New York: Macmillan. Consultado el 15 de marzo de 2010 de http://www.eduteka.org/imprimible.php?num=78
  28. Lawton, (1973). Social change, educational theory and curriculum planning. Londres: Hodder & Stoughton.
  29. Lévy, (2007), Cibercultura. La cultura de la sociedad digital, Barcelona, Anthropos.
  30. Marqués, (2000). Las TIC y sus aportaciones a la sociedad. Consultado el 2 de abril de 2009 de http://www.pangea.org/peremarques/tic.htm© 2000.
  31. Merrill, Hammons, Vincent, Reynolds, Cristiansen, & Tolman, (1996) (Third Edition). Computers in Education. Boston: Allyn & Bacon.
  32. Mollet, D. (1991). How the Waldorf Approach changed a difficult class. Educational Leadership, 49(2), 55-56.
  33. Montenegro, (2005). Gestión Pedagógica Currículo de Educación Formal. Supervisor de Educación del Distrito Capital. Doctor en Educación. imonten@hotmail.com. Bogotá.
  34. Ministerio de Comunicaciones. (2008). Plan Nacional de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones. Bogota. 2008

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.