Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A formação de professores na Guiné Equatorial. Histórias de vida de professores em prospecção, 2020

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em Malabo-Guinea Ecuatorial em histórias de vida, um grupo de professores, cujo objetivo focado na formação e desempenho dos profesores O método baseou-se na educação histórica e social, a técnica usada foi de narrative inquirí. A análise do conteúdo dos mesmos, foi realizada com o programa Atlas ti, em triangulação com especialistas e mergulhou os acontecimentos que os afetam, a sua relevância e o processo de partilha-los pra compreender as muitas mudanças nas práticas de ensino e cenários de treinamento apresentado hoje e previsão com o imaginário do mesmo. Os resultados mostram que o grupo de professores envolvidos na pesquisa têm várias actividades de formação, desde os tempos coloniais até os dias atuais, que tiveram grande impacto na sua vida profissional e pessoal. A projeção educacional é evidenciado em 2020 com a necessária abertura de encontro e de diálogo com os ideais e aspirações em construção em contextos com diferentes questões sócio-culturais, centrando a necessidade de integração de recuperação de identidades culturais e étnicas. Há ainda um longo caminho a percorrer para ser salvaguardados por esses professores que são chamados de “mama” por seu carisma e dedicação das educadores.

Palavras-chave

Revista de História da Educação da América Latina; educadores; professores; grupos étnicos; pesquisa narrativa; Competências; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissiona

PDF (Español) HTML (Español)

Biografia do Autor

Diana Elvira Soto Arango

Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación UNED, España, postdoctorado Consejo Superior de Investigaciones Científicas-CSIC. Profesora UPTC. Investigadora y profesora del doctorado en Ciencias de la Educación RUDECOLOMBIA. Directora Grupos de Investigación HISULA e ILAC (Categoría A COLCIENCIAS). Investigadora senior-emérita Colciencias.

María Teresa Avoro Nguema

Doctora en Educación. Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Asesora de Educación Universidad Nacional de Guinea Ecuatorial (UNGE) integrante del grupo de investigación "Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana". HISULA. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Adiela Ruiz Cabezas

Doctora en Educación por la UNED, Magister en Didáctica de la Enseñanza del Francés lengua Extranjera (FLE). Universidad del Rosario  Bogotá, Licenciada en Lenguas Modernas (Universidad del Magdalena). integrante del grupo de investigación "Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana". HISULA. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia.

Antonio Medina Rivilla

Doctor en Pedagogía. Catedrático de Didáctica y Organización escolar, Profesional de Educación a Distancia en UNED- España. Doctor y Profesor Honoris Causa, Instituto Universitario Italiano de Rosario (IUNIR). Argentina. Director grupo de investigación Desarrollo profesional: formación e innovación educativa e intercultural y diseño de medios- 125-UNED. integrante del grupo de investigación "Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana". HISULA. Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia


