Práticas de ensino na formação de artistas da dança na Faculdade de Artes ASAB
Resumo
Este artigo de pesquisa apresenta resultados parciais de um estudo sobre o relacionamento entre saberes e práticas de ensino na formação de artistas da dança no curso de graduação oferecido pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Esta formação supõe a inserção dos noveis no conjunto de regras e técnicas que delimitam e orientam a prática dessa arte. Para a análise dessa relação construiu-se um corpus documental — textos acadêmicos, entrevistas aos professores e programas de estudos — e recorreu-se às noções de saber e prática da perspectiva arqueo-genealógica. O artigo está dividido em três partes: uma descrição dos aspectos metodológicos; as principais descobertas relativas aos saberes que enquadram e organizam as práticas de ensino no curso de graduação, especialmente aquelas em torno da dança, da pedagogia e da didática; e algumas conclusões sobre a articulação entre saber e prática de ensino, chave para compreender a formação professional no marco normativo e institucional da universidade.
Palavras-chave
dança, formação professional, artes cênicas, pedagogia, ensino
Referências
- Alonso, D. (2014). Efecto de un método de eseñanza de la danza basado en la técnica creativa, sobre la motivación y las emociones del alumnado de educación física. Tesis. Departamento de didáctica de la expresión musical, plastica y corporal. Universidad de extramadura. 259 p.
- Álvarez, L. (2021, noviembre 17). Danza, un aporte a la psicomotricidad en edad escolar. Memorias del Foro: Danza y Niñez. Vol. 1. Grupo de Investigación CEDINEP, Universidad del Atlántico.
- Ávila, Y., & Veytia, M. (2019). Los procesos de enseñanza y aprendizaje de la danza: una mirada en atención a la diversidad estudiantil. Educación y Humanismo, 21(37), 67-85. https://doi.org/10.17081/eduhum.21.37.3410 DOI: https://doi.org/10.17081/eduhum.21.37.3410
- Barco, J. (2010). La disciplina artística cómo eje esencial de los programas de formación a formadores en artes y educación artística. Pensamiento, Palabra y Obra, (3), 62-67. https://doi.org/10.17227/ppo.num3-438 DOI: https://doi.org/10.17227/ppo.num3-438
- Bernal, A. (2016). La importancia de la danza inclusiva en la formación docente. Revista Horizontes Pedagógicos, 18(2) 134-148. https://elbaile.com.ar/wp-content/uploads/2021/09/285.pdf
- Cañabate, D., Rodríguez, D., & Zalagaz, L. (2016). Educación física y danza: valoración de su integración en las escuelas de primaria de las comarcas de Girona. Apuntes. Educación Física y Deportes, (115), 53-62. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/3).125.04 DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/3).125.04
- Carmichael, C. (2018). Authoritarian Pedagogical Practices in Dance Teaching and Choreography. Honors Theses, (37), p. 1-25. https://doi.org/10.33015/dominican.edu/2018.HONORS.ST.05 DOI: https://doi.org/10.33015/dominican.edu/2018.HONORS.ST.05
- Dewey, J. (2014). Naturaleza y conducta humana. Fondo de Cultura Económica.
- Duarte, L. (2017). La danza como estrategia interdisciplinar de aprendizaje en los estudiantes de 5 a 7 años del colegio Holanda, sede Los Cacaos, Piedecuesta, Santander, Colombia. Espiral, Revista de Docencia e Investigación, 8(1), 65-79. https://repository.unab.edu.co/handle/20.500.12749/2697 DOI: https://doi.org/10.15332/erdi.v8i1.2119
- Echeverry, L., & Murcia, N. (2002). La danza y el baile. Revista Digital Efdeportes. Año 8, n. 46, p. 1-20. https://www.efdeportes.com/efd46/baile.htm
- Escudero, M. (2010). Aportes para un debate actual: arte, cuerpo, lenguaje. Question, 1(6).
- Esteve, A., & López, V. (2014). La expresión corporal y la danza en educación infantil. La Peonza. Revista de Educación Física para la Paz, (9), 3-26. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4746759
- Farina, C. (2005). Formación estética y estética de la formación. Ponencia en I Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais. Criciúma, Brasil.
