Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Estratégia de ensino para a aprendizagem dos ciclos biogeoquímicos desde a transdisciplinaridade

Resumo

Esta pesquisa, de caráter misto, foi a implementação de projetos de estudantes, onde o objetivo global foi demonstrar que o desenvolvimento de projetos de estudantes é uma melhor estratégia para reestruturar preconceitos do tópico da composição da matéria e suas transformações físico-químicas, do que o esquema comportamental tradicional em nível secundário de educação. É um exemplo de práxis diária, onde a educação é vista como uma oportunidade na busca da interdisciplinaridade e o pensamento sistémico. O tema dos ciclos biogeoquímicos, implementado como projetos, é uma proposta precisa para frutificar esta oportunidade. Quanto à integração do tópico e a seleção da amostra foi feita entre as chamadas ciências duras, como a Química, com disciplinas suaves como a Biologia. Finalmente, para a implementação, formaram-se dois grupos de alunos do mesmo grau de Ensino Secundário Básico, mas com condições diferentes uns dos outros; em seguida, o instrumento de medição, pré e pósteste foi realizado; depois, algumas observações de trabalho de campo foram registradas e foi realizada uma pesquisa para avaliar a satisfação do projeto.

Palavras-chave

inovação pedagógica, ciclos biogeoquímicos, reestruturar preconceitos, projetos

PDF (Español)

Biografia do Autor

Alexandra Ruíz Martínez

Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM) Modelos y procesos innovadores en la enseñanza-aprendizaje Investigación e innovación en la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Magister en Educación con acentuación en la Enseñanza de las Ciencias


Referências

  1. Álvarez, J. (2000). Didáctica, currículo y evaluación: ensayos sobre cuestiones didácticas. 2a ed. España: Ed. Mi-o y Dávila. Capítulo III. Recuperado de: http://0-web.ebscohost.com.millenium.itesm.mx/ehost/ebookviewer/ebook/nlebk_133683_AN?sid=372eca45-927f-4372-b3c2-e2543aeb59d2@sessionmgr110&vid=3&format=EB&rid=1
  2. Álvarez, J. (1987). Dos perspectivas contrapuestas sobre el currículo y su desarrollo. Madrid: Revista de Educación, 1987, n. 282 pp. 131-150. Recuperado de: http://redined.mecd.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/71415/00820073002912.pdf?sequence=1
  3. Amar, J. (2000). La función social de la educación. Investigación y desarrollo, 11, 74-85. Recuperado de: file:///C:/Users/jorge/Downloads/AMAR_JOSE_LA_FUNCION_SOCIAL_DE_LA_EDUCACION.pdf
  4. Armada nacional de la república de Colombia (2011). Base naval arc "Málaga" un propósito nacional. ISBN: 978-958-57104-0-5. Recuperado de: http://www.armada.mil.co/sites/default/files/llibrohistoricobasenavalarcmalagaunpropositonacional.pdf
  5. Capra, F. (2003). Las conexiones ocultas: Implicaciones sociales, medioambientales, económicas y biológicas de una nueva visión del mundo. Anagrama.
  6. Díaz-Barriga (2002). Estrategias Docentes para un aprendizaje significativo. Segunda edición. México, D.F.: McGraw-Hill.
  7. Elizalde, G. (2009). El suelo en la fase superficial del ciclo geológico. Geoense-anza Vol. p. 265-292 ISSN 1316-6077. Recuperado de:
  8. Estándares básicos de competencias en Ciencias Naturales y Ciencias Sociales. Guía No 7. Formar en ciencias: el desafío lo que necesitamos saber y saber hacer. Ministerio de educación nacional, república de Colombia. Recuperado de: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-81033_archivo_pdf.pdf
  9. Furió C. (2000). Dificultades conceptuales y epistemológicas en el aprendizaje de los procesos químicos. Educación Química, revista de la facultad de química. Volumen 11, número 3. Pp. 300-308. Recuperado de: http://www.cad.unam.mx/cursos_diplomados/diplomados/medio_superior/ens_3/8_material_didactico/mat_didac_quimica/DIFICU_CONCEP_Y_EPISTEMOLOGICAS.pdf#page=14 DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2000.3.66442
  10. Gaarder J. (1991). El mundo de Sofía. Oslo: Editorial SIRUELA,
  11. Liguori y Noste. (2013). Didáctica de las Ciencias Naturales: ense-ar Ciencias Naturales: enseñar a enseñar Ciencias Naturales. Argentina: Homo Sapiens Ediciones. Recuperado de: http://0site.ebrary.com.millenium.itesm.mx/lib/consorcioitesmsp/docDetail.action?docID=10721809&p00=ense%C3%B1anza%20ciencias%20liguori%20noste
  12. Martínez J. (2012). Desarrollo de competencias a través de aprendizaje basado en proyectos: proyecto de educación para la salud. Departamento de Enfermería y Fisioterapia, Facultad de Enfermería y Fisioterapia. Recuperado de: http://www.uca.es/recursos/doc/Unidades/Unidad_Innovacion/Innovacion_Docente/ARTICULOS_2011_2012/1497978732_310201211395.pdf o http://indoc.uca.es/memorias/PI1_12_042.pdf
  13. Mockus A., Hernández A., Granes J., Charum J., Castro M. (1996). Las fronteras de la escuela. Capítulo 3. Pedagogías ascéticas y pedagogías hedonistas. Cooperativa editorial Magisterio. Santafé de Bogotá, DC: Sociedad Colombiana de Pedagogía.
  14. Molina, V. (2006). Currículo, competencias y noción de enseñanza-aprendizaje. Necesidad de una reformulación de nuestras concepciones sobre educación. Revista PRELAC, 3, 50-63. Recuperado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001516/151698s.pdf
  15. Ormrod, J.L. (2008). Aprendizaje humano. Madrid, España: Pearson/Pretince Hall.
  16. Pérez Tamayo, R. (2012). ¿Existe él método científico? Historia y realidad. Fondo de cultura económica.
  17. Piaget, J. (1970). Science of education and the psychology of the child. Trans. D. Coltman.
  18. Sagan, C. (1982). Cosmos. Sexta edición, Barcelona: Editorial Planeta.
  19. Valenzuela, J. R. y Flores, M (2012). Fundamentos de investigación educativa (eBook). Monterrey, México: Editorial Digital Tecnológico de Monterrey.
  20. Vygotsky, L. (1979). Zona de Desarrollo próximo: una nueva aproximación. Desarrollo del ni-o y aprendizaje escolar. Barcelona: Grijalbo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.