Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Cidade e educação: persistências, transformações e correspondências de um vínculo inmanente

Resumo

Após que para 1972, com o relatório da UNESCO Aprender a ser: a educação do futuro, apresentado por Edgar Faure, ficasse assinalado de maneira formal que a educação já não era a mesma e que suas formas e cenários se tinham diversificado, a cidade se converteu, a cada vez mais, num objeto de estudo no referente à educação. Neste artigo faz-se uma aproximação ao estado da questão à relação educação-cidade, no contexto colombiano. Abordam-se as categorias de cidade-escola, cidade educadora, cidade como dispositivo de educação e pedagogia urbana, assinalando as diferentes perspectivas desde as que têm sido abordadas, bem como as cercanias e distâncias conceptuais que se encontraram nos textos de cada autor.

Palavras-chave

educação, cidade, pedagogía, cidadania, cidades educadoras, pedagogia urbana

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Diego Alejandro Cote

Magíster en Educación

Instituto Distrital de las Artes (IDARTES) (Bogotá, Colombia)


Referências

  1. Agamben, G. (2011). ¿Qué es un dispositivo? Sociológica, (73), 249-264. Recuperado de: http://www.sociologicamexico.azc.uam.mx/index.php/Sociologica/article/view/112
  2. Alfieri, F. (noviembre, 2005). Turín, ciudad educadora. Ciudad y educación, (8), 29-46. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n8.209
  3. Álvarez, A. (mayo, 1997) Ciudad, escuela y educación en la historia. Ciudad y educación, (2), 40-53. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n2.259
  4. Álvarez, A. (octubre, 2005). Los límites de la escuela. Ciudad y educación, (7), 9-32.
  5. Álvarez, A. (noviembre, 2005). Ciudad educadora, una utopía realizable. Ciudad y educación, (8), 89-110.
  6. Barbero, J. (diciembre, 2004). Una escuela ciudadana para una ciudad escuela. Ciudad y educación, (6), 97-123.
  7. Bryon, P. & Gaona, G. (noviembre, 2005). Ciudad educadora, entre la realidad y la utopía. Ciudad y educación, (8), 125-142. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n8.215
  8. Buenaventura, N. (septiembre, 1997). El busero bogotano. Ciudad y educación, (3), 76-89. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n3.253
  9. Cabezudo, A. (noviembre, 2005). Ciudad educadora, un espacio para la democracia. Ciudad y educación, (8), 77-88. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n8.212
  10. Castro, J. (noviembre, 2005). Ciudad educadora, he ahí el problema. Ciudad y educación. (8), 61-76.
  11. Cortés, M., Olaya, V., Muñoz, D. (enero-junio, 2006). Jóvenes: cuerpos, calles y movimientos. Revista Colombiana de Educación, (50), 216-233.
  12. Cortés, R. (julio, 2009). Educación ciudadana en Colombia: dos coordenadas para un posible análisis. Ciudad y educación, (16), 105-118.
  13. Cruz, E. (2015). La interculturalidad en las políticas de educación intercultural. Praxis & Saber, 6(12), 191-207. https://doi.org/10.19053/22160159.3769 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3769
  14. Cuervo, L. (1996). Ciudad y complejidad: la magnitud del reto. En F. Giraldo & F. Viviescas (Comp.), Pensar la ciudad (pp. 21-44). Colombia: Tercer Mundo Editores.
  15. Cuervo, L. (octubre, 2001). Formas de conocimiento e intervención en la ciudad: notas para una reflexión teórica. Revista Estudios Sociales, (10), 31-40. DOI: https://doi.org/10.7440/res10.2001.03
  16. Deleuze, G. (1990). ¿Qué es un dispositivo? Recuperado de: http://www.forofarp.org/images/pdf/Dialogo%20con%20otros%20discursos/Gilles%20Deleuze/Deleuze-QueEsUnDispositivo.pdf
  17. Díaz, O. (noviembre, 2005). Ciudad educadora, discursos y prácticas. Ciudad y educación, (8), 111-124. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n8.214
  18. Espinel, M. (mayo, 1997). Educación y cultura ciudadana. Ciudad y educación, (2), 68-75.
