Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Comunidade de indagação e comunidade do comum: notas para pensar sobre a filosofia na sala de aula

Resumo

Este trabalho tem como objetivo introduzir o conceito de Comunidade do Comum no âmbito da didática da filosofia e da filosofia na escola primária, a partir da formulação conceitual da “experiência de pensamento” de Walter Kohan. A partir dessa apresentação propõem-se que uma experiência de pensamento constrói uma comunidade do comum e vice-versa. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, analisa-se o conceito de “experiência de pensamento” proposto por Kohan, destacando o potencial e o alcance desse conceito. Na segunda seção, faz-se uma breve descrição do conceito de comunidade de investigação, do programa de Filosofia para Crianças (FpN), abordando as possibilidades e limitações que essa forma de comunidade oferece. Em seguida, introduz-se o conceito de comunidade do comum para superar algumas das limitações da comunidade de investigação, descrevendo os elementos distintivos desse tipo de comunidade. Para concluir, são destacadas as ideias centrais do trabalho e explorados os vínculos entre experiência de pensamento e comunidade do comum.

Palavras-chave

filosofia para crianças, comunidade de indagação, experiência de pensamento, comunidade do comum, educação

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  • Agratti, L. (2020). Devenir-pregunta. Ediciones NEFI.
  • Badiou, A. (2003). El ser y el Acontecimiento. Manantial
  • Badiou, A. (2007). Universalismo, diferencia e igualdad. Acontecimiento.
  • Badiou, A. (2013). La Filosofía y el acontecimiento. Amorrortu Editores.
  • Bethencourt (2006). Las dos filosofías de Filosofía para Niños. En W. Kohan (Comp.). Teoría y Práctica en filosofía con niños y jóvenes. Ediciones Novedades Educativas (pp. 75-84)
  • Branca, A., & Andrade, S. (2022). ¿Educación (no) binaria? Educar desde y con monstruosidades. Espacios Digitales, 1(1), 45-61.
  • Cerletti, A. (2008). Repetición, Novedad y Sujeto de la Educación. Del Estante Editorial.
  • Cerletti, A. (2016). ¿Qué hacer de qué hacer? Reflexiones sobre la construcción común de las luchas autónomas. Revista Acontecimiento, 25(47/48), 77-84.
  • Dutra, V. (2017). Dialogar, conversar e experienciar o filosofar na escola pública. Nefi Ediciones.
  • Colectivo Filosofar con Chiques (2018). Pedagogías del Caos. Pensar la escuela más allá de lo (im)posible. Ediciones Seis Dedos. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26188
  • Colectivo Filosofar con Chiques (2022). Otros diálogos. Entramados literarios de la potencia-niña. Lectura, escritura y filosofía en tiempos de pandemia. Espacios Digitales, 1(1), 150-169.
  • Dantas, M. (2016). Escenas de Experiencia de Filosofía con Chicos. Nefi Ediciones.
  • Durán, M. (2010). El concepto de ciudadano en el pensamiento de Simón Rodríguez: igualdad y Universalidad. Estudios de Filosofía Práctica e Historia de las Ideas, 12(1), 9-21.
  • Durán, M. (2014). Simón Rodríguez y la huella axiomática de la igualdad. Foro de Educación, 12(16), 29-50. DOI: https://doi.org/10.14516/fde.2014.012.016.001
  • Durán, M. (2015). Simón Rodríguez: militante de una idea. En. A.A.V.V. Simón Rodríguez y las pedagogías emancipatorias en Nuestra América. Ediciones del Centro Cultural de la Cooperación, 51-68.
  • Durán, M. (2016). Simón Rodríguez: Una filosofía de la Novedad Radical. Ediciones del Solar.
  • Durán, M. (2020). Cuatro tesis sobre educación popular. Una aproximación filosófica a la obra de Simón Rodríguez. Avatares Filosóficos, 6, 71-86.
