Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Implementação de um modelo de jogo interativo para aprender matemáticas

Resumo

Apresenta-se uma síntese dos resultados de uma pesquisa, na qual se crio e implementou um desenho de um protótipo rápido funcional, a partir do método Bridging Design Prototype [BDP], proposto por Gómez e Tamblyn. O BDP de um modelo de interação foi implementado em uma sala de segundo grau de básica primaria, tanto por estudantes como pôr os professores em atividades dentro da aula. O propósito se centrou em estudar como este protótipo potência o desenvolvimento de habilidades de pensamento matemático enquanto aprendem as tabelas de multiplicação jogando. O método usado na pesquisa foi a etnografia rápida, por permitir a observação participante no ensino das matemáticas.

Palavras-chave

didática, modelo de interação, processos cognitivos, Bridging Design Prototype, ensino das matemáticas

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Angélica María Rodríguez Ortiz

Doctor en filosofía por la UPB (Medellín).

Magíster en Educación, Licenciada en Filosofía y Letras. Líder de la maestría en Enseñanza de las Ciencias, modalidad virtual. Docente investigador del grupo SEAD-UAM. En la línea educación y desarrollo territorial.

Claudia Patricia Marín Ortiz

Magíster en Diseño Interactivo,

Diseñadora Visual.

Docente de tecnologías en diseño Universidad de Caldas y Politéctico (Manizales)


Referências

  1. Referencias
  2. Ausubel, D., Novak, D, y Hanesian, H. (1983). Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. 2da. ed. México, D. F.: Trillas.
  3. Bloom, B., Furst, E., Hill, W., Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of Educational Objectives: HAnbook 1. The cognitive Domain. Addison-Wesley.
  4. Bruner, J. S. (1969). Hacia una teoría de la instrucción. México, D. F.: UTHEA.
  5. Carvalavilla Fernández, J. L., y Marín Rodríguez, M. (2001). La educación matemática en el 2000. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla.
  6. Duval, R. (1999). Semiosis y pensamiento humano. Santiago de Cali: Universidad del Valle.
  7. _______. (2006). Un tema crucial en la educación matemática: la habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaseta de RSME, 9 (1), pp. 143-168.
  8. Fulton Suri, J. (2007). Involving people in the process. Keynote presented at Include Conference. Paper presented at the Include. London: Royal Colege of Art, Helen Hamlyn Research Institute.
  9. Giacomin, J. (2012). What is Human Centred Design? The Journal Design, 17 (4). pp. 606-623. DOI: http://dx.doi.org/10.2752/175630614X14056185480186. DOI: https://doi.org/10.2752/175630614X14056185480186
  10. Gómez, G. (2009). “Gaining entry to real settings with a bridging design prototype”. En: 10th International Conference NZ Chapter of the ACM's Special Interest Group on Human-Computer Interaction. New York, United States of America. pp. 17-20. Recuperado de: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1577786 . DOI: https://doi.org/10.1145/1577782.1577786
  11. Gómez, G. y Tamblyn, R. (2012). “Product development in a small it firm: an interaction design perspective”. En: Innovation Conference. Melbourne, Australia. pp. 1-5. Recuperado de: http://gloriagomez.com/pubs/gomez-pinc2012.pdf.
  12. Hernán-Losada, I. (2009). «Conclusiones sobre la aplicación de la Taxonomía de Bloom al diseño de herramientas pedagógicas» (pp. 139-150). En: Actas del I Seminario de Investigación en Tecnologías de la Información Aplicadas a la Educación (SITIAE 2007). Ed. Dykinson S. L.
  13. Keates, S. & Clarkson, P. J. (2003). Countering design exclusion. London: Springer-Verlag. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-0013-3
  14. Norman, D. A. (1990). La psicología de los objetos cotidianos. Madrid: Nerea.
  15. ___________. (1999). The Invisible Computer. Cambridge: The MIT Press Mass.
  16. Piaget, J. (1969). El nacimiento de la inteligencia en el niño. Madrid: Aguilar, S. A.
  17. Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.
  18. ____________. (1995). Pensamiento y lenguaje. Trad. María M. Rotger. Ediciones Fausto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.