Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A perspectiva ética levinasiana: seu significado para a educação

Resumo

Este artigo procura apontar a ligação entre a filosofia de Emmanuel Levinas e a educação
— παιδεία. Ao distanciar-se das tentativas de aplicação axiológica e deontológica da
ética levinasiana na educação, argumenta-se que, além de instrumentalizar as categorias
fundamentais do pensador lituano, trata-se de compreender o sentido de sua filosofia e
a forma como pode enriquecer a práxis pedagógica. O trabalho é desenvolvido em seis
etapas: (1) caracterização da filosofia de Levinas como descentralização da subjetividade
e da preeminência ética; (2) descrição de duas esferas da experiência humana — gozo e
Desejo — que marcam (3) dois tipos distintos de educação: para a alimentação e para a
responsabilidade com o Outro; (4) caracterização do mundo atual como um mundo de
trabalho, de cálculo, da habilidade e da relação de meios e fins, em que (5) as áreas de
emergência de um terceiro — política, economia, justiça, educação — pretendem degradar
a ética para um segundo nível; e 6) a necessidade de colocar o rosto do Outro como centro
do ato educativo.

Palavras-chave

ética, educação, responsabilidade, rostro, Outro

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Aristóteles. (1990). Metafísica. Gredos.

Aristóteles. (1995). Ética nicomáquea / Ética eudemia. Gredos.

Bernasconi, R., Critchley, S., & Peperzak, A. (Eds.). (1996). Emmanuel Lévinas: Basic Philosophical Writings. Indiana University Press.

Brandt, R. (2011). Wozu noch Universitäten. Ein Essay. Meiner.

Critchley, S. (2005). Introducción a Lévinas. En E. Lévinas, Difícil libertad. Ensayos sobre el judaísmo. Lilmod, pp. 11-39.

Descartes, R. (2011a). Meditaciones metafísicas. Seguidas de las objeciones y respuestas. Gredos.

Descartes, R. (2011b). Discurso del método. Gredos.

Heidegger, M. (1960). Serenidad. Eco. Revista de la cultura de occidente, 1(4), 337-352.

Heidegger, M. (1994). La pregunta por la técnica. En Conferencias y artículos. Ediciones del Serbal, pp. 9-37.

Heidegger, M. (2006). Carta sobre el humanismo. Alianza.

Horkheimer, M. (1973). Crítica de la razón instrumental. Sur.

Jäger, W. (2002). Paideia. Los ideales de la cultura griega. FCE.

Jaramillo, D., Jaramillo, L., & Murcia, N. (2018). Acogida y proximidad: Algunos aportes de Emmanuel Lévinas a la Educación. Revista actualidades investigativas en educación, 18(1), 1-16. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v18i1.31771

Kant, I. (2012). Fundamentación para una metafísica de las costumbres. Alianza.

Krautz, J. (2010). Die Kompetenz des Homo oeconomicus. Viertelsjahrsschrift für wissenschaftliche Pädagogik, (3), 332-345. https://doi.org/10.30965/25890581-08603005

Krautz, J. (2015). Kompetenzen machen Unmündig. Streitschriften zur Bildung (Heft 1). GEW.

Lévinas, E. (1987a). Totalidad e infinito. Sígueme.

Lévinas, E. (1987b). De otro modo que ser, o más allá de la esencia. Sígueme.

Lévinas, E. (1991). Ética e infinito. Visor.

Lévinas, E. (1993a). El tiempo y el Otro. Paidós.

Lévinas, E. (1993b). Entre nosotros. Ensayos para pensar en otro. Pre-textos.

Lévinas. E. (2000). De la existencia al existente. Arena Libros.

Lévinas, E. (2006a). Ética como filosofía primera. A parte rei. Revista de filosofía, (43), pp. 11-20.

Lévinas, E. (2006b). Los imprevistos de la historia. Sígueme.

Lévinas, E. (2009). Humanismo del otro hombre. Siglo XXI.

Lévinas, E. (2017). La teoría fenomenológica de la intuición. Sígueme.

Mínguez, R. (2010). La escuela hoy en la encrucijada. Hacia otra educación desde la ética de E. Lévinas. Teoría de la educación. Revista interuniversitaria, 22(2), 43-61. http://dx.doi.org/10.14201/ted.8294

Mosès, S. (2004). Más allá de la guerra. Tres estudios sobre Lévinas. Riopiedras.

Rocha, A. (2014). Totalitarismus des Seins? Die Ethik bei Lévinas als Kritik am Heideggers Denken. En I. Römer (Ed.). Affektivität und Ethik bei Kant und in der Phänomenologie. Walter de Gruyter, pp. 241-252.

Romero, E., & Pérez, C. (2012). Aproximación al concepto de responsabilidad en Lévinas: implicaciones educativas. Bordón. Revista de Pedagogía, 64(4), 99-110.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.