Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O docente e a pesquisa na sala de aula

Resumo

O presente estudo é inspirado na música intitulada A fábula dos três irmãos, do cantor cubano Silvio Rodriguez Dominguez. Espera-se que, através destes três trechos da letra desta música, consequentemente selecionados, se faça uma reflexão sobre a atividade de geração de projetos de pesquisa realizados no segundo grau, ou como são denominados atualmente Pesquisa na Sala de Aula, em relação às complicações, os temas e outras questões que, eventualmente, possam ocorrer na multiplicidade de compromissos diários que confronta um professor ao desenvolver um projeto de pesquisa em uma comunidade educacional, incluindo a metodologia e a etnografia, utilizada hoje nos modelos de pesquisa em educação e pedagogia. Este documento tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a perspectiva do professor de segundo grau em relação ao fato de ver seu contexto de trabalho na escola e o papel das universidades no que diz respeito à formação de profissionais que tenham competências em Pesquisa Educacional.

Palavras-chave

projeto de pesquisa, sala de aula, ciência, professor de segundo grau, conhecimento científico, escola.

PDF (Español) Xml (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

José Ignacio Bolaños Motta

Licenciado en música


Referências

  1. Acaso, M. (2013). Reduvolution. Madrid: Paidós Ibérica
  2. Amiguet, L. (2016). Una mala persona no llega nunca a ser buen profesional. La vanguardia. Recuperado de http://www.lavanguardia.com/lacontra/20160411/401021583313/una-mala-personano-llega-nunca-a-ser-buen-profesional.html
  3. Arendt, H. (2003). Entre el pasado y el futuro. Ocho ejercicios sobre la reflexión política. Barcelona: Ediciones Península.
  4. Bachelard, G. (2000). La formación del espíritu científico. Ciudad de México: Siglo XXI Editores.
  5. Báez, C. (2010). La escuela emergente a través de la práctica artística, la experiencia y la subjetividad. Praxis & Saber, 1(2), 137-152.
  6. https://doi.org/10.19053/22160159.1102
  7. Bauman, S. (2008). Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa.
  8. Comenio, J. (1998). Didáctica magna. Buenos Aires: Editorial Porrúa.
  9. Derrida, J. (1997) Las pupilas de la universidad. Barcelona: Edición digital de Derrida en Castellano.
  10. Foucault, M. (2003). Vigilar y castigar. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
  11. Freire, P., & Shor, I. (2014). Miedo y Osadía, la cotidianidad del docente que se arriesga a practicar una pedagogía transformadora. Madrid: Siglo XXI Editores.
  12. Jaramillo, L. (2008). Consideraciones acerca de la investigación en el aula: más allá de estar a la moda. Popayán: Educación y Educadores.
  13. Kant, E. (1979.) Crítica de la razón pura. Buenos Aires: Ed. Losada.
  14. Kant, E. (2004). Contestación a la pregunta ¿Qué es la ilustración? Madrid: Filosofía Alianza Editorial.
  15. Kuhn, T. (2003). La estructura de las revoluciones científicas. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
  16. Manen, M. (1998). El Tacto en la ense-anza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Madrid: Paidós.
  17. Martínez, A. (1984). Dos estudios sobre educación en la Colonia. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  18. Mejía, M. (2008). La sistematización empodera y produce saber y conocimiento. Bogotá: Ediciones Desde Abajo.
  19. Mejía, M. & Manjarrés, M. (2013). Caja de herramientas para maestros y maestras ONDAS. Bogotá: TC Impresores.
  20. MEN. (2006). Norma Técnica Colombiana NTC 4595 NTC 4596. Bogotá: Ministerio de Educación Nacional.
  21. Marín, J. (2012). La investigación en educación y pedagogía. Bogotá: Editorial Universidad de Santo Tomás.
  22. Moscovici, S. (1984) Psicología social I. Influencia y cambio de actitudes, individuos y grupos. Barcelona: Editorial Paidós.
  23. Pasek, E. (2008). La construcción del problema de investigación y su discurso. Revista Orbis, 3(9), 135-153. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=70930908
  24. Popper, K. (2008). Lógica de la investigación científica. Madrid: Tecnos.
  25. Saldarriaga, O. (2002). Historia de la práctica pedagógica en Colombia. El oficio del maestro. Bogotá: Editorial Magisterio.
  26. Sen, A. (2015). Desarrollo y libertad. Bogotá: Editorial Planeta.
  27. Tamayo, L. (2007). Tendencias de la Pedagogía en Colombia. Revista Educación y Cultura, 3(1), 65-76.
  28. UNICEF. (2014). Grooming guía práctica para adultos. UNICEF: Edición magnética.
  29. Wallerstein, I. (2007). Abrir las ciencias sociales. México: Siglo XXI Editores.
  30. Weber, M. (2012). El político y el científico. Madrid: Alianza Editorial.
  31. Zuloaga, O. (2011). Pedagogía y epistemología. Bogotá: Editorial Magisterio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.