Amor pedagógico: olha para o seu tornar-se na pedagogia colombiana Resumo:
Resumo
Ao longo dos últimos dois séculos, a pedagogia moderna passou por uma série de mudanças que se tornaram o mundo contemporâneo, não mais em uma proposta de pedagogia iluminada,desde o início do século XIX, de caráter experiência, experimental — objetivo e racional — para alcançar uma pedagogia subjetiva, simbólica, afetiva e emocional hoje no mundo contemporâneo. Assim, na medida em que a pedagogia estava mudando seu foco do mundo adulto para o mundo das crianças, da simples instrução à educação, do cuidado curto à formação, do ensino à aprendizagem, um certo tipo de vocação docente, herdeiro do modelo tradicional deeducação, tornou-se amor pedagógico, com todo o peso subjetivo que o sujeito tem atualmente para o trabalho dos professores.
Palavras-chave
professor, pedagogia, amor pedagógico, ensino, instrução
Referências
- Abramowski, A. (2006a). Un amor bien regulado. Los afectos magisteriales en la educación. En G. Frigeiro, & G. Diker (Comps.), Educar: figuras y efectos del amor (pp. 81-99). El Estante.
- Abramowski, A. (2006b). Maneras de querer. Los afectos docentes en las relaciones pedagógicas. Paidós.
- Caldas de, F. (1941). Estudios varios. Imprenta Nacional; Biblioteca del Maestro en Ecuador.
- Carvajal, C., & Mesa, J. (1990). Historia de la Escuela Normal Central de Institutores y el Instituto Técnico Central. Universidad La Salle.
- Dussel, I. (2006). Del amor y la pedagogía. Notas sobre las dificultades de un vínculo. En G. Frigeiro, & G. Diker (Comps.), Educar: figuras y efectos del amor (pp. 145-158). El Estante.
- Elias, N. (1975). Sociología fundamental. Gedisa
- Fayad, J. (2010). Adquirir el don de la pedagogía significa defender la profesión docente. En A. Martínez, & A. Álvarez (Comps.), Figuras contemporáneas del maestro en América Latina (pp. 229-258). Magisterio.
- Ginzburg, C. (2004). Tentativas. Protohistoria Ediciones.
- Herbart, J. (1914). Pedagogía general derivada del fin de la educación. Ediciones de La Lectura.
- Jiménez, A. (2004). Algunos elementos para la investigación en la historia. En A. Jiménez, & A. Torres (Comps.), La práctica investigativa en ciencias sociales (pp. 133-150). UPN.
- Jiménez. A. (2018). Historia del pensamiento pedagógico colombiano. Universidad Distrital Francisco José de Caldas; CIDC. DOI: https://doi.org/10.69740/UD.9789587870329.9789587873900
- Jiménez A. (2021). Cuatro ensayos sobre Michel Foucault: una mirada metodológica y conceptual para pensar la historia de la educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas DIE.
- Luzuriaga, L. (1961). Historia de la educación y la pedagogía. Losada.
- Neira, Á. (2020). Maneras de decir el amor pedagógico en maestros de colegios públicos. Prácticas y discursos, Bogotá 2002-2020 [Tesis Doctoral no publicada]. Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
- Nieto, A. (1966). Una escuela. Antares; Tercer Mundo Editores.
- Pestalozzi, J. (1996). Canto del cisne. Porrúa.
- Platón. (1997). El banquete. Alianza.
- Restrepo, L., & Restrepo, M. (1911). Elementos de pedagogía. Obra adoptada como texto para las escuelas normales de Colombia y recomendada para la enseñanza de la materia en el Ecuador (4ª ed.). Imprenta Moderna.
- Restrepo, M. (1912). Pedagogía doméstica. Autoeducación, dirección del hogar y educación de los hijos. Arboleda y Valencia.
- Rousseau, J. (2004). Emilio o de la educación. Porrúa.
- Saldarriaga, Ó. (2003). Del oficio de maestro. Prácticas y teorías de la pedagogía moderna en Colombia. Magisterio.
- Saldarriaga, Ó. (2006). Del amor pedagógico y otros demonios. En G. Frigeiro, & G. Diker, (Comps.), Educar: figuras y efectos del amor (pp. 45-62). El Estante.
- Suárez, H., & Valencia, E. (Comps.). (1995). Educación y democracia: un campo de combate. Fundación Estanislao Zuleta; Corporación Tercer Milenio.
- Zuleta, E. (1982). Sobre la lectura. http://www.ram-wan.net/restrepo/metodologia/zuleta_sobre%20la%20lectura.pdf
- Zuleta, E. (1975). Teoría Freudiana de la infancia. En Centro Psicoanalítico Sigmund Freud (Ed.), Documentos patrimoniales (pp.32-57). Biblioteca Universidad de Antioquia.
- Zuluaga. O. (2018). La instrucción pública en Colombia, 1845-1868. Universidad de Antioquia; Aula Editorial.