Princípio de progressividade e não reversibilidade na Educação Inclusiva para a população com discapacidade na Colômbia
Resumo
Este artigo apresenta uma construção reflexiva, produto de um projeto de pesquisa focado
em analisar o princípio de progressividade e não reversibilidade na Educação Inclusiva para
indivíduos com discapacidades na Colômbia. O estudo revisita os Decretos que têm apoiado
sua implementação, bem como as experiências de 33 pessoas com discapacidades que passaram
pelo sistema educacional, algumas das quais estão atualmente cursando o Ensino Superior na
cidade de Medellín. A pesquisa foi conduzida a partir de uma perspectiva crítica e analítica,
utilizando técnicas de análise documental e grupos focais. O estudo conclui que, dentro do
princípio de progressividade e não reversibilidade, encontram-se avanços políticos, conceituais
e procedimentais que transversalizam o sistema educacional, desde a Educação Infantil até o
Ensino Superior. No entanto, seu principal obstáculo reside na disponibilidade de recursos
para a continuidade e sustentabilidade das estratégias necessárias na Educação Inclusiva.
Palavras-chave
discapacidade, educação inclusiva, progressividade e não reversibilidade
Referências
- ANDI (2021). Más allá de la discapacidad: Una oportunidad de inclusión laboral. https://www.andi.com.co/Uploads/M%C3%A1s%20all%C3%A1%20de%20la%20Discapacidad,%20una%20oportunidad%20de%20inclusi%C3%B3n%20laboral.pdf
- Congreso de la República de Colombia (2013). Ley 1618. Por medio de la cual se establecen las disposiciones para garantizar el pleno ejercicio de los derechos de las personas con discapacidad. Bogotá D.C., Colombia. http://wsp.presidencia.gov.co/Normativa/Leyes/Documents/2013/LEY%201618%20DEL%2027%20DE%20FEBRERO%20DE%202013.pdf
- Corte Constitucional de Colombia (2011). Sentencia C-115/17. https://www.corteconstitucional.gov.co/relatoria/2017/C-115-17.htm
- Corte Constitucional de Colombia (2011). Sentencia C-228/11. https://www.corteconstitucional.gov.co/RELATORIA/2011/C-228-11.htm
- Correa, J., Suárez, J. (2021). Relaciones entre educación e inclusión. Revista Boletín Redipe, 10(18), 93-107. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8116628 DOI: https://doi.org/10.36260/rbr.v10i8.1387
- Manjarrés, D., Vélez, L. (2019). La educación de los sujetos con discapacidad tres procesos visibles en Colombia: educación especial, integración escolar y educación inclusiva. Revista Colombiana de Educación 1(78), 253-297. DOI: 10.17227/rce.num78-9902 DOI: https://doi.org/10.17227/rce.num78-9902
- Marchesi, A., Hernández, L. (2019). Cinco Dimensiones Claves para Avanzar en la Inclusión Educativa en Latinoamérica. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 13(2), 45-56. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782019000200045 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-73782019000200045
- Ministerio de Educación de Colombia (2018). Índice de inclusión para educación superior (INES).
- https://www.saldarriagaconcha.org/wp-content/uploads/2019/01/articles-357277_recurso_1.pdf
- Ministerio de Educación Nacional. (2017). Guía para la implementación del decreto 1421 de 2017. Atención educativa a personas con discapacidad en el marco de la educación inclusiva. Anexo 2. https://especiales.colombiaaprende.edu.co/emociones-conexion-vital/pdf/L2_R1_Mod2_Guia_apoyo_Decreto_1421.pdf
- Ministerio de Educación Nacional de Colombia (2013). Lineamientos Política de educación Superior inclusiva.
- https://www.dialogoeducacionsuperior.edu.co/1750/articles-327647_documento_tres.pdf
- Naciones Unidas (2016). Derechos Humanos. Manual para Parlamentarios N° 26. https://www.refworld.org.es/pdfid/5b72fb824.pdf
- Stinco J. (2019). El principio de progresividad en materia de derechos fundamentales. Ab-Revista de Abogacía, III (5), 49-62.
- https://publicaciones.unpaz.edu.ar/OJS/index.php/ab/article/view/539
- Red Colombiana de Instituciones de Educación Superior para la Discapacidad. (2020). Informe Discapacidad e inclusión social en Colombia- 2020.
- Restrepo, N. (2018). Diseño universal en la educación infantil. Reflexiones frente a su implementación e implicación para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Senderos Pedagógicos, (9), 52 -56. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7887049 DOI: https://doi.org/10.53995/21458243.956
- Rodríguez, D. (2018). El discurso del desarrollo y la educación en lo contemporáneo: ¿es pertinente
- formar en ciencias? Praxis & Saber, 9(20), 167-189. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=477257681008
- UNESCO (2020). Towards universal access to higher education: international trends. Paris: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://globaleducationforum.org/wp-content/uploads/2021/10/DOC-11-Towards-universal-access-to-higher-education-international-trends.pdf
- Washburn, S., Chaves, A. (2022). Prácticas educativas para la educación en derechos humanos en la formación docente. Revista Electrónica Educare (Educare Electronic Journal), 26(2), 1-19. https://doi.org/10.15359/ree.26-2.23 DOI: https://doi.org/10.15359/ree.26-2.23