Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Experiência inovadora da estruturação ontológica do conhecimento com docentes e estudantes

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o efeito que produziu a incorporação do “software” Sistema de Marcos para a Aprendizagem significativa (SIMAS) nas práticas docentes nas instituições educativas, a Escola Normal Superior de Ubaté, ENSU e a Fundação de Educação Superior Nova América, FESNA. O enfoque metodológico é misto, trabalhando com entrevistas, observações e diários de campo desde a perspectiva qualitativa, e a pesquisa de percepção aplicada a docentes e estudantes no paradigma qualitativo. Como resultados encontrou-se que a incorporação do “software” gerou inovação educativa nos processos de comunicação entre professores e estudantes, pois, seu uso significou uma mudança no planejamento de estratégias docentes vinculadas com o uso de TIC que favoreceram o trabalho individual e corporativo. Assim, se percebeu um acrescentamento na motivação dos atores segundo o processo da aprendizagem, ao encontrar novas formas de interagir entre eles e com os conteúdos, favorecendo ademais, a integração de diferentes áreas.

Palavras-chave

inovação, representação ontológica, pratica docente, aprendizagem

PDF (Español)

Biografia do Autor

Olga Lucía Londoño Palacio

Investigadora ICONK

Grupo de investigación Tecnice

Liccy Catalina Calderón Villafáñez

Investigadora Investigadora ICONK

Grupo de investigación Gestión Vital

Paola Lucumí Useda

Docente Investigadora

Escuela Normal Superior Ubaté

Martha Alexandra González Castañeda

Docente Investigadora Grupo de investigación ECOS


Referências

  • Coll, C., Ornubia, O., & Mouri, T. (2007). Tecnología y prácticas pedagógicas: las TIC como instrumentos de mediación de la actividad conjunta de profesores y estudiantes. Anuario de Psicología, Facultad de Psicología, Universidad de Barcelona, 38 (3) 377-400.
  • Díaz, B.F., & Hernández, R.G. (1999). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. México: McGraw Hill.
  • ELEJABARRIETA, F. (2001). El papel de la psicología en la sociedad del conocimiento. España: Universidad Autónoma de Barcelona.
  • ESCUDERO, J.M. (2004). Reforma, Innovación y Mejora. En: Salvador, F. (Coord.) Diccionario Enciclopédico de Didáctica, Vol. II, Málaga: Aljibe. 521-543.
  • Fandos, M., Jiménez, J., & González, A.P. (2002). Estrategias didácticas en el uso de las tecnologías de la información y la comunicación. Acción Pedagógica, 11 (1) 28-39.
  • Fierro, C., Fortoul, B., & Rosas, L. (1999). Transformando la Práctica Docente. Una Propuesta Basada en la Investigación Acción. México: Paidós.
  • Hannafin, R.D., & Savenye, W.C. (1993). La tecnología en el aula: el nuevo papel del profesor y la resistencia a ella. Tecnología Educativa, 33 (6) 26-31.
  • HORRUITINER, P. (2006). El reto de la transformación curricular. Revista Iberoamericana de Educación. UNESCO. 40 (3) 1-13. DOI: https://doi.org/10.35362/rie4032513
  • Londoño, O.L., & Calderón, L.C. (2015). Las representaciones ontológicas de conocimiento, una innovación educativa. En: O.L Londo-o (Ed.), Representación ontológica hipermedial en línea para el aprendizaje significativo. Bogotá: Unión Temporal Representación Ontológica Hipermedial, pp. 23-40.
  • Lugo, M.T., & Kelly, V. (2010). Tecnología en educación. ¿Políticas para la innovación? UNESCO. Buenos Aires.
  • LUQUE, E. (2003). Uso de recursos de las TIC en el aprendizaje de la matemática [en línea]. Disponible en http://svc.summit-americas.org/sites/default/files/tics_matematica.doc. [Consultado: 20 de octubre de 2015].
  • McLEOD, S.A (2008). Escala Likert. Disponible en: www.simplypsychology.org/likert-scale.html.
  • MALDONADO, L.F. (2015). Innovación educativa: Una mirada desde la gestión de conocimiento para el desarrollo regional. Hernández, J.C. (Ed.) Memorias del primer Seminario Internacional de Innovación Educativa SINE "Una mirada desde la gestión de conocimiento para el desarrollo regional". Villavicencio: Universidad de los Llanos, CIER Oriente, 1, 14-25.
  • Maldonado, L.F.; Londoño, O.L.; Gómez, J.P. & Restrepo, I.E. (2015). Software para la representación ontológica en línea. Tipos de ontologías en SIMAS (tutorial) En: O.L Londo-o (Ed.), Representación ontológica hipermedial en línea para el aprendizaje significativo. Bogotá: Unión Temporal Representación Ontológica Hipermedial, pp. 47-66.
  • MARGALEF, L., & ARENAS, A. (2006). ¿Qué entendemos por innovación educativa? A propósito del desarrollo curricular. Perspectiva Educacional [en línea] Disponible en http://www.redalyc.org/pdf/3333/333328828002.pdf. [Consultado: 10 de noviembre de 2015].
  • Neches, R.; Fikes, R.E.; Finin, T.; Gruber, T.R.; Senator, T. & Swartout, W.R. (1991). Enabling technology for knowledge sharing. AI Magazine, 12 (3): 36-56.
  • Nisbet, J. & Shucksmith, J. (1987). Estrategias de aprendizaje. Madrid: Santillana.
  • Pozo, J.I. (1990). Estrategias de aprendizaje. Coll, Palacios y Marchesi, Desarrollo psicológico y educación, II. Madrid: Alianza.
  • PRENSKY, M. (2007). How to teach with technology: keeping both teachers and students comfortable in an era of exponential change. British Educational Communications and Technology Agency, Emerging Technologies for Learning 2, 40-46. Disponible en: http://partners.becta.org.uk/page_documents/research/emerging. [Consultado: 16 de octubre de 2015].
  • Regil, L. (2001). La caverna digital. Hipermedia: orígenes y características. México: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Sandholtz, J.H., Ringstaff, C., & Dwyer, D.C. (1990). Enseñanza con Tecnología. USA: Colegio de Profesores de New York.
  • Segura, M. (2007). Las TIC en la Educación. XXII Semana Monográfica de la Educación las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la educación: retos y posibilidades, Madrid.
  • Senge, P. (1993). La quinta disciplina. Barcelona: Granica.
  • Sowa, J.F. (2000). Knowledge Representation: Logical, Philosophical, and Computational Foundations. California: Brooks Cole Publishing Co., Pacific Grove, CA.
  • STILES, M.J. (2000). Effective Learning and the Virtual Learning Environment. EUNIS 2000. Towards Virtual Universities. Disponible en: http://www.staffs.ac.uk/COSE/cose10/posnan.html. [Consultado: 28 de septiembre de 2015]
  • Strauss, A., & Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín: Universidad de Antioquia.
  • VERDUGO, W. (2004). Actitud docente hacia el uso de la computación [en línea]. Disponible en: http://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v09/ponencias/at16/PRE1178931551.pdf. [Consultado: 18 de noviembre de 2015].
  • West, C., Farmer, J., & Wolff, P. (1991). Instructional design: Implications from cognitive science. Englewood Cliffs: Prentice Hall.
  • Wiske, M. (1999). La ense-anza para la comprensión. Vinculación entre la investigación y la práctica. Argentina: Paidós.
  • Zuluaga, O.L. (1999). Pedagogía e historia. La historicidad de la pedagogía. La ense-anza, un objeto de saber. Bogotá: Siglo del Hombre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.