Viotá: possibilidades pedagógicas de um paraíso que renasce
Resumo
Viotá tem sido senário de lutas ideológicas e de um processo estendido de violência característico do conflito bélico colombiano que tem causado danos nas dinâmicas internas do município, principalmente as relações entre os seus habitantes e seu sentido de pertinência. Neste senário a Universidad Piloto de Colômbia com o subprojeto ‘Identidade e Patrimônio Cultural’ dentro do projeto titulado “Desenho, implementação, gestão e projeção da pesquisa e desenvolvimento (I&,D)” do programa piloto para a conformação de projetos produtivos no Centro e Oeste de Cundinamarca, epicentro Viotá: potencializando a cidade-região, proposto para a fase 2014 gerar estratégias pedagógicas desde enfoques históricos e culturais que permitiram fortalecer a identidade coletiva do Município articulando-se especificamente com duas escolas do Município. Nesta perspectiva apresentam-se algumas precisões metodológicas e explica-se a estratégia pedagógica que tem-se articulado com base nas necessidades da comunidade.Palavras-chave
educação, pedagogia, história, identidade, Viotá.
Referências
- Acero-Duarte, L. E. (2007). Viotá, un paraíso en Los Andes colombianos: monografía histórica. Bogotá: L.E. Acero Duarte.
- ACERO, L. E. (2013/11/20). Entrevista por Marcela González Terreros, Diana Carolina Piraquive Monroy y Andrés Mauricio Chaves Remolina.
- ALCALDÍA DE VIOTÁ - CUNDINAMARCA (2012). Historia. Recuperado el 2 de diciembre de 2013 de http://viota-cundinamarca.gov.co/información general.shtml#historia
- Betancourt-Echeverry, D. (2006). Memoria individual, memoria colectiva y memoria histórica. Lo secreto y lo escondido en la narración y el recuerdo. La práctica investigativa en Ciencias Sociales. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
- CORREDOR, G. (2013/05/20). Entrevista por Diana Carolina Piraquive Monroy y Andrés Mauricio Chaves Remolina.
- CORREDOR, M. (2014/07/02). Entrevista por Diana Carolina Piraquive Monroy y Andrés Mauricio Chaves Remolina.
- DIRECCIÓN DE INVESTIGACIONES DE LA UNIVERSIDAD PILOTO DE COLOMBIA (2013). Ficha general de proyecto de investigación [documento institucional]. Bogotá: Universidad Piloto de Colombia.
- DIRECCIÓN DE INVESTIGACIONES DE LA UNIVERSIDAD PILOTO DE COLOMBIA (2014). Ficha general de proyecto de investigación [documento institucional]. Bogotá: Universidad Piloto de Colombia.
- GIMÉNEZ, G. (1997). 'Materiales para una teoría de las identidades sociales'. Frontera Norte [9 (18) 1-25]. Recuperado el 15 de noviembre de 2014 de http://docentes2.uacj.mx/museodigital/cursos_2008/maru/teoria_identidad_gimenez.pdf
- GIMÉNEZ, G. (2009). 'Cultura, identidad y memoria. Materiales para una sociología de los procesos culturales en las franjas fronterizas'. Frontera Norte [21(41) 7-32] Recuperado el 15 de noviembre de 2014 de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?cript=sci_arttext&pid=S0187-73722009000100001
- Hering, M. & Pérez, A. (ed.) (2012). Historia Cultural desde Colombia. Categorías y debates. Colombia: Universidad Nacional de Colombia.
- MEJÍA-NAVARRETE, J. (2002). 'Perspectiva de la Investigación Social de Segundo Orden'. Cinta de Moebio [14, 200-225]. Recuperación el 23 de noviembre de 2013 de http://www.revistas.uchile.cl/index.php/CDM/article/viewFile/26230/27522
Downloads
Não há dados estatísticos.