  19. Espinosa, D. (julio-diciembre, 2009). Arte en el espacio público de Bogotá como elemento educador. Revista Colombiana de Educación, (57), 150-174.
  20. Figueras, P. (octubre, 2005). Ciudades educadoras. Una apuesta política insoslayable. Ciudad y educación, (7), 127-144. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n7.221
  21. Gadotti, M. (noviembre, 2005). La escuela en la ciudad que educa. Ciudad y educación, (8), 47-60. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n8.210
  22. García, B. (1996). En busca de la poética de la ciudad: la ciudad como obra de arte en permanente construcción. En F. Giraldo & F. Viviescas (Comp.), Pensar la ciudad. Colombia: Tercer Mundo Editores.
  23. García, B. (septiembre, 1997). El ingreso de los niños y las niñas a la ciudad: el papel del maestro en la escuela. Ciudad y educación, (4), 32-43. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n4.238
  24. Giraldo, F. (1996). La ciudad: la política del ser. En F. Giraldo & F. Viviescas (Comp.), Pensar la ciudad. Colombia: Tercer Mundo Editores.
  25. Hernández, J. & Cabrera, M. (2005). Las competencias ciudadanas en el contexto de Bogotá como ciudad educadora. Revista Enunciación, (10), 40-46.
  26. Herrera, M. & Infante, R. (julio, 2009). El derecho a la ciudad desde la perspectiva de jóvenes escolares. Ciudad y educación, (16), 91-104. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n16.151
  27. Jurado, J. (2003). Ciudad educadora: aproximaciones conceptuales y contextuales. Revista Estudios Pedagógicos, (29), 127-142. https://doi.org/10.4067/S0718-07052003000100009 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052003000100009
  28. Londoño, P., González, M., Goyes, J. (diciembre, 2009) Ciudadanía, sociedad, cultura, educación. Ciudad y educación, (17), 131-153.
  29. Mejía, A. & Perafán, B. (abril, 2006). Para acercarse al dragón, para amansarlo, es necesario haberlo amansado primero: una mirada crítica a las competencias ciudadanas. Revista Estudios Sociales, (23), 23-35. DOI: https://doi.org/10.7440/res23.2006.02
  30. Mockus, A. (enero, 1997). Ciudad y educación: buscar siempre un saldo pedagógico. Ciudad y educación, (1), 6-13. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n1.265
  31. Moncada, R. (octubre, 2005). Ciudad, educación y escuela. Ciudad y educación, (7), 34-72.
  32. Moncada, R., Toro, J. (mayo, 1997) Ciudad y escuela: historias de ciudad. Ciudad y educación (2), 76-85. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n2.262
  33. Moncada, R. & Villa, M. (1998). Ciudad educadora. Estado del arte en Colombia. Medellín: Corporación Región
  34. Olaya, V. & Herrera, M. (julio-diciembre, 2009). Planes de desarrollo: visiones de ciudad y concepciones de "jóvenes". Revista Colombiana de Educación, (57), 176-198.
  35. Páramo, P. (julio-diciembre, 2009). Pedagogía Urbana: elementos para su delimitación como campo de conocimiento. Revista Colombiana de Educación, (57), 14-27. DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.7586
  36. Pérez, M. (octubre, 2005). Rumbo a una ciudad educadora. La educación y la construcción de una política de combate contra la exclusión. Ciudad y educación, (7), 108-126.
  37. Pérgolis, J. (diciembre, 2004). Educación ciudadana en la ciudad simulada. Ciudad y educación, (6), 39-50. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n6.223
  38. Puig, J. (mayo, 1997). La ciudad y el desarrollo moral cívico. Ciudad y educación, (2), 54-67. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n2.260
  39. Ramírez, J., Bermúdez, G., & Avendaño, C. (julio, 2009). Medio ambiente, pedagogía ciudadana y derechos colectivos. Ciudad y educación, (16), 49-74. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n16.148
