Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Concepções docentes sobre avaliação: das diretrizes, e o discurso e a prática

Resumo

Este artigo mostra os resultados de um estudo de caso desenvolvido com docentes do nível média acadêmica pertencentes a diferentes áreas do conhecimento, cuja finalidade foi a análise da transformação das concepções sobre a avaliação das aprendizagens a partir das diretrizes do Decreto 1290 de 2009. Para tal efeito, se realizou uma interpretação da coerência entre as concepções explícitas com o estabelecido nos Sistemas Institucionais de Avaliação e as práticas, utilizando a entrevista semi-estruturada, a observação no participante e a revisão documental como técnicas de colheita de informação relacionadas com o que, como, quando, a quem e para que avaliar. Os resultados foram submetidos a uma verificação com base nas teorias defendidas por vários autores como Porlán, Pozo, Morin, Tejada, Casanova e Santos. Se evidenciou que o enraizamento das concepções no pensamento docente traz consigo mesmo uma heterogeneidade de perfis de avaliação de corte tradicional que à hora de operacionalizar sistemas baseados na complexidade terminam assumindo-se de forma reducionista.

Palavras-chave

avaliação, concepções, práticas de avaliação, diretrizes institucionais

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Edris Alexis Pizarro Gamero

Magíster en Educación

Institución Educativa José Antonio Galán Cereté (Córdoba, Colombia)

Shirlena Sofía Gómez Muskus

Magíster en Educación
Institución Educativa José Antonio Galán Cereté (Córdoba, Colombia)


Referências

Angelini, M. (2016). Análisis y estrategias en la aplicación de la evaluación formativa y compartida en magisterio (Vol. 46). Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 51-78

Carr, W., & Kemmis, S. (1988). Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martínez Roca Libros universitarios y profesionales. Recuperado de https://es.scribd.com/document/206481754/kemmis-s-y-w-carr-teoria-critica-de-la-ensenanza-1986-pdf

Zubiría de, J. (2010). Los modelos pedagógicos: Hacia una pedagogía dialogante. Bogotá: Editorial Magisterio.

Fernández, M. (2017). Evaluación y aprendizaje. Marcoele: Revista de Didáctica Español como lengua extranjera, (24), 1-44

Huysman, M., & Wit de, D. (2004). Practices of managing knowledge sharing: towards a second wave of knowledge management. Knowledge and process management, 11(2), 81-92. https://doi.org/10.1002/kpm.192

Morin, E., Ciurana, E. R., & Motta, R. D. (2002). Educar en la era planetaria: el pensamiento complejo como método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Valladolid: Universidad de Valladolid.

Pasek, E., & Mejia, M. (2017). Proceso General para la Evaluación Formativa del Aprendizaje. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 10(1), 177-193.

Pontes, A., Poyato, F., & Oliva, J. (2016). Concepciones Sobre Evaluación en la Formación Inicialdel Profesorado de Ciencias, Tecnología y Matemáticas. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 9(1), 91-107.

Porlán, R., & Rivero, A. (1997). Conocimiento profesional y epistemología de los profesores I: Teorías, métodos e instrumentos. En Enseñanza de las ciencias, 15, 155-171.

Porlán, R., Rivero, A., & Martín, R. (1998). Conocimiento Profesional y Epistemología de los Profesores, II: Estudios Empíricos y Conclusiones. Enseñanza de las ciencias. 16(2). 271-288. Recuperado de http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/21534/21368

Pozo, J., Scheuer, N., Pérez, M., Mateos, M., Martín, E., & Cruz de la, M. (2006). Nuevas formas de pensar la enseñanza y el aprendizaje: las concepciones de profesores y alumnos. Madrid, España: Graó.

Prieto, M., & Contreras, G. (2008). Concepciones de los docentes que informan sobre sus prácticas de evaluación: un problema por revelar. Estudios pedagógicos (Valdivia), 34(2), 245-262. https://doi.org/10.4067/S0718-07052008000200015

Santos, M. (1996). Evaluar es comprender: De la concepción técnica a la dimensión crítica. Investigación en la Escuela. (30), 5-13. Obtenido de https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/59726

Stake, R. E. (2006). Evaluación comprensiva y evaluación basada en estándares (Vol. 10). Barcelona, España, Grao.
Colombia. (febrero, 1994). Ley 115 de 1994.

Colombia. (2009). Decreto 1290 de 2009. Ministerio de Educación Nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.