Referências

  • Anderson, Stephen. “Decentralized Partnerships for school based teacher development in Mombasa, Kenya”. En Improving schools through teacher development, editadopor Stephen Anderson. Lisse: SwesandZettlinger, 137-183. DOI: https://doi.org/10.1201/9780203751213-6
  • Avoro Nguema Ebana, María Teresa. “Formación del profesorado en competencias interculturales”. Tesis de Doctorado en, Universidad Nacional de Educación a Distancia UNED, 2015, 562.
  • Avoro Nguema Ebana, María Teresa y Adiela Ruíz Cabezas. “Necesidades de formación del profesorado en la competencia intercultural en Malabo, Guinea Ecuatorial”. Indivisa: Boletín de Estudios e Investigación No.16 (2016):105-126.
  • Baldwin, S.C y Alice Buchanan, y M. Rudisill. “What teacher candidates learned about diversity, social justice, and themselves from service learning experiences”. Journal of Teacher Education Vol. 58, No.4 (2007): 315–317. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487107305259
  • Bolyle-Baise, Marylinne.Multicultural Service Learning: Educating Teachers in Diverse Communities. Nueva York y Londres: TeacherCollegePress, 2002.
  • Chase, Susan E. “Narrative Inquiry. Still a field in the making”. En The Sage Handbook of Qualitative Research, editadopor Norman Denzin e Yvonne S. Lincoln. California: Thousand Oaks, 2011, 421-434.
  • Domínguez, María Concepción. Investigación y formación del profesorado en una sociedad intercultural. Madrid: Universitas, 2006.
  • Domínguez, María Concepción, Raúl González, María Medina y Antonio Medina. “Formación inicial del profesorado de Educación Infantil: claves para el diseño innovador de planes de estudio”. ENSAYOS Revista de la Facultad de Educación de Albacete Vol. 30, No.2 (2008): 227-245.
  • Fernández Moreno, Nuria. “El sistema de parentesco y el culto a los ancestros en la etnia bubi de la Isla de Bioko, Guinea Ecuatorial”. Tesis de Doctorado en, Universidad Nacional de Educación a Distancia UNED, 2001, 532.
  • Gómez Barreto, Isabel “La Competencia Intercultural en la formación inicial de los maestros de Educación Infantil en la Universidad de Castilla la Mancha”. Tesis de Doctorado en, Universidad Nacional de Educación a Distancia UNED, 2011.
  • Hamilton, L. y C. Corbett-Whittier. Using case study in education research.Londres: SAGE, 2008.
  • Huber, Gunter. “Aprendizaje activo y metodologías educativas”. Revista de Educación, No. extraordinario (2008): 59-81.
  • Huber, Gunter. “Investigación en la comunicación didáctica”. En Las Fronteras de la Investigación Didáctica, editado por Antonio Medina, Agustín de la Herrán y María Concepción Domínguez, Madrid: Editorial UNED, eBook, 2014.
  • Medina Rivilla, Antonio. “La investigación como base del conocimiento didáctico y de la innovación de la enseñanza”. En Las Fronteras de la Investigación Didáctica,editado porAntonio Medina, Agustín de la Herrán y MaríaConcepción Domínguez. Madrid: Editorial UNED, e-Book, 2014, 23-72.
  • Medina, Antonio, María Concepción Domínguez y María Medina. “Tendiendo puentes hacia la interculturalidad: las nuevas escuelas y docentes”. En Tendiendo puentes hacia la interculturalidad, editado por Fernando Sadio. Granada: K&L, 19-50.
  • Medina, AntonioRivillay María Concepción Domínguez. Formación integral, base para el desarrollo de las comarcas. Madrid: Universitas, 2008.
  • Medina, Antonio Rivilla y María Concepción Domínguez. “Constructing. Teacher´s practical knowledge through analysis of Geography Teacher´s Discourse”.En Experimental Research on Teaching and Learning, editadoporOlechowski y Khan-Srik. Frankfurt:Peter Lang, 1995, 95-117.
  • Mogollón, Oscar y Marina Solano. Escuelas Activas – Apuestas para mejorar la calidad de la Educación.Washington, DC: Editorial FHI360, 2011.
  • Negrín Fajardo, Olegario. España en Africa subsahariana. Legislación educativa y aculturación coloniales en la Guinea Española (1857-1959). Madrid: UNED, Dykinson, 2013. NsueMibui, Rosendo-Ela.Historia de la colonización y de la descolonización de Guinea Ecuatorial por España. Malabo: Grafillés, 2007.
  • Ruíz Cabezas, Adiela y Antonio Medina Rivilla “Modelo didáctico intercultural en el contexto afrocolombiano: la etnoeducación y la cátedra de estudios afrocolombianos”. Indivisa: Boletín de Estudios e Investigación 14 (2014): 6-29.
  • Soto Arango, Diana Elvira.``Ciencias de la educación y pedagogía. Un debate inconcluso en las Facultades de Educación en Colombia". Revista Ambiente Educação (2013): http://www.cidadesp.edu.br/old/revista_educacao/index.html (23/03/2015)
  • Soto Arango, Diana Elvira. "El maestro guineano durante la colonia y la primera República". EnLa UNED de España en la República de Guinea Ecuatorial, editado por Pedro Ndongo. Madrid: UNED, 1987, l40 155.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.