Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sinestesia e matemática: um modo de vida entre representações

Resumo

Com frequência e de forma involuntária, algumas pessoas percebem sensações de estímulos sensoriais não correspondentes. Esta condição é conhecida como sinestesia. A pesquisa se concentra na experiência de uma das pesquisadoras como sinestesista e analisa a relação entre esta característica cognitiva e o desempenho em matemática, no que diz respeito à sinestesia sequencial-espacial. A metodologia é baseada numa abordagem qualitativa, através do uso da autobiografia. A codificação e a análise de dados foram feitas a partir do software Atlas.ti, o que nos permitiu discutir a perspectiva teórica com base na voz do sujeito de estudo. O estudo confirma o caráter subjetivo e idiossincrático da sinestesia e o reconhece como um sistema representativo particular que é uma condição favorável para o aprendizado da matemática. No entanto, sua aplicabilidade na escola depende da flexibilidade do professor para permitir a diferença e a heterogeneidade de pensamento e aprendizagem.

Palavras-chave

sinestesia, representações semióticas, aprendizagem de matemática, autobiografia

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  1. Aristóteles. (2020). Metafísica. Greenbooks.
  2. Asher, J., Aitken, M., Farooqi, N., Kurmani, S., & Baron-Cohen, S. (2006). Diagnosing and Phenotyping Visual Synaesthesia: A Preliminary Evaluation of the Revised Test of Genuineness (TOG-R). Cortex, 42(2), 137-146. https://doi.org/10.1016/S0010-9452(08)70337-X DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-9452(08)70337-X
  3. Basirat, A., & Hupé, J.-M. (2020). Synesthesia in children with difficulties in written
  4. language learning. Consciousness and Cognition, 82, 102951. https://doi.org/10.1016/j.concog.2020.102951 DOI: https://doi.org/10.1016/j.concog.2020.102951
  5. Bolívar, A. (2002). ¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográficonarrativa
  6. en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1), 1-26.
  7. Bolívar, A., & Domingo, J. (2006). La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica:
  8. Campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research, 7(4), 1-33.
  9. Bolívar, A., & Porta, L. (2010). La investigación biográfico-narrativa en educación: entrevista
  10. a Antonio Bolívar. Revista de Educación, 1, 201-212.
  11. Callejas, A. (2006). Sinestesia y emociones. Reacciones afectivas ante la percepción de estímulos sinestésicamente incongruentes [Tesis Doctoral, Universidad de Granada]. Repositorio
  12. institucional (Digibug). https://acortar.link/ehy8E
  13. Callejas, A., & Lupiáñez, J. (2010). Sinestesia temporo-espacial y orientación de la atención.
  14. En E. Añaños, S. Estaún, & M. Mas (Eds.), La atención (VI): un enfoque pluridisciplinar
  15. (pp. 107-114). Monflorit Edicions i Assessoraments.
  16. Cawley, V. (2010). The Synaesthete: A New Type of “Gifted Student” and How to Teach
  17. Them. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 7, 574-579. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.10.077 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.10.077
  18. Chabalier. (1864). De la pseudochromesthésie. Journal de Médecine de Lyon, (2), 92-102.
  19. Cohen. R., Henik, A., & Walsh, V. (2009). Synaesthesia: learned or lost? Developmental
  20. Science, 12(3), 484-491. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-7687.2008.00798.x
  21. Cornaz, É. (1851). De l’hyperchromatopsie. Annales D’Oculistique, 25(1), 3-9.
  22. Cytowic, R. (2002). Synesthesia: A union of the senses. The MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/6590.001.0001
  23. D’Amore, B. (2009). Conceptualización, registros de representaciones semióticas y noética: Interacciones constructivistas en el aprendizaje de los conceptos matemáticos e hipótesis sobre algunos factores que inhiben la devolución. Revista Científica, 11, 150-164.
