A ciência como artefato cultural: análise da narrativa cinematográfica em três filmes de ficção científica
Resumo
Perspectivas contemporâneas da educação cientifica colocam a ciência como construto social. Como estratégia de aproximação entre a ciência como empreendimento social e sala de aula, os filmes de ficção científica podem ser utilizados, já que também possibilitam discussões conceituais e sociais. Assim, pensar como o discurso de divulgação científica nos filmes de ficção científica está colocado e sua contribuição para a educação em ciências é o objetivo deste trabalho, oriundo de uma dissertação de mestrado. Para tanto, foram analisados três filmes: Her (Ela), The Martian (Perdido em Marte) e Arrival (A Chegada) quanto às questões relacionadas ao discurso de divulgação científica. A análise pautou-se nas ideias de Bakhtin e nas questões ligadas à natureza da ciência, por meio de uma adaptação do questionário Views on Science-Technology-Society (VOSTS) de Aikenhead. O discurso dos filmes leva à construção de debates sobre uma Ciências ‘social’, ligando o enredo do filme a diversas formas de se entender a aplicação do desenvolvimento tecnológico no cotidiano. Com base na análise do discurso dos filmes e no questionário VOSTS, estabelece-se uma relação intrínseca entre ciência e cultura.
Palavras-chave
ficção científica, filmes, discurso de divulgação científica, ciência e cultura
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