- Ferreira, M. (2009). Un enfoque pedagógico de la danza. Educación Física Chile, (268), p. 9-21. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3237201
- Florez, R. (2005). Pedagogía del conocimiento. Nueva York: Mc Graw Hill.
- Foucault, M. (2001). Vigilar y castigar. Nacimeinto de la prisión.México: Siglo XXI.
- Foucault, M. (2016). Del gobierno de sí y de los otros. Curso del Collegè de France (1972-1973). Fondo de Cultura Económica.
- Foucault, M. (2009). La sociedad Punitiva (1982-1983). Fondo de Cultura Económica.
- Fructuoso, C., & Gómez, C. (2001). La danza como elemento educativo en el adolescente. Apunts: Educación Física y Deportes, (66), 31-37.
- Fuentes, A. (2007). El valor pedagógico de la danza [Tesis, Universitat de València]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=7186
- García, A., & Delgado, A. (2016). La importancia de la danza en la educación. Universidad de La Laguna.
- García, H. (2002). La danza en la escuela y la formación de los profesores. Contextos Educativos Revista de Educación, (5), 173-184. https://doi.org/10.18172/con.511 DOI: https://doi.org/10.18172/con.511
- Hernández, R., & Torres, G. (2009). La danza y su valor educativo. Revista Virtual Efedeportes, s/p. https://www.efdeportes.com/efd138/la-danza-y-su-valor-educativo.htm
- Isaza, M. (2020). El cuerpo y el arte… pliegues libertarios: rupturas y resistencias en el contexto escolar. Cuadernos Pedagógicos, 22(29), 57-63. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cp/article/view/341880
- Laban, Von R. (1978). Domínio do Movimento. Edição organizada por Lisa Ullmann. Tradução de Anna Maria Barros De Vecchi e Maria Sílvia Mourão Netto Salomão. São Paulo: Summus.
- Le Boulch, J. (1997). El movimiento en el desarrollo de la persona. Barcelona: Paidotribo. Traducido por Marta Moreno Valera.
- Lindo, M. (2017). Los procesos de formación en danza. Una mirada a los procesos de enseñanza de la danza. Universidad del Atlántico.
- Lindo, M. (2018). El maestro de la danza y el contexto histórico y tendencias formativas. Universidad del Atlántico.
- Lindo, M. (Comp.). (2020). Estudio del cuerpo, la danza folclórica, la pedagogía y el carnaval. Estado del arte de los estudios realizados por autores colombianos. Fundación Centro Artístico Mónica Lindo; Grupo de Investigación CEDINEP, Universidad del Atlántico; Ministerio de Cultura.
- Lindo, M. (Comp.). (2021). Ensayos sobre pedagogía crítica y danza. Fundación Centro Artístico Mónica Lindo; Grupo de Investigación CEDINEP, Universidad del Atlántico.
- Lowenfeld, V. & Brittain, W. (1980). Desarrollo del a capacidad creadora. Buenos aires: Kapelusz.
- Marín-Díaz, D. (2018). La práctica pedagógica como núcleo de experiencia: herramienta conceptual para su caracterización. En R. Barrantes (Comp.), Práctica pedagógica y formación de maestros (pp. 55-64). Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvpwhd8f.7
- Marín-Díaz, D., & Parra-León, G. (2019). La noción de práctica: posibilidades para pensar en educación. En M. Lopes & J. Morgenstern (Orgs.), Inclusão e subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas (pp. 41-58). Appris.
- Megias, I. (2009). Optimización en procesos cognitivos y su repercusión en el aprendizaje de la danza [Tesis doctoral, Universitat de València]. Tesis no publicada. https://roderic.uv.es/handle/10550/23326
- Mejía, S., & Yarza, A. (2009). Discursos y conceptualizaciones sobre la educación artística en revistas colombianas: 1982-2006. Revista Educación y Pedagogía.v21, n55, 171-188. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9765/8978
- Melella, C. (2009). La danza como pieza constructora de la identidad griega en Buenos Aires. Question, 1(22), s/p. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/32341
- Monroy, M. (2003). La danza como juego, el juego como danza. Una pregunta por la pedagogía de la danza en la escuela. Educación y Educadores, (6), 159-167. https://www.redalyc.org/pdf/834/83400611.pdf
- Mora, A. (2008). Cuerpo, sujeto y subjetividad en la danza clásica. Question, 1(17), 1-9. https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/513/432
- Morandi, C (2006). dança e a educação do cidadão sensível. En: Morandi, C. & Strazzacappa, M. Entre a arte e a docência: formação do artista da dança (pp. 71-125). Campinas, SP: Papirus.