  • Durán, M., & Kohan, W. (2018). Manifesto pela escola popular. Nefi Ediciones.
  • Martins, F. (2021). Devor Pinocchio da Educação. Nefi Ediciones.
  • Gaivota, D. (2017). Poética do deslocamento: nomadismo, diferença e narrativa na escola viagem. Nefi Ediciones.
  • García, F. (2011). Matthew Lipman: una biografía intelectual. CrearMundos, verano-invierno, 5. 10-23.
  • Grau, O. (2020). Infancia y Género. Nefi Ediciones.
  • Kohan, W. (2000a). Filosofia para Crianças. Editora DP&A.
  • Kohan, W. (2000b). Filosofía. La paradoja de aprender y ensiñar. Libros del Zorzal.
  • Kohan, W. (2001). “Some questions to/within Philosophy for Children”. Ethik und Sozialwissenschaften, 12, 443-445.
  • Kohan, W. (2004). Infancia. Entre educación y filosofía. Laertes.
  • Kohan, W. (Comp.). (2006). Teoría y Práctica en filosofía con niños y jóvenes. Ediciones Novedades Educativas.
  • Kohan, W. (2009). Socrates, El enigma de enseñar. Editoral Biblos.
  • Kohan, W. (2014a). Infância, política y pensamento. Ensayos sobre filosofía e educación. Fundacion La Hendija.
  • Kohan, W. (2014b). Philosophy and Childhood – Critical perspectives and affirmative practices. Palgrave Macmillan.
  • Kohan, W. (2015). Childhood, Education and philosophy: new ideas for an old relationship. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315765778
  • Lewis, T., & Short, C. (1879). A Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press. http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?d oc=Perseus%3Atext%3A1999.04.0059%3Aentry%3Dmanifestus [última consulta: 1/11/2016].
  • Lipman, M. (1997). Pensamiento Complejo y Educación. Ediciones de la Torre.
  • Lipman, M., Sharp, A., & Oscanyan. F. (1992). La filosofía en el aula. Ediciones de la Torre.
  • Lipman, M., Sharp, A., & Splitter, L. (1996). La Otra educación. Filosofía para Niños y la Comunidad de Indagación. Manantial.
  • López, M. (2008). Filosofía con Niños y Jóvenes. La comunidad de indagación a partir de los conceptos de acontecimiento y experiencia
  • trágica. Novedades Educativas Editorial.
  • Merçons, J. (2021). Interculturalidade, Naturaleza e Educação. Afectos Filosóficos. Ediciones Nefi.
  • Olarieta, F. (2016) Gestos de Escrita. Ediciones Nefi.
  • Pierce, C. (1988). Un hombre, un signo. Crítica.
  • Pulido, O., Mariño, L, & Morales, L. (2016). Actitud filosofica, infancia y formación de maestros. Praxis y saber, 7(15), 81-101.
  • https://doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5724 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v7.n15.2016.5724
  • Pulido, O; Espinel, O., & Suarez, M. (Comps.). (2017). Pensar de Otro Modo. Herramientas filosóficas para investigar en educación. UPTC Ediciones. DOI: https://doi.org/10.19053/9789586602570
  • Pulido, O., Mariño, L, & Espinel, O. (2022). Enseñar, Aprender, Educar. UNIMINUTO.
  • Rodríguez, S. (1999). Obras Completas. Ediciones del Congreso de la República Bolivariana de Venezuela.
  • Sharp, A., & Splitter, L. (1996). La Otra Educación. Manantial.
  • Taramona–Trigoso, J. (2023). Sobre el encuentro de maestros con/en un ejercicio de filosofía para niños. Chilhood & Philosophy. 19, 1-18 DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.70556
  • Vera, P. (2009). Simón Rodríguez y sus ideas de educación popular en Bolivia. Institutos de Estudios Bolivianos.
  • Waksman, V., & Kohan, W. (2005). Filosofía con Niños: Aportes para el trabajo en clase. Novedades Educativas.
  • .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.