Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Práticas pedagógicas para a abordagem do conhecimento como cientista social e natural em estudantes do ensino secundário

Resumo

Este artigo relata as conclusões de uma pesquisa que surgiu da análise e reflexão de três professores de uma instituição pública do departamento de Cundinamarca. Eles observaram que os estudantes, nas áreas das ciências naturais e sociais, apresentaram baixos níveis no desempenho das competências argumentativas, interpretativas e proposicionais; dificuldade em explicar ideias e apoiar proposições e pontos de vista; dificuldade em fazer comparações; e baixa capacidade para formular hipóteses e dar respostas em vários exercícios. Por esta razão, a investigação procurou gerar transformações nas práticas na sala de aula a partir da perspectiva do ensino para a compreensão, a fim de promover a abordagem do conhecimento como o cientista natural e social nos estudantes do ensino secundário básico e secundário académico. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, com a metodologia da pesquisa pedagógica de ação. Foi possível gerar transformações nas práticas pedagógicas a partir de constantes questionamentos e reflexões na sala de aula, o que levou a melhorar o desempenho dos estudantes no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes científicas.

Palavras-chave

conhecimento científico, estratégia pedagógica, ensino para a compreensão, práticas pedagógicas

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Cifuentes, J. (2015). Enseñanza para la comprensión: opción para mejorar la educación. Revista Educación y Desarrollo Social, 9(1), 70-81. https://revistas.unimilitar.edu.co/index.php/reds/article/view/552

Cifuentes, J. (2019). Aprendizaje del marco de la enseñanza para la comprensión en profesores: un abordaje desde las trayectorias de pensamiento. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (57), 3-23. https://doi.org/10.35575/rvucn.n57a2

Cifuentes, J., Cortés, L., Garzón, N., & González, D. (2020). Desarrollo de las competencias de indagación y explicación a través de prácticas de aula basadas en la enseñanza para la comprensión. Cultura, Educación y Sociedad, 11(2). 87-109. http://dx.doi. org/10.17981/cultedusoc.11.2.2020.06

Civarolo, M. (2014). El aula como cultura de pensamiento ¿Una respuesta posible al gatopardismo escolar? Revista Internacional Magisterio, 66.

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2013). Metodología de la investigación. McGraw Hill.

Loaiza, Y., & Osorio, L. (2018). El desarrollo de pensamiento crítico en ciencias naturales con estudiantes de básica secundaria en una Institución Educativa de Pereira – Risaralda. Diálogos sobre Educación, 9(16), 1-24. https://doi.org/10.32870/dse.v0i16.400

Ministerio de Educación Nacional. (2004). Estándares Básicos de Competencias en Ciencias Naturales y Ciencias Sociales. MEN.

Ministerio de Educación Nacional. (2015). Docente de aula. Evaluación de Carácter Diagnóstico Formativa (ECDF). MEN.

Montoya, P. (2019). El E-Learning en el desarrollo del Pensamiento científico escolar en el aula de Física. Revista Científica. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, (número especial), 121-130. https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/revcie/article/view/14483

Restrepo, B. (2006). La Investigación Acción Pedagógica, variante de la Investigación Acción Educativa que se viene validando en Colombia. Revista Universidad de La Salle, 42, 92-101. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1297&context=ruls

Ritchhardt, R., Church, M., & Morrison, K. (2014). Hacer visible el pensamiento. Paidós. Romero, F., Bernal, F., & Acero, D. (2019). La rutina de pensamiento: ver-pensar-preguntar, como generadora de pensamiento científico en la escuela multigrado. Maestros y Pedagogía, 1(1), 30-38. https://www.uniamazonia.edu.co/revistas/index.php/maestrospedagogia/article/view/1364/2209

Stone, M. (2008). La enseñanza para la comprensión. Paidós.

Suárez, S., Hernández, A., Méndez, S., Argüello, Y., & Garzón, N. (2020). La Enseñanza para la Comprensión (EpC): ruta para dinamizar los procesos de comprensión lectora en la Escuela Normal Superior de Ubaté. Infancias Imágenes, 19(1), 1-22. https://doi.org/10.14483/16579089.13873

Tejedor, F. (2018). Investigación educativa: la utilidad como criterio social de calidad. Revista de Investigación Educativa, 36(2), 315-330. http://dx.doi.org/10.6018/rie.36.2.326311

Tishman, S., & Palmer, P. (2005). Pensamiento Visible. Leadership Compass. http://vidarte.weebly.com/uploads/5/1/5/4/5154246/pensamiento_visible.pdf

Tishman, S., Perkins, D., & Jay, E. (2006). Un aula para pensar: aprender y enseñar en una cultura de pensamiento. Aique Grupo Editor.

Tobón, S., Martínez, J., Valdez, E., & Quiriz, T. (2018). Prácticas pedagógicas: análisis mediante la cartografía conceptual. Revista Espacios, 39(53), 1-16. http://www.revistaespacios.com/cited2017/cited2017-31.html

Villamizar, E., Montero, M., González, M., & Castillo, M. (2019). Mejorando los niveles de comprensión en química a partir del enfoque de la enseñanza para la comprensión. Conocimiento Educativo, (6), 37-51. https://doi.org/10.5377/ce.v6i0.8040

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.