  24. Day, S. (2016). Synesthetes: a handbook. CreateSpace Independent Publishing Platform.
  25. Deleuze, G. (2002). Diferencia y repetición. Amorrortu.
  26. Duval, R. (1999). Representation, Vision and Visualization: Cognitive Functions in Mathematical Thinking. Basic Issues for Learning [Reporte de investigación]. En Proceedings of the Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 1-26). International Group for the -Psychology of Mathematics Education. North American Chapter, Oeri. https://eric. ed.gov/?id=ED466379
  27. Duval, R. (2006). Un tema crucial en la educación matemática: la habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 9(1),
  28. -168. https://eudml.org/doc/44160
  29. Duval, R. (2016). Un análisis cognitivo de problemas de comprensión en el aprendizaje de las matemáticas. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. http://die.udistrital.edu.co/publicaciones/capitulos_de_libro/un_analisis_cognitivo_de_problemas_de_comprension_en_el_aprendizaje
  30. Font, V., Godino, J., & D’Amore, B. (2007). Enfoque ontosemiótico de las representaciones en educación matemática. For the Learning of Mathematics, 27(2), 3-9.
  31. Gallo, S. (2012, 6-8 de febrero). As múltiplas dimensões do aprender [Ponencia]. Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo. Universidade Federal de Santa Catarina,
  32. Florianópolis. Brasil.
  33. Galton, F. (1880). Visualised numerals. Journal of the Anthropological Institute, (10), 85-102. DOI: https://doi.org/10.2307/2841651
  34. Gambra, J. (1996). El número en Aristóteles. Thémata: Revista de Filosofía, 17, 45-74.
  35. Gaspar, V. (2007). Metáfora, sinestesia y otras figuras retóricas en El perfume. Historia de un asesino, de P. Süskind. Cultura, Lenguaje y Representación, (5), 273-283.
  36. http://www.e-revistes.uji.es/index.php/clr/article/view/1364/1207
  37. Ghirardelli, T., Bergfeld, C., Zilioli, M., Bailey, L., & Kretschmar, P. (2010). Synesthesia Affects Verification of Simple Arithmetic Equations. The Journal of General Psychology, 137(2), 175-189 https://doi.org/10.1080/00221301003645152 DOI: https://doi.org/10.1080/00221301003645152
  38. Hale, J., Thompson, J., Morgan, H., Cappelletti, M., & Cohen, R. (2014). Better together? The cognitive advantages of synaesthesia for time, numbers, and space. Cognitive Neuropsychology, 31(7/8), 545-564. http://dx.doi.org/10.1080/02643294.2014.967759 DOI: https://doi.org/10.1080/02643294.2014.967759
  39. Hernández, F., & Rifà, M. (2011). Introducción: investigar sobre el relato de la propia experiencia. En F. Hernández, & M. Rifà (Eds.), Investigación autobiográfica y cambio social (pp. 7-18). Octaedro.
  40. Irenoula. (2015). Desde la experiencia. En M. Merino. Todo sobre el autismo (pp. 195-212). Alfaomega
  41. Krohn, W. (1892). Pseudo-chromaesthesia, or The Association of Color with Words, Letters, and Sounds. American Journal of Psychology, 5, 20-41. DOI: https://doi.org/10.2307/1410812
  42. Jewanski, J. (2013). Synesthesia in the nineteenth century: scientific origins. En J. Simner & E. Hubbard, (Eds.), Oxford Handbook of Synesthesia (pp. 369-398). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199603329.013.0019
  43. Jewanski, J., Simner, J., Day, S., Rothen, N., & Ward, J. (2020a). The evolution of the concept of synesthesia in the nineteenth century as revealed through the history of its name. Journal of the History of the Neurosciences, 29(3), 259-285. https://doi.org/10.1080/0964 DOI: https://doi.org/10.1080/0964704X.2019.1675422
  44. X.2019.1675422
  45. Jewanski, J., Simner, J., Day, S. A., Rothen, N., & Ward, J. (2020b). The “golden age” of
  46. synesthesia inquiry in the late nineteenth century (1876–1895). Journal of the History of the Neurosciences, 29(2), 175-202. https://doi.org/10.1080/0964704X.2019.1636348 DOI: https://doi.org/10.1080/0964704X.2019.1636348
