Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Universidade e Globalização: Mudanças e Desafios

Resumo

As universidades, que na segunda metade do século anterior experimentaram um desenvolvimento sem precedentes em seu número e cobertura, hoje se veem confrontadas a fenómenos sociais e tecnológicos inéditos unidos à globalização, que as obrigam a reinventar-se radicalmente sob pena de ficar relegadas no competido mundo da oferta educativa. Fenómenos como a deslocalização de seus usuários, os avanços nas neurociências da aprendizagem, o lance pelos maestros de excelência, o desenvolvimento dos meios educativos virtuais e o mercado multinacional da oferta educativa, entre outros, porão a prova à capacidade que tem a universidade para criar e integrar novas formas de desenvolver suas tarefas essenciais de docência, pesquisa e extensão. A partir da teoria do Cisne Negro de Nassim Taleb, este artigo propõe alguns elementos de cultura pedagógica e institucional que poderiam ajudar às universidades a responder com sucesso às novas condições nas que terão que operar as universidades num mundo globalizado.

Palavras-chave

globalização, educação, aprendizagem, universidade, pedagogia

PDF (Español)

Biografia do Autor

José Carvajal Sánchez

Doctor en Filosofía

Fundación Universitaria Juan de Castellanos


Referências

  • Ansoff, I. (1980). Strategic management of technology. Journal of Business Strategy, 7(3), 28-39. https://doi.org/10.1108/eb039162 DOI: https://doi.org/10.1108/eb039162
  • Association Internationale des Universités. (2005). L´internacionalisation de l´enseignement supérieur: nouvelles orientations nouveaux défis - Rapport de l´enquete mondiales de 2005. París. Recuperado de
  • Association Internationale des Universités. (2012). Renforcer les valeurs académiques dans l’internationalisation de l’enseignement supérieur. Recuperado de http://www.iau-aiu.net/sites/all/files/Renforce_les_valeur_academiques_dans_internationalisation_ES.pdf
  • Attali, J. (2007). Breve historia del futuro. Barcelona: Paidós.
  • Bauman, Z. (2003). Modernidad líquida. México: Fondo de Cultura Económica.
  • Bauman, Z. (2007). Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa.
  • Berman, M. (1988). Todo lo sólido se desvanece en el aire. Madrid: Siglo XXI.
  • Boucheron, P., & Cassin, B. (13 de enero de 2017). La constellation des savoirs (Entrevistador L. V. Rédaction).
  • Charle, C., & Verger, J. (2012). Histoire des universités XIIe - XXIe Siécle. París: Press Univarsitaire de France. DOI: https://doi.org/10.3917/puf.charl.2012.01
  • Dann, G. (Compositor). (1980). El jardín de Alá [Intérprete G. Dann]. Madrid, España.
  • Escobar, A. (2007). La invención del Tercer Mundo. Construcción y deconstrucción del desarrollo. Caracas: Editorial El Perro y la Rana.
  • Escolano, A. (1997). El profesor del futuro: entre la tradición y los nuevos escenarios. Revista Electrónica Interuniversitaria de formación del Profesorado, 111-115.
  • Francisco (P.). (2015). Laudato Si´. Roma: Editrice Vaticana.
  • González-Alorda, Á. (2014). Algo que no pueda encontrar en Google: Álvaro González-Alorda at TEDx Universidad de Navarra. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=RiQxaAqeCUw
  • http://www.iau-aiu.net/sites/all/files/Internationalisation_Order_Form_2005_1.pdf
  • Institut Montaigne. (2006). Avoir des leaders dans la compétition universitaire mondiale. París: IM.
  • Ísmodes, E. (2006). Países sin futuro. Lima: Fondo Editorial - Universidad Católica del Perú.
  • Knight, J. (2008). Higher education in turmoil. The changing world of internationalization. Rotterdam: Sense Publishers. DOI: https://doi.org/10.1163/9789087905224
  • Manacorda, M. (2007a). Historia de la educación 1, de la antiguedad hasta 1500. México: Siglo XXI Editores.
  • Manacorda, M. (2007b). Historia de la educación 2, del 1500 a nuestros días. México: Siglo XXI Editores.
  • Mejía, M.(2006). Educación(es) en la(s) globalización(es). Entre el pensamiento único y la nueva crítica. Bogotá: Desde abajo.
  • Nussbaum, M. (2010). Sin fines de lucro. Buenos Aires: Katz Editores. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvndv60c
  • Pilonieta, G. (2010). Modificabilidad estructural cognitiva y educación. Bogotá: Magisterio.
  • Prensky, M. (1 de mayo de 2017). Entrevista sobre educación y tecnología. Recuperado de http://www.semana.com/educacion/articulo/entrevista-a-marc-prensky-sobre-educacion-y-tecnologia/494206 DOI: https://doi.org/10.6018/riite/2018/354791
  • Taleb, N. (2008). El Cisne Negro. Barcelona: Paidós.
  • Taleb, N. (2013). Antifrágil. Barcelona: Paidós.
  • Tilak, J. B. (2012). Marchandisation de l’enseignement supérieur : l’impact de l’Accord général sur le commerce des services (AGCS). Recuperado de unesdoc.unesco.org/images/0021/002149/214997F.pdf
  • Van Damme, D. (2001). L’enseignement superieur a l’ere de la mondialisation. Document introductif de la réunion d´experts UNESCO, (pp. 10-11). París: Unesco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.