Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O elusivo perdão

Resumo

Este artigo é uma exploração preliminar do significado e do valor dado ao perdão por renomados pensadores contemporâneos como Vladimir Jankélévitch, Jacques Derrida e Paul Ricœur. Analisa-se os estudos empíricos sobre o perdão realizados na Ibero-América e na Colômbia, em contextos de psicologia social, ciência política, antropologia e educação. Em seguida, conclui-se que o perdão transcende a esfera íntima tanto do ofensor quanto do prejudicado e está relacionado a danos morais ou que atentam contra a dignidade daqueles que sofrem tais danos, o que é particularmente notório em situações marcadas pela impunidade em contextos de violência política. Além disso, o artigo destaca tanto a escassez de estudos sobre o perdão no campo da educação quanto a relevância de se perguntar se é possível ensinar o perdão ou se o perdão deve acontecer na escola apenas como um horizonte de compreensão da formação moral e política.

Palavras-chave

perdão, justiça, reconciliação, educação, paz

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  • Arendt, H. (2016). La promesa de la política. Paidós-Booket.
  • Barillas, L. (2019). Presentation. En V. Jankélévitch, Le pardon (pp. I-XXIV). Flammarion.
  • Beltrán-Morillas, A., Valor-Segura, I., & Expósito, F. (2015). El perdón ante transgresiones en las relaciones interpersonales. Psychosocial Intervention, 24(2), 71-78. https://dx.doi. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psi.2015.05.001
  • org/10.1016/j.psi.2015.05.001
  • Castrillón-Guerrero, L., Riveros, V., Knudsen, M., López, W., Correa-Chica, A., &
  • Castañeda, J. (2018). Comprensiones de perdón, reconciliación y justicia en víctimas de desplazamiento forzado en Colombia. Revista de Estudios Sociales, 63, 84-98. https://doi.org/10.7440/res63.2018.07 DOI: https://doi.org/10.7440/res63.2018.07
  • Chaparro, A. (2002). Cultura, política y perdón. Universidad del Rosario.
  • Chaparro, A. (2005). La función crítica del perdón sin soberanía en procesos de justicia transicional. En Entre el perdón y el paredón. Preguntas y dilemas de la justicia transicional (pp. 233-258). Ediciones Uniandes.
  • Cortés, A.; Torres, A.; López-López, W.; Pérez, D.; & Pineda-Marin, C. (2016). Comprensiones sobre el perdón y la reconciliación en el contexto del conflicto armado colombiano. Psychosocial Intervention, 25, 19–25. http://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2015.09.004 DOI: https://doi.org/10.1016/j.psi.2015.09.004
  • Derrida, J. (2001). On Cosmopolitanism and Forgiveness. Routledge.
  • Derrida, J. (2015). Perdonar. Lo imperdonable y lo imprescriptible. varigani.
  • Duica, W. (2017a). Redescribirnos. Una alternativa pragmatista a la imposibilidad del perdón. En T. Mosquera (Coord.), ¿Venganza o perdón? Un camino hacia la reconciliación (pp. 63-74). Planeta; Fundación para la Reconciliación.
  • Duica, W. (2017b). Respuesta a Ángela Uribe. Ideas y valores, 66(165), 441-446. http://dx.doi.org/10.15446/ideasyvalores.v66n165.68481 DOI: https://doi.org/10.15446/ideasyvalores.v66n165.68481
  • Duque, J. (2017). De las amnistías y el perdón. En T. Mosquera (Coord.), ¿Venganza o perdón? Un camino hacia la reconciliación (pp. 127-145). Planeta; Fundación para la Reconciliación.
  • Garrido, E. (2008). El perdón en procesos de reconciliación: el mecanismo micropolítico
  • del aprendizaje para la convivencia. Papel Político, 13(1), 123-167.
  • González, M., & Fuentes, J. (2012). Los límites de las modas educativas y la condición humana. Un hueco para la educación de las grandes experiencias: el perdón. Revista Española de Pedagogía, 253, 479-493. https://revistadepedagogia.org/wp-content/uploads/2012/09/253-05.pdf
  • Griswold, C. (2007). Forgiveness. A Philosophical Exploration. Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511619168
  • Guzmán, M. (2010). El perdón en relaciones cercanas: conceptualización desde una DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22282010000100002
  • perspectiva psicológica e implicancias para la práctica clínica. Psykhe, 19(1), 19-30.
  • Henao, L. (2016). Análisis sociológico del perdón: discursos hegemónicos y contra-hegemónicos [Tesis de Maestría, Universidad Nacional de Colombia]. Repositorio Institucional Biblioteca Digital UN. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/56299
  • Holmgren, M. (2012). Forgiveness and Retribution. Responding to Wrongdoing. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9781139086165 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139086165