  40. Pulido, O. (2017). Apuntes y reflexiones para pensar a Foucault de otro modo: consideraciones metodológicas de una filosofía de los relámpagos. En Pulido, O y Espinel, O. Formas y expresiones metodológicas en el último Foucault. Tunja: editorial UPTC.
  41. Pulido, O. & Espinel, O. (2017). Perspectivas metodológicas en el “último” Foucault. Nuevos horizontes, nuevos problemas. En O. Pulido & O. Espinel, Formas y expresiones metodológicas en el último Foucault. Tunja: Editorial UPTC.135-158.
  42. Ramírez, L. (julio, 2009) Ciudad educativa. Ciudad y educación, (16), 119-128.
  43. Rebollo, O. (abril, 2007). La ciudad educadora y la participación ciudadana. Ánfora, (22), 96-108.
  44. Roa, C. & Torres, W. (diciembre, 2014). ¿Comunidad educativa o sociedad educativa?. Ciudad y educación, (27), 139-146. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.v.n27.2014.37
  45. Rodríguez, J. (octubre, 2001). Ciudad Educadora: una perspectiva política desde la complejidad. Revista Estudios Sociales, (10), 47-62. DOI: https://doi.org/10.7440/res10.2001.05
  46. Rodríguez, J. (abril, 2007). La participación como un acto educador y constructor de la ciudad educadora. Ánfora, 14(23), 77-109. DOI: https://doi.org/10.30854/anf.v14.n23.2007.197
  47. Rodríguez, J. (diciembre, 2013). La ciudad post letrada: reto para la escuela contemporánea. Ciudad y educación, (25), 39-50. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.v.n25.2013.52
  48. Rojas, H., Gómez, R., & Sánchez, R. (julio, 2009). Aproximación a un sistema de medición de pedagogía ciudadana para niños y niñas escolares de Bogotá. Ciudad y educación, (16), 75-90. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n16.149
  49. Sáenz, J. (abril, 2003). Desconfianza, civilidad y estética: las prácticas estatales para formar a la población por fuera de la escuela en Bogotá (1994-2003). Revista Estudios Sociales, (23), 11-22. DOI: https://doi.org/10.7440/res23.2006.01
  50. Sáenz, J. (noviembre, 2005). Formación ciudadana en los últimos tres gobiernos. Ciudad y educación, (8), 7-28.
  51. Sáenz, J. (diciembre, 2009). La pedagogía ciudadana en Bogotá: ¿un proyecto autoritario, o el mínimo común necesario para la construcción de una democracia radical?. Ciudad y educación, (17), 23-36.
  52. Salcedo, M. (julio-diciembre, 2008). Una reflexión crítica sobre ciudad educadora. Revista Científi¬ca Guillermo de Ockham, (6), 91-107.
  53. Saldarriaga, A. (mayo, 1997). La escuela como ciudad, la ciudad como escuela. Ciudad y educación, (2), 20-25. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n2.257
  54. Sierra, Y. (julio, 2009). Investigación en pedagogía ciudadana 2008-2017. Ciudad y educación, (16), 129-155.
  55. Silva, A. (diciembre, 2004). Ciudad y escritura: Bogotá, la ciudad y los ciudadanos. Ciudad y educación, (6), 73-96. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n6.225
  56. Trilla, J. (mayo, 1997). La educación y la ciudad. Ciudad y educación, (2), 6-19. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n2.256
  57. Trilla, J. (octubre, 2005). La idea de ciudad educadora y la escuela. Ciudad y educación, (7), 73-107.
  58. UNESCO. (1993). Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid: Alianza.
  59. Viviescas, F. (1996). La ciudad: la calidad del espacio para la vivencia. En F. Giraldo & F. Viviescas (Comp.), Pensar la ciudad. Colombia: Tercer Mundo Editores.
  60. Viviescas, F. (mayo, 1997). El (ideal) real de la educación ciudadana. Ciudad y educación, (2), 26-39. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n2.258
  61. Wiesner, D., Galante, A., Ayala, A. (diciembre, 2009). El espacio público visto por los niños y los jóvenes. Ciudad y educación, (17), 125-130.
  62. Zambrano, F. (diciembre, 2004). La ciudad educadora: Símbolos, signos y ritos urbanos para educar al ciudadano. Ciudad y educación, (6), 13-38. DOI: https://doi.org/10.36737/01230425.n6.222

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.