Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Sinestesia e matemática: um modo de vida entre representações

Resumo

Com frequência e de forma involuntária, algumas pessoas percebem sensações de estímulos sensoriais não correspondentes. Esta condição é conhecida como sinestesia. A pesquisa se concentra na experiência de uma das pesquisadoras como sinestesista e analisa a relação entre esta característica cognitiva e o desempenho em matemática, no que diz respeito à sinestesia sequencial-espacial. A metodologia é baseada numa abordagem qualitativa, através do uso da autobiografia. A codificação e a análise de dados foram feitas a partir do software Atlas.ti, o que nos permitiu discutir a perspectiva teórica com base na voz do sujeito de estudo. O estudo confirma o caráter subjetivo e idiossincrático da sinestesia e o reconhece como um sistema representativo particular que é uma condição favorável para o aprendizado da matemática. No entanto, sua aplicabilidade na escola depende da flexibilidade do professor para permitir a diferença e a heterogeneidade de pensamento e aprendizagem.

Palavras-chave

sinestesia, representações semióticas, aprendizagem de matemática, autobiografia

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  • Aristóteles. (2020). Metafísica. Greenbooks.
  • Asher, J., Aitken, M., Farooqi, N., Kurmani, S., & Baron-Cohen, S. (2006). Diagnosing and Phenotyping Visual Synaesthesia: A Preliminary Evaluation of the Revised Test of Genuineness (TOG-R). Cortex, 42(2), 137-146. https://doi.org/10.1016/S0010-9452(08)70337-X DOI: https://doi.org/10.1016/S0010-9452(08)70337-X
  • Basirat, A., & Hupé, J.-M. (2020). Synesthesia in children with difficulties in written
  • language learning. Consciousness and Cognition, 82, 102951. https://doi.org/10.1016/j.concog.2020.102951 DOI: https://doi.org/10.1016/j.concog.2020.102951
  • Bolívar, A. (2002). ¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográficonarrativa
  • en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 4(1), 1-26.
  • Bolívar, A., & Domingo, J. (2006). La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica:
  • Campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research, 7(4), 1-33.
  • Bolívar, A., & Porta, L. (2010). La investigación biográfico-narrativa en educación: entrevista
  • a Antonio Bolívar. Revista de Educación, 1, 201-212.
  • Callejas, A. (2006). Sinestesia y emociones. Reacciones afectivas ante la percepción de estímulos sinestésicamente incongruentes [Tesis Doctoral, Universidad de Granada]. Repositorio
  • institucional (Digibug). https://acortar.link/ehy8E
  • Callejas, A., & Lupiáñez, J. (2010). Sinestesia temporo-espacial y orientación de la atención.
  • En E. Añaños, S. Estaún, & M. Mas (Eds.), La atención (VI): un enfoque pluridisciplinar
  • (pp. 107-114). Monflorit Edicions i Assessoraments.
  • Cawley, V. (2010). The Synaesthete: A New Type of “Gifted Student” and How to Teach
  • Them. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 7, 574-579. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.10.077 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.10.077
  • Chabalier. (1864). De la pseudochromesthésie. Journal de Médecine de Lyon, (2), 92-102.
  • Cohen. R., Henik, A., & Walsh, V. (2009). Synaesthesia: learned or lost? Developmental
  • Science, 12(3), 484-491. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1467-7687.2008.00798.x
  • Cornaz, É. (1851). De l’hyperchromatopsie. Annales D’Oculistique, 25(1), 3-9.
  • Cytowic, R. (2002). Synesthesia: A union of the senses. The MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/6590.001.0001
  • D’Amore, B. (2009). Conceptualización, registros de representaciones semióticas y noética: Interacciones constructivistas en el aprendizaje de los conceptos matemáticos e hipótesis sobre algunos factores que inhiben la devolución. Revista Científica, 11, 150-164.