- Moya, C. (1995). Hacia una danza educativa. Perfiles Educativos, (68), 1-5. https://www.redalyc.org/pdf/132/13206812.pdf
- Olano, M. (2015). Didáctica en el desempeño del uso de la imaginación en la enseñanza-aprendizaje del grado elemental de danza, usando la técnica de danza de Martha Graham y contemporánea [Tesis doctoral, Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir]. https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=117994
- Oliveira, E. (2015). La danza en la formación de profesores en educación física en Brasil: un estudio de caso [Tesis, Universidad de Sevilla]. https://idus.us.es/handle/11441/26685
- Osorio, C. (2014). Arte y pedagogía. Calle 14, 8(12), 1-3. https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.c14.2014.1.a01 DOI: https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.c14.2014.1.a01
- Pastor, R. (2012). Artes plásticas y danza: propuesta para una didáctica interdisciplinar [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. https://eprints.ucm.es/id/eprint/16759/1/T34010.pdf
- Pérez, C., & Cuadrado, A. (2015). Estudio de convergencia entre perspectivas de enseñanza y estilos de aprendizaje en la danza académica. Revista de Estilos de Aprendizaje, 8(15). 222-255. https://doi.org/10.55777/rea.v8i15.1034 DOI: https://doi.org/10.55777/rea.v8i15.1034
- Pescador, J. (2015). Del juego a la técnica: metodologías para la enseñanza de la danza. Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
- Pratt, D., & Collins, J. (2001). Teaching perspectives inventory. Recuperado el 8 de octubre de 2008 de http://teachingperspectives.com.
- Quintana, R. (2019). La danza en las dimensiones del ser humano y los contenidos escolares. Plumilla Educativa, 23(1), 93-120. https://doi.org/10.30554/plumillaedu.1.3349.2019 DOI: https://doi.org/10.30554/plumillaedu.1.3349.2019
- Rodríguez, A., Velasco, N., & Jiménez, C. (2014). La educación artística: una práctica pedagógica en la formación de sujetos diversos. Plumilla Educativa, 14(2), 85-107. https://doi.org/10.30554/plumillaedu.14.755.2014 DOI: https://doi.org/10.30554/plumillaedu.14.755.2014
- Rösch, F. (2017). The Power of Dance: Teaching International Relations Through Contact Improvisation. International Studies Perspectives, (19). https://doi.org/10.1093/isp/ekx002 DOI: https://doi.org/10.1093/isp/ekx002
- Sempere, R. (2006). Propuestas didácticas sobre interpretación en Danza. Danzaratte: Revista del Conservatorio Superior de Danza de Málaga, (1), 16-17. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2879456
- Tobos, M. (2021). La investigación pedagógica con niños y niñas para innovar o componer coreografía de la danza infantil. En Memorias del foro: Danza y Niñez. Vol 1. Fundación Centro Artístico Mónica Lindo; Grupo de Investigación CEDINEP, Universidad del Atlántico.
- Trevisan, P., Schwartz, G., Rodrigues, N., & Teodoro, A. (2016). Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos. Revista Portuguesa de Educação, 29(1), 185-206. https://www.redalyc.org/pdf/374/37446772009.pdf DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.6608
- Vasco, G., & Pineda, R. (2015). La danza, herramienta pedagógica de formación [Tesis de pregrado, Universidad Libre]. https://repository.unilibre.edu.co/bitstream/handle/10901/8491/PROYECTO%20FINAL.pdf
- Veschi, B. (2018). Etimología origen de la palabra. Cosultado el 20 de cotubre de 2021. https://etimologia.com/danza/
- Vicente, N., Ortín, N., Gómez, M., & Carrillo, J. (2010). La danza en el ámbito educativo. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (17), 42-45. https://www.redalyc.org/pdf/3457/345732283009.pdf
- Zuluaga, O. (1999). Pedagogía e historia. Siglo del Hombre.