  • Jankélévitch, V. (2019). Le pardon. Flammarion.
  • Lefranc, S. (2018). Politiques du pardon. Presses Universitaires de France.
  • Lin, W., Enright, R., & Klatt, J. (2011). Forgiveness as character education for children and adolescents. Journal of Moral Education, 40(2), 237-253. https://doi.org/10.1080/03057 DOI: https://doi.org/10.1080/03057240.2011.568106
  • 2011.568106
  • López, E. (2017). Más allá de la venganza: la generosidad el dar perdón y el valor de pedir perdón. En T. Mosquera (Coord.), ¿Venganza o perdón? Un camino hacia la reconciliación (pp. 95-110). Planeta; Fundación para la Reconciliación.
  • López-López, W., Pineda, C., Murcia, M., Perilla, D., & Mullet, E. (2012). Colombian Lay People’s Willingness to Forgive Different Actors of the Armed Conflict: Results from a Pilot Study. Psicológica, 33, 655-663.
  • Man Fat Wu, M. (2021). Forgiveness Education From an Hegelian Perspective. Journal of Peace Education, 18(1), 92-112. https://doi.org/10.1080/17400201.2021.1873757 DOI: https://doi.org/10.1080/17400201.2021.1873757
  • Manzi, J., & González, R. (2007). Forgiveness and reparation in Chile: The role of cognitive and emotional intergroup antecedents. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology,
  • (1), 71-91. https://doi.org/10.1037/h0094025 DOI: https://doi.org/10.1037/h0094025
  • Menghi, M., Rodríguez, L., Candela, M., & Moreno, J. (2017). Adaptación de la escala de probabilidad de perdón a población adolescente argentina. Interdisciplinaria, 34(2), 489-498. DOI: https://doi.org/10.16888/interd.2017.34.2.15
  • Montaño, J. (2013, 31 de octubre). Monumento recuerda a mártires de masacre de «Las Brisas». El Tiempo. http://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-13152941
  • Narváez, L. (2017). Entre economía política del odio y cultura ciudadana del perdón. En T. Mosquera (Coord.), ¿Venganza o perdón? Un camino hacia la reconciliación (pp. 29-59). Planeta; Fundación para la Reconciliación.
  • Nussbaum, M. (2016). Anger and Forgiveness: Resentment, Generosity, Justice. Oxford University.
  • Philpott, D. (2012). Just and Unjust Peace: An Ethic of Political Reconciliation. Oxford DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199827565.001.0001
  • University.
  • Pineda-Marín, C. (2017). ¿Puede haber reconciliación sin perdón? Innovación y Ciencia, 14(1), 22-31.
  • Ricoeur, P. (2003). La mémoire, l’histoire, l’oubli. Seuil.
  • Ricoeur, P. (2009). Philosophie de la volonté, vol. 2: Finitude et culpabilité. Points.
  • Ricoeur, P. (2015). El hombre no violento y su presencia en la historia. En Historia y verdad (pp. 271-283). Fondo de Cultura Económica
  • Ruiz, A. (2021). Para que no me olvides. Memoria histórica y educación para la paz en el aula. Universidad Pedagógica Nacional. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv2cw0tmr.4
  • Ruiz, A., & Prada, M. (2020). Didáctica de la fantasía. La formación del niño como sujeto de derechos. Universidad Pedagógica Nacional; La Carreta. DOI: https://doi.org/10.17227/op.2020.8308
  • Uribe, Á. (2017). Sobre “Redescribirnos. Una alternativa pragmatista a la imposibilidad del perdón” de William Duica. Ideas y valores, 66(164), 408-412. https://doi.org/10.15446/ DOI: https://doi.org/10.15446/ideasyvalores.v66n164.65008
  • ideasyvalores.v66n164.65008
  • Vargas, B., López, M., & Cortés, E. (2017). ¿Qué significa el perdón en el ciclo de la violencia? Psicología Iberoamericana, 25(2), 70-83. DOI: https://doi.org/10.48102/pi.v25i2.108
  • Villa, J. (2016). Perdón y reconciliación: una perspectiva psicosocial desde la noviolencia. Polis. Revista Latinoamericana, 15(43), 131-157. http://dx.doi.org/10.4067/S0718- DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-65682016000100007
  • Villa-Castaño, L. (2020). El perdón estratégico: una necesidad para vivir juntos. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(89), 199-210. https://orcid.org/0000-0003-3510-3870
  • Zembylas, M. (2012). Suffering, Memory and Forgiveness: Derrida, Levinas and the
  • Pedagogical Challenges Of Reconciliation in Cyprus. En P. Ahluwalia; S. Atkinson; P.
  • Bishop; P, Christie; R, Hattam & J. Matthews (Eds.), Reconciliation and pedagogy (pp.
  • -64). Routledge
  • Zembylas, M., & Michaelidou, A. (2012). Teachers’ Understandings of Forgiveness in
  • a Troubled Society: An Empirical Exploration and Implications for Forgiveness Pedagogies. Pedagogies: An International Journal, 6(3), 250-264. https://doi.org/10.1080/1554480X.2011.579081. DOI: https://doi.org/10.1080/1554480X.2011.579081

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.