Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Escrituras contemporâneas: o cinema de animação

Resumo

A partir de uma reflexão sobre os conceitos da linguagem, o objetivo é discutir o conceito da escritura contemporânea. Para mostrar como se constitui esta escritura, apresentamos uma síntese da história do cinema de animação. Fazer a história de um determinado sistema de representação é uma oportunidade de exemplificar, não só alguns movimentos da expansão da cultura, senão também um exercício para entender como essa cultura está sofrendo transformações. Evidencia-se como têm sido transformado os sistemas que o próprio homem "crio".

Palavras-chave

escrituras contemporâneas, cinema de animação, comunicação, interação, educação

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

María de Fátima Ramos de Andrade

Doctorado en comunicación semiótica

Universidad Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil)

 

Ana Silvia Moço Aparício

Doctorado en Lingüística

Universidad Municipal de São Caetano do Sul (São Paulo, Brasil)


Referências

Barbosa, J., & Luescena, Alberto. (2002). Arte de la animación: técnica y estética a través de la historia. São Paulo: Senac.

Coelho, P. (1998) Cine, tiempo y movimiento: el cine de animación. Educación de la mirada, salto hacia el futuro, (2), 137-142. Ministerio de la Educación y Deportes. Secretaría de Educación a Distancia. Brasil.

Ferreiro, E. (2005). Pasado y presente de los verbos leer y escribir. São Paulo: Cortés Editora.

Geertz, C. (1989). La interpretación de las culturas. Rio de Janeiro: Libros Técnicos y Científicos Editora. S.A.

Machado, A. (1999). Actualidad del pensamiento de Flusser. En G. Bernardo & R. Mendes (Orgs.), Vilém Flusser en Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 131-143.

Machado, I. (1996). La lengua entre los lenguajes: Expansión de la escritura en el enfrentamiento de múltiples escrituras. En Anales del XI Encuentro Nacional de profesores de portugués de las ETF’s, EAF’s y CEFET’s. Natal: MEC.

Machado, I. (2002). Géneros en el contexto digital. En L.Leão (Org.), Interlab: laberintos del pensamiento contemporáneo. São Paulo: Fapesp-Iluminuras.

Machado, I. (2003a). Las medias y sus precursores: emergencia de las mediaciones como campo de ideas científicas. Significación. São Paulo: Anablume.

Machado, I. (2003b). Escuela de semiótica – La experiencia de Tártu-Moscou para el estudio de la cultura. São Paulo: Ateliê Editorial.

Machado, I. (junio, 2003c). Info-periodismo: una media extendida. Revista Fronteiras. Estudios Mediáticos. Vol. V, n. 1, São Leopoldo, p. 97-111.

Mannoni, Lt. (2003). El gran arte de la luz y la sombra. São Paulo: Editora UNESP.

Milanesi, L. (1997). A casa da invenção: biblioteca: centro de cultura. (3ra ed.). São Caetano do Sul: Ateliê Editorial.

Tassara, M. (1996). De las pinturas rupestres a la computadora: una mini-historia del cine de animación. En C. Bruzzo (Org.), Lecciones con cine (vol. 4), p. 13-35. São Paulo: FDE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.