Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dissertação filosófica, uma estratégia didática entre o escritural y o oral

Resumo

O campo da didática da filosofia tem estado abalizado por diferentes posições que se movimentam entre o teórico e o prático, neste texto tenta-se retomar a estratégia dissertação filosófica desde o âmbito prático, reconstruindo os postulados do professor Miguel Gómez Mendoza, mas além disso, propõe-se uma dissertação oral, baseando-se nas práticas educativas e no âmbito argumentativo que defende a filosofia.

Palavras-chave

Filosofia, didática da filosofia, dissertação filosófica, estratégia educativa.

PDF (Español)

Referências

  • Cerletti, Alejandro (2005). “Enseñar filosofía. De la pregunta filosófica a
  • la propuesta metodológica”. Revista Novedades Educativas, 17(169):
  • -14.
  • Durkeim, Émile. (1979). Educación y sociología. Bogotá: Linotopo.
  • Estrada Gallego, Fernando. (1998). Argumentación filosófica y lenguaje.
  • Colombia, Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.
  • Gómez Mendoza, Miguel Ángel. (2003). Introducción a la didáctica de la
  • filosofía. Pereira: Papiro.
  • Gómez Mendoza, Miguel Ángel. (2005). Didáctica de la disertación en la
  • enseñanza de la filosofía: Métodos y procedimientos. Bogotá: Magisterio.
  • Gómez Pardo, Rafael. (2007). “La disertación filosófica: metodología para
  • el aprendizaje de las competencias interpretativa, argumentativa y
  • propositiva en filosofía”. Itinerario Educativo, 49: 69-82. Revista de la
  • Facultad de Educación de la Universidad de San Buenventura, Bogotá.
  • Litwin, Edith. (2009). La evaluación campo de controversias y paradojas o un nuevo lugar para la buena enseñanza.
  • Nussba um, Martha. (2010). Sin fines de lucro. Madrid: Katz.
  • Ong, Walter. (1987). Oralidad y escritura: tecnologías de la palabra. México:Fondo de Cultura Económica.
  • Salazar Bondy, A. (1967). Didáctica de la filosofía. Lima: Arisca.
  • Splitter, Laurence. (1995). La otra educación: Filosofía para niños y la
  • comunidad de indagación. Buenos Aires, Argentina: Magisterio.
  • Zuleta, Estanislao. (2001). Educación y Democracia: Un campo de combate. Medellín: Hombre Nuevo.
  • Zuluaga, Olga Lucía. (1998). “Pedagogía, didáctica y enseñanza”. Educación y Cultura, 14: 10-15. Bogotá: Fecode.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.