Dissertação filosófica, uma estratégia didática entre o escritural y o oral
Resumo
O campo da didática da filosofia tem estado abalizado por diferentes posições que se movimentam entre o teórico e o prático, neste texto tenta-se retomar a estratégia dissertação filosófica desde o âmbito prático, reconstruindo os postulados do professor Miguel Gómez Mendoza, mas além disso, propõe-se uma dissertação oral, baseando-se nas práticas educativas e no âmbito argumentativo que defende a filosofia.Palavras-chave
Filosofia, didática da filosofia, dissertação filosófica, estratégia educativa.
Referências
- Cerletti, Alejandro (2005). “Enseñar filosofía. De la pregunta filosófica a
- la propuesta metodológica”. Revista Novedades Educativas, 17(169):
- -14.
- Durkeim, Émile. (1979). Educación y sociología. Bogotá: Linotopo.
- Estrada Gallego, Fernando. (1998). Argumentación filosófica y lenguaje.
- Colombia, Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.
- Gómez Mendoza, Miguel Ángel. (2003). Introducción a la didáctica de la
- filosofía. Pereira: Papiro.
- Gómez Mendoza, Miguel Ángel. (2005). Didáctica de la disertación en la
- enseñanza de la filosofía: Métodos y procedimientos. Bogotá: Magisterio.
- Gómez Pardo, Rafael. (2007). “La disertación filosófica: metodología para
- el aprendizaje de las competencias interpretativa, argumentativa y
- propositiva en filosofía”. Itinerario Educativo, 49: 69-82. Revista de la
- Facultad de Educación de la Universidad de San Buenventura, Bogotá.
- Litwin, Edith. (2009). La evaluación campo de controversias y paradojas o un nuevo lugar para la buena enseñanza.
- Nussba um, Martha. (2010). Sin fines de lucro. Madrid: Katz.
- Ong, Walter. (1987). Oralidad y escritura: tecnologías de la palabra. México:Fondo de Cultura Económica.
- Salazar Bondy, A. (1967). Didáctica de la filosofía. Lima: Arisca.
- Splitter, Laurence. (1995). La otra educación: Filosofía para niños y la
- comunidad de indagación. Buenos Aires, Argentina: Magisterio.
- Zuleta, Estanislao. (2001). Educación y Democracia: Un campo de combate. Medellín: Hombre Nuevo.
- Zuluaga, Olga Lucía. (1998). “Pedagogía, didáctica y enseñanza”. Educación y Cultura, 14: 10-15. Bogotá: Fecode.
Downloads
Não há dados estatísticos.