Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A pesquisa como estratégia pedagógica: uma aposta para construir pedagogias críticas no século xxi

Resumo

O texto procura esclarecer a ideia que levar a pesquisa à esfera educacional e pedagógica vai gerar uma reelaborarão do campo delas, assim como dos mecanismos práticos e de ação que as constituíram. Em primeiro lugar realiza-se um rápido percurso para reconhecer a maneira como se constituíram a educação e a pedagogia na modernidade capitalista ocidental, nele se observam os paradigmas, concepções, tendências, e linhas metodológicas, como elementos que norteiam ditas buscas. A seguir mostra-se a maneira como se constituiu o pensamento pedagógico em torno à pesquisa que da origem a diversos enfoques metodológicos usados na prática dos professores, no final se fundamenta uma dessas linhas metodológicas, a da pesquisa como estratégia pedagógica (IEP), nascida nas construções críticas desenvolvidas nas realidades latinoamericanas e em dialogo com enfoques surgidos e dinamizados em diferentes latitudes no mundo todo.

Palavras-chave

Investigação pedagógica, paradigmas educacionais, novo capitalismo, mestre.

PDF (Español)

Referências

  1. CETRULO, R. (2001). Alternativas para una acción transformadora: Educación popular, ciencias y política. Montevideo: Ediciones Trilce-Instituto delHombre.
  2. CHARPAK, G. L. (2006). Los niños y la ciencia. La aventura de la mano en la masa. Buenos Aires: Siglo XXI.
  3. CHARPAK, G. L. y Omnes, R. (2005). Sed sabios, convertíos en profetas.Barcelona: Anagrama.
  4. DE SOUZA, J. F. (2001). Recife: Edições Bagaço.
  5. DÍAZ, M. (1994). El campo intelectual de la educación en Colombia. Cali: Universidad del Valle.
  6. DÍEZ, E. J. (2009). Globalización y educación crítica. Bogotá: Desde Abajo.
  7. FALS-BORDA, O. (1984). Resistencia en el San Jorge. Historia doble de la Costa.
  8. Tomo III. Bogotá: Carlos Valencia Editores.
  9. FALS-BORDA, O. (2007). La Investigación Acción en convergencias
  10. disciplinarias. Conferencia para recibir el premio Malinowsky, de la Society for Applied Anthropology, y el premio Oxfam-América Martin Diskin, de la Latin American Studies Association (LASA). Borrador (3). Agosto de 2007.
  11. FREIRE, P. (1975). La pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.
  12. FREIRE, P. (1986). Hacia una pedagogía de la pregunta. Conversaciones con Antonio Faúndez. Buenos Aires: La Aurora.
  13. GADOTTI, M. (2003). Perspectivas actuales de la educación. Buenos Aires: Siglo XXI.
  14. KINCHELOE, J. L. (2008). Pedagogía crítica. De qué hablamos, dónde estamos. Barcelona: Grao.
  15. KLAUS, A. (1996). “Bibliografía de la pedagogía alemana contemporánea”.Educación y Pedagogía, 7(14-15): 451, segunda época.
  16. LACLAU, E. (2005). La razón populista. México. Fondo de Cultura Económica.
  17. LECHNER, N. (2002). Las sombras del mañana. La dimensión subjetiva de la política. Santiago de Chile: LOM.
  18. LEYVA, G. (2005). La teoría crítica y las tareas actuales de la crítica. Barcelona: Anthropos.
  19. LÓPEZ, C. (2005). La ciencia como cultura. “Trenzas” y otros ensayos nómadas. México.
  20. LOZANO, M. (2005). Programas y experiencias en popularización de la ciencia y la tecnología. Panorámica desde los países del Convenio Andrés Bello. Bogotá: SECAB.
  21. MAGENDZO, A. (1996). Currículum, educación para la democracia en la modernidad. Bogotá: Antropos.
  22. MALDONADO, C. E. (2001). Contrapuntos de investigación. Bogotá: El Bosque.
  23. MARIÑO, G. (2010). “El diálogo en la educación de jóvenes y adultos. Dos propuestas pedagógicas para implementarlo”. En: El taller dialógico/la recuperación de experiencias laborales. Bogotá: OEI.
  24. MARTÍNEZ, M. (1997). El paradigma emergente. Hacia una nueva teoría de la racionalidad científica . México: Trillas.
  25. MARTÍNEZ, M. (2009). Nuevos paradigmas en la investigación. Caracas: Alfa.
  26. MATURANA, H. (1996). La realidad ¿objetiva o construida? Fundamentos biológicos de la realidad. Barcelona: Anthropos.
  27. MATURANA, H. (1998). Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG.
  28. MAX-NEEF, M. (2003). Fundamentos de la transdisciplinariedad. Medellín.
  29. MEJÍA, M. R. (2005). Educación popular hoy en tiempos de globalización. Bogotá: Aurora.
  30. MEJÍA, M. R. (2006). Globalización(es) y educación(es) – Entre el pensamiento único y la nueva crítica. Bogotá: Desde Abajo.
  31. MEJÍA, M. R. (2009). “El maestro investigador. Reconstructor de sentido e identidad”. PACA 1: 43-75. Neiva: Universidad Surcolombiana.
  32. MEJÍA, M. R. (2011). Las travesías por construir pensamiento educativo y pedagógico latinoamericano. Trazando cartografías iniciales. Bogotá:
  33. Desde Abajo.
  34. MEJÍA, M. R. (2011b). La escuelas de la globalización. El conflicto por su reconfiguración. Bogotá: Desde Abajo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.