Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A biopedagogia: uma olhada reflexiva nos processos de aprendizagem

Resumo

O objetivo do artigo é promover uma reflexão sobre a biopedagogia como uma proposta para tornar visível as novas realidades educacionais, resultado de diferentes acontecimentos sociais, assim como promover o progresso em direção a terceira cultura e uma episteme humanizadora que permite a vinculação do conhecimento à vida através da percepção do ser vivo, ou seja, onde se possa sentir, comunicar, raciocinar e construir um mundo possível para todos. O desafio da biopedagogia é alcançar, através da biologia do amor e a ternura, processos de aprendizagem complexos, holísticos, legítimos e auto-organizados. Isto será alcançado se a comunicação, a linguagem e o diálogo permitem que novas aprendizagens surjam no sujeito, respondam à transformação na compreensão do real e lograr aprofundar a forma como nos relacionamos com o planeta. Esperamos que o sere humano desenvolva uma linguagem de auto-organização, incerteza e risco e possa resolver situações através de caminhos alternativos desde um universo de bioaprendizagens e pedagogias, que poderiam tornar-se no paradigma emergente.

Palavras-chave

biopedagogia, educação, pedagogia, aprendizagem, vida

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Jose Agustin Devia-Cárdenas

Jose Agustin Devia Cardenas, Lic. en Biologia y Quimica, Especialista en Educacion Ambiental, Magister en Desarrollo Educativo y social, candidato a Doctor en Educacion con Especialidad en Mediacion Pedagogica.


Referências

  • Assmann, Hugo (2002). Placer y ternura en la educación. Hacia una sociedad
  • aprendiente. Madrid: Narcea, S. A. Ediciones.
  • Capra, Fritjof (2009). La trama de la vida. Una nueva perspectiva de los sistemas vivos.(Traducción de David Sempau). Barcelona: Editorial Anagrama.
  • Maturana R., Humberto (1990). Biología de la cognición y epistemología. Temuco
  • (Chile): Ediciones Universidad de La Frontera. Serie Ensayos.
  • Maturana R., Humberto y Varela G., Francisco (2003). El árbol del conocimiento. Las bases biológicas del entendimiento humano. Buenos Aires: Lumen/ Editorial
  • Universitaria.
  • Maturana R., Humberto y Bloch A., Susana (1996). Biología del emocionar y respiración y emoción. Bailando juntos. Barcelona: Dolmen Ediciones – Océano
  • Maturana R., Humberto y Davila, Ximena (2016). El árbol del vivir. Santiago de Chile: Editorial MVP Editores.
  • Morin, E. (1998). Introducción al pensamiento complejo. Editorial Gedisa, 9 – 168. DOI: https://doi.org/10.30827/Digibug.7539
  • Morín, E. (1999). Los siete saberes necesarios a la educación del futuro. Organización de lasNaciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. París, Francia. Recuperado,
  • Mayo 17del 2008, en
  • Morín, Édgar (2011). Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa
  • Editorial.
  • Damasio, A. (2003). En busca de Spinoza. Neurobiología de la emoción y los sentimientos.(Traducción castellana de Joandoménec Ros, 2005). Barcelona: Editorial Crítica.
  • Contreras Guatibonza, Luis Ernesto y otros. Módulo Profundización. Macroproyecto de Investigación. Condiciones de/para la Organización Compleja del Conocimiento en el Eje Epistémico Contemporáneo de Sociedad – Cultura – Educación. Maestría en Educación, Cohorte I. Universidad Católica de Manizales. 2001.
  • Gutiérrez P., Francisco y Prado R., Cruz (2015). Ecopedagogía y ciudadanía planetaria. México: De la Salle Ediciones.
  • Gutiérrez P., Francisco y Prieto C., Daniel (1999). La Mediación Pedagógica. Apuntes para una educación a distancia alternativa. Buenos Aires: Ediciones CICCUS La Crujía.
  • Prado R., Cruz y Gutiérrez P., Francisco (2011). Las siete claves de la Mediación Pedagógica. San José de Costa Rica: Serie Holografías No. 3. Universidad de La Salle.
  • Bohm, D. (1998). La totalidad y el orden implicado. Barcelona: Kairós.
  • Erwin Schodinger. (1945). Qué es la Vida. (Traducción y notas Ricardo Guerrero).
  • España: Editores Tusquest.
  • Flores, Luz y otros. (2009) Comunidad Aprendiente. San José de Costa Rica: Atemusa Editora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.