  47. Jonas, C., & Jarick, M. (2013). Synesthesia, sequences, and space. In J. Simner, & E. Hubbard, DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199603329.013.0007
  48. Oxford Handbook of Synesthesia (pp. 123-148). Oxford University Press.
  49. Leguizamón, J. (2017). Patrones de interacción comunicativa del profesor universitario de matemáticas. Un estudio de caso. Praxis & Saber, 8(16), 57 - 82. https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6200 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6200
  50. Lejeune, P. (1991). EI pacto autobiográfico. Suplementos Anthropos, 9, 47-61.
  51. Makioka, S. (2021). Idiosyncratic spatial representations of the days of the week in DOI: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2020.104500
  52. individuals without synesthesia. Cognition, 207, 104500. https://doi.org/10.1016/j.
  53. cognition.2020.104500
  54. Márquez, M., Padua, D., & Prados, E. (2017). Investigación narrativa en educación. Aspectos metodológicos en la práctica. En S. Rendon & F. Angulo (coords), Investigación Cualitativa en Educación (pp. 133–148). Miño y Dávila.
  55. Melero, H. (2015). Sinestesia, bases neuroanatómicas y cognitivas [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. E-Prints Complutense. https://eprints.ucm.es/id/eprint/30996/
  56. Patiño, D., & Patiño, O. (2018). Diversidad y aprendizaje: Adición y sustracción en un niño autista. En Ó. Pulido & M. T. Suarez (Coords.), Infancia, Diversidad y Filosofía: Voces, Gritos y Reclamos (pp. 71-89). Editorial UPTC.
  57. Pearce, J. (2007). Synaesthesia. European Neurology, 57(2), 120-124. http://dx.doi.org/10.1159/000098101 DOI: https://doi.org/10.1159/000098101
  58. Pédrono, L. (1882). De l’audition colorée. Annales d’Oculistique, (88), 224-237.
  59. Piaget, J. (1975). Introducción a la epistemología genética: El pensamiento matemático. Paidós.
  60. Pulido, Ó. (2012). Estanislao Zuleta: educación con filosofía. Cuestiones de Filosofía, 14, 79-99. DOI: https://doi.org/10.19053/01235095.687
  61. Pulido, Ó., & Gámez, Ó. (2018). Aprender, filosofar y vivir: formas y expresiones de la enseñanza de la filosofía en Colombia. En O. Pulido, Ó. Espinel, & M. Gómez (Coords.), Filosofía y enseñanza: Miradas en Iberoamérica (pp. 33-70). Editorial UPTC.
  62. Quevedo, F. (2017). Desde la torre. Fondo de Cultura Económica
  63. Raines, T. (1909). Report of a Case of Psychochromesthesia. Journal of Abnormal Psychology, 4, 249-252. DOI: https://doi.org/10.1037/h0072856
  64. Sandoval, C. (1996). Investigación ualitativa. ICFES
  65. Simner, J., & Hubbard, E. (2013). Oxford Handbook of Synesthesia. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199603329.001.0001
  66. Toomarian, E. Y., Gosavi, R. S., & Hubbard, E. M. (2019). Implicit and explicit spatialnumerical representations diverge in number-form synesthetes. Consciousness and Cognition, 75, 102806. https://doi.org/10.1016/j.concog.2019.102806 DOI: https://doi.org/10.1016/j.concog.2019.102806
  67. Viñao, A. (1999). Las autobiografías, memorias y diarios como fuente histórico-educativa:
  68. tipología y usos. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 3, 223-258.
  69. Ward, J., Sagiv, N., & Butterworth, B. (2009). The impact of visuo-spatial number forms on simple arithmetic. Cortex, (45), 1261-1265. http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2009.03.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cortex.2009.03.017
  70. Warren, H. (1896). Synaesthesia and Synopsia. The American Naturalist, 30, 689-691. DOI: https://doi.org/10.1086/276461
  71. Wheeler, K. (2013). Understanding Synesthesia and Impact for Learning [Tesis de Maestría, Dominican University of California]. Education Resources Information Center. https://eric.ed.gov/?q=synesthesia+and+education&id=ED542164
  72. Zuleta, E. (1995). Educación y democracia, un campo de combate. Fundación Estanislao Zuleta; Corporación Tercer Milenio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.