  • Day, S. (2016). Synesthetes: a handbook. CreateSpace Independent Publishing Platform.
  • Deleuze, G. (2002). Diferencia y repetición. Amorrortu.
  • Duval, R. (1999). Representation, Vision and Visualization: Cognitive Functions in Mathematical Thinking. Basic Issues for Learning [Reporte de investigación]. En Proceedings of the Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 1-26). International Group for the -Psychology of Mathematics Education. North American Chapter, Oeri. https://eric. ed.gov/?id=ED466379
  • Duval, R. (2006). Un tema crucial en la educación matemática: la habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 9(1),
  • -168. https://eudml.org/doc/44160
  • Duval, R. (2016). Un análisis cognitivo de problemas de comprensión en el aprendizaje de las matemáticas. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. http://die.udistrital.edu.co/publicaciones/capitulos_de_libro/un_analisis_cognitivo_de_problemas_de_comprension_en_el_aprendizaje
  • Font, V., Godino, J., & D’Amore, B. (2007). Enfoque ontosemiótico de las representaciones en educación matemática. For the Learning of Mathematics, 27(2), 3-9.
  • Gallo, S. (2012, 6-8 de febrero). As múltiplas dimensões do aprender [Ponencia]. Congresso de Educação Básica: aprendizagem e currículo. Universidade Federal de Santa Catarina,
  • Florianópolis. Brasil.
  • Galton, F. (1880). Visualised numerals. Journal of the Anthropological Institute, (10), 85-102. DOI: https://doi.org/10.2307/2841651
  • Gambra, J. (1996). El número en Aristóteles. Thémata: Revista de Filosofía, 17, 45-74.
  • Gaspar, V. (2007). Metáfora, sinestesia y otras figuras retóricas en El perfume. Historia de un asesino, de P. Süskind. Cultura, Lenguaje y Representación, (5), 273-283.
  • http://www.e-revistes.uji.es/index.php/clr/article/view/1364/1207
  • Ghirardelli, T., Bergfeld, C., Zilioli, M., Bailey, L., & Kretschmar, P. (2010). Synesthesia Affects Verification of Simple Arithmetic Equations. The Journal of General Psychology, 137(2), 175-189 https://doi.org/10.1080/00221301003645152 DOI: https://doi.org/10.1080/00221301003645152
  • Hale, J., Thompson, J., Morgan, H., Cappelletti, M., & Cohen, R. (2014). Better together? The cognitive advantages of synaesthesia for time, numbers, and space. Cognitive Neuropsychology, 31(7/8), 545-564. http://dx.doi.org/10.1080/02643294.2014.967759 DOI: https://doi.org/10.1080/02643294.2014.967759
  • Hernández, F., & Rifà, M. (2011). Introducción: investigar sobre el relato de la propia experiencia. En F. Hernández, & M. Rifà (Eds.), Investigación autobiográfica y cambio social (pp. 7-18). Octaedro.
  • Irenoula. (2015). Desde la experiencia. En M. Merino. Todo sobre el autismo (pp. 195-212). Alfaomega
  • Krohn, W. (1892). Pseudo-chromaesthesia, or The Association of Color with Words, Letters, and Sounds. American Journal of Psychology, 5, 20-41. DOI: https://doi.org/10.2307/1410812
  • Jewanski, J. (2013). Synesthesia in the nineteenth century: scientific origins. En J. Simner & E. Hubbard, (Eds.), Oxford Handbook of Synesthesia (pp. 369-398). Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199603329.013.0019
  • Jewanski, J., Simner, J., Day, S., Rothen, N., & Ward, J. (2020a). The evolution of the concept of synesthesia in the nineteenth century as revealed through the history of its name. Journal of the History of the Neurosciences, 29(3), 259-285. https://doi.org/10.1080/0964 DOI: https://doi.org/10.1080/0964704X.2019.1675422
  • X.2019.1675422
  • Jewanski, J., Simner, J., Day, S. A., Rothen, N., & Ward, J. (2020b). The “golden age” of
  • synesthesia inquiry in the late nineteenth century (1876–1895). Journal of the History of the Neurosciences, 29(2), 175-202. https://doi.org/10.1080/0964704X.2019.1636348 DOI: https://doi.org/10.1080/0964704X.2019.1636348
