Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A etnografia educacional virtual e a formação de docentes

Resumo

No artigo é apresentada e analisada uma proposta para a utilização da etnografia educacional virtual na pesquisa de fenômenos educacionais apoiados pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). O objetivo é descrever a estratégia metodológica para a realização da etnografia educacional virtual e analisar se são convenientes em processos de formação docente. Além disso, é descrito o processo metodológico no qual se dá mais importância à observação dos participantes e a entrevistas detalhadas, bem como à análise hermenêutica para desvendar a rede de relações e significados dos fenômenos que estão sendo analisados a partir de um estudo de caso. Posteriormente, é feita uma reflexão sobre a importância deste tipo de pesquisas educacionais na formação docente, com o intuito de conhecer cenários educacionais onde é utilizado o ciberespaço, já que estes são os novos contextos de significação e sentido na criação tanto de práticas educacionais quanto práticas sociais e culturais. Finalmente, no artigo, pode se concluir que a etnografia educacional virtual pode contribuir com a criação de novos significados para os processos educacionais e de formação docente para que estes tenham mais coerência com as novas formas de vida social e educacional.

Palavras-chave

ciberespaço, etnografia educacional virtual, formação de docentes, hermenêutica, pesquisa educacional.

PDF (Español) Xml (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Martha Cecilia Gutiérrez Giraldo

Postdoctorado Universidad De Barcelona Doctorado en Ciencias Pedagógicas Universidad De La Habana Maestría/Magister Universidad San Buenaventura Bogotá Maestría En Educación de Adultos Pregrado/Universitario Universidad De Manizales - Umanizales

Nubia Agudelo Cely

Doctorado Universidad Del Cauca - Unicauca Ciencias de La Educación Área Currículo Maestría/Magister Universidad Pedagógica Nacional - U.P.N. Educación con énfasis en docencia universitaria Especialización Universidad Pedagógica Y Tecnológica De Colombia - UPTC Pregrado/Universitario Universidad Pedagógica Y Tecnológica De Colombia

Edgar Orlando Caro

Doctor en Ciencias de la Educación Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia


Referências

  • Apple, M. (1983). Ideology and practice in schooling. Philadelphia: Temple University Press.
  • Arendt, H. (2005). La condición humana. Barcelona, Espa-a: Paidós Ibérica.
  • Barberá, E. (2008). Aprender e-learning. Barcelona: Paidós.
  • Caro, E. O. (2014). La formación de sujetos sociales en ambientes virtuales de aprendizaje. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. (Tesis doctoral)
  • Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Madrid: Alianza Editorial.
  • Cole, M. (1977). Relación de los procesos cognoscitivos con la cultura. México: Limusa.
  • Coll, C., y Monereo, C. (2008). Psicología de la educación virtual. Madrid: Morata.
  • Denzin, K. (1997). Interpretive Ethnography: Ethnographic Practices for the 21st Century. Thousand Oaks, CA: Sage.
  • https://doi.org/10.4135/9781452243672
  • Drucker, P. (1992). The New Society of Organizations. Harvard Business Review, Sept.-Oct., pp. 95-104.
  • Engel, A. (2008). Construcción del conocimiento en entornos virtuales de ense-anza y aprendizaje. Barcelona: Universidad de Barcelona.
  • Fernández, S. N. & Cheang Chao G. P. (2013). Investigación etnográfica virtual, competencia necesaria en la práctica cotidiana del e-profesor, tutor y asesor a distancia. México. Educación abierta y a distancia:
  • Flick, U. (2012). Introducción a la investigación cualitativa. Madrid: Morata.
  • Flick, U. (2015). El dise-o de la investigación cualitativa. Madrid: Morata.
  • Garrido, A. (2003). El aprendizaje como identidad de participación en la práctica de una comunidad virtual. Barcelona. Universidad Oberta de Catalu-a. Disponible en: http://www.uoc.edu/in3/dt/20088/index.html.
  • Garrison, D., & Anderson, T. (2005). El e-learning en el siglo XXI. Barcelona: Octaedro.
  • Goetz, J., & LeCompte, M. (1988). Etnografía y dise-o en investigación educativa. Madrid: Morata.
  • Guber, R. (2001). La etnografía. Método, campo y reflexividad. Bogotá: Editorial Norma.
  • Gutiérrez, M., & Buitrago, O. (2009). La formación docente en las prácticas educativas. Una propuesta basada en la investigación. Pereira: Universidad Tecnológica de Pereira.
  • Gutiérrez, M; Pámies, J; Restrepo, G. & Gil H. (2014). Educación y TIC incluyentes. Un acercamiento a la ense-anza y el aprendizaje escolar desde capacidades diferenciadas. Pereira: Universidad Tecnológica de Pereira.
  • Habermas, J. (1999). Teoría de la acción comunicativa. Volumen II. Madrid: Taurus.
  • Hammersley, M., & Atkinson, P. (1994). Etnografía. Métodos de investigación. Barcelona: Paidós.
  • Henry, J. (1963). Culture against man. New York: Random House. Hine, C. (2004). Etnografía virtual. Barcelona: Universidad Oberta de Catalu-a.
  • Mach in, S., McNally, S., Silva, O. (2006). New Technology in Schools: ¿Is Therea Payoff? IZA Discussion Paper No. 2234. July 2006.
  • Malinowski, B. (1975). La vida sexual de los salvajes. Madrid: Morata.
  • Masón, B. (2001). Issues in virtual ethnography [En línea]. Disponible en: http://www.ucs.mun.ca/~bmason/pubs/lime99.pdf.
  • Mead, M. (1976). Mis amigos jóvenes. Barcelona: Sagitario.
  • Mesa, A. (2012). Ludología híbrida, heterogeneidad en los eventos juveniles cotidianos mediados por videojuegos. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona. Recuperado de http://hdl.handle.net/10803/107899
  • Nava, A. (2009). Los procesos interactivos como medios de formación de profesores de matemáticas en un ambiente virtual. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona. Recuperado de http://ddd.uab.cat/pub/tesis/2009/tdx-1222110-175012/anc1de1.pdf
  • Nussba um. M. (2012). Crear Capacidades. Propuesta para el desarrollo humano. Espa-a: Paidós.
  • Oecd (2008). New millennium learners: a project in progress optimising learning: implications of learning sciences research. París: OECD.
  • Pardo, C. (2009). Las TIC: Una reflexión Filosófica. Barcelona: Laertes.
  • Pedró, F. (2009). The New Millennium Learners: Challenging our Views on Digital Technologies and Learning. Nordic Journal of Digital Literacy, 2(4), 244-264.
  • Soto, D; Mesa, F. & Caro, E. (2012). Historia de la Educación Latinoamericana. Convergencia Digital en la Universidad Colombiana. Del siglo XX al XXI. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.
  • Strauss, A. & Corbin, J. (2012). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia.
  • Vasilach is, I. (2014). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona: Paidós.
  • Victorino, B. (2011). ¿Narrativa digital o digitalización de la narrativa? Bogotá: Universidad Nacional de Colombia. Recuperado de: http://www.bdigital.unal.edu.co/5218/1/396245.2011.pdf.
  • Yus, F. (2007). Virtualidades Reales. Nuevas formas de comunidad en la era de internet. Espa-a: Publicaciones Universidad de Alicante.
  • Zemelman, H. (2006). El conocimiento como desafío posible. Colección conversaciones didácticas. México: Instituto Pensamiento y Cultura en América Latina, A.C.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.