  • Jonas, C., & Jarick, M. (2013). Synesthesia, sequences, and space. In J. Simner, & E. Hubbard, DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199603329.013.0007
  • Oxford Handbook of Synesthesia (pp. 123-148). Oxford University Press.
  • Leguizamón, J. (2017). Patrones de interacción comunicativa del profesor universitario de matemáticas. Un estudio de caso. Praxis & Saber, 8(16), 57 - 82. https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6200 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v8.n16.2017.6200
  • Lejeune, P. (1991). EI pacto autobiográfico. Suplementos Anthropos, 9, 47-61.
  • Makioka, S. (2021). Idiosyncratic spatial representations of the days of the week in DOI: https://doi.org/10.1016/j.cognition.2020.104500
  • individuals without synesthesia. Cognition, 207, 104500. https://doi.org/10.1016/j.
  • cognition.2020.104500
  • Márquez, M., Padua, D., & Prados, E. (2017). Investigación narrativa en educación. Aspectos metodológicos en la práctica. En S. Rendon & F. Angulo (coords), Investigación Cualitativa en Educación (pp. 133–148). Miño y Dávila.
  • Melero, H. (2015). Sinestesia, bases neuroanatómicas y cognitivas [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. E-Prints Complutense. https://eprints.ucm.es/id/eprint/30996/
  • Patiño, D., & Patiño, O. (2018). Diversidad y aprendizaje: Adición y sustracción en un niño autista. En Ó. Pulido & M. T. Suarez (Coords.), Infancia, Diversidad y Filosofía: Voces, Gritos y Reclamos (pp. 71-89). Editorial UPTC.
  • Pearce, J. (2007). Synaesthesia. European Neurology, 57(2), 120-124. http://dx.doi.org/10.1159/000098101 DOI: https://doi.org/10.1159/000098101
  • Pédrono, L. (1882). De l’audition colorée. Annales d’Oculistique, (88), 224-237.
  • Piaget, J. (1975). Introducción a la epistemología genética: El pensamiento matemático. Paidós.
  • Pulido, Ó. (2012). Estanislao Zuleta: educación con filosofía. Cuestiones de Filosofía, 14, 79-99. DOI: https://doi.org/10.19053/01235095.687
  • Pulido, Ó., & Gámez, Ó. (2018). Aprender, filosofar y vivir: formas y expresiones de la enseñanza de la filosofía en Colombia. En O. Pulido, Ó. Espinel, & M. Gómez (Coords.), Filosofía y enseñanza: Miradas en Iberoamérica (pp. 33-70). Editorial UPTC.
  • Quevedo, F. (2017). Desde la torre. Fondo de Cultura Económica
  • Raines, T. (1909). Report of a Case of Psychochromesthesia. Journal of Abnormal Psychology, 4, 249-252. DOI: https://doi.org/10.1037/h0072856
  • Sandoval, C. (1996). Investigación ualitativa. ICFES
  • Simner, J., & Hubbard, E. (2013). Oxford Handbook of Synesthesia. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199603329.001.0001
  • Toomarian, E. Y., Gosavi, R. S., & Hubbard, E. M. (2019). Implicit and explicit spatialnumerical representations diverge in number-form synesthetes. Consciousness and Cognition, 75, 102806. https://doi.org/10.1016/j.concog.2019.102806 DOI: https://doi.org/10.1016/j.concog.2019.102806
  • Viñao, A. (1999). Las autobiografías, memorias y diarios como fuente histórico-educativa:
  • tipología y usos. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 3, 223-258.
  • Ward, J., Sagiv, N., & Butterworth, B. (2009). The impact of visuo-spatial number forms on simple arithmetic. Cortex, (45), 1261-1265. http://dx.doi.org/10.1016/j.cortex.2009.03.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cortex.2009.03.017
  • Warren, H. (1896). Synaesthesia and Synopsia. The American Naturalist, 30, 689-691. DOI: https://doi.org/10.1086/276461
  • Wheeler, K. (2013). Understanding Synesthesia and Impact for Learning [Tesis de Maestría, Dominican University of California]. Education Resources Information Center. https://eric.ed.gov/?q=synesthesia+and+education&id=ED542164
  • Zuleta, E. (1995). Educación y democracia, un campo de combate. Fundación Estanislao Zuleta; Corporación Tercer Milenio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.