Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O trabalho colaborativo como estratégia didática para a produção de textos

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as percepções dos professores de língua espanhola sobre a importância da implementação do trabalho colaborativo como estratégia didática para a produção de textos. Uma sequência foi desenhada para tratar a escrita a partir de uma abordagem colaborativa e para refletir sobre o papel dos professores e alunos neste processo. Participaram 22 professores de instituições educacionais da província de Concepción, Chile. A metodologia utilizada foi de desenho misto, com uma abordagem descritiva. Uma diretriz de observação, um questionário fechado e um roteiro para o grupo focal foram usados como instrumentos. Nos resultados, por um lado, destaca-se o valor do trabalho colaborativo como uma estratégia que promove o papel ativo dos estudantes
e fomenta seu desenvolvimento cognitivo e metacognitivo, pois lhes permite abordar o conhecimento a partir da prática e, por outro lado, a participação ativa no processo de aprendizagem. Embora a estratégia para a educação dos estudantes seja valorizada, há uma forte crítica ao processo de produção escrita e à forma de trabalhar na construção coletiva com os estudantes.

Palavras-chave

escrita, estratégia didática, metacognição, metodologia colaborativa

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Apaydin, M., & Hossary, M. (2017). Achieving metacognition through cognitive strategy instruction. International Journal of Educational Management, 31(6), 696-717.
https://doi.org/10.1108/IJEM-05-2016-0130

Ávalos, B. (2016). El trabajo colaborativo docente puede ser potente para el aprendizaje y
desarrollo profesional [Seminario]. Mejorando las prácticas docentes en Matemáticas y Ciencias. Sala Zócalo - Centro de Investigación Avanzada en Educación de la Universidad de Chile (CIAE), Santiago, Chile.

Bañales, G., Ahumada, S., Martínez, R., Martínez, M., & Messina, P. (2018). Investigaciones
de la escritura en la educación básica en Chile: revisión de una década (2007-2016).
RLA. Revista de lingüística teórica y aplicada, 56(1), 59-84.
https://dx.doi.org/10.4067/S0718-48832018000100059

Bisquerra, R. (2009). Metodología de la investigación educativa. La Muralla.

Carr, A., Gilmore, G., & Cacciattolo, M. (2015). Case writing for collaborative practice in education studies. Qualitative Research Journal, 15(2), 121-134.
https://doi.org/10.1108/QRJ-01-2015-0005

Cisternas-León, T. (2016). Profesores principiantes de educación básica: dificultades de la
enseñanza en contextos escolares diversos. Estudios Pedagógicos, 42(4), 31-48.
https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000500003

Downing, K., Ning, F., & Shin, K. (2011). Impact of problem‐based learning on student experience and metacognitive development. Multicultural Education & Technology Journal, 5(1), 55-69. https://doi.org/10.1108/17504971111121928

Estrada, M., Monferrer, D., & Moliner, M. (2016). El aprendizaje cooperativo y las habilidades socio-emocionales: una experiencia docente en la asignatura técnicas de ventas. Formación Universitaria, 9(6), 43-62. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062016000600005

Ferrari, L., & Bassa, L. (2017). Escritura colaborativa y actividad metalingüística. Traslaciones,
4(8), 121-142. http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/traslaciones/article/view/1065

García, S., & Martínez, C. (2014). La importancia de las habilidades cognitivo-lingüísticas
asociadas al estudio de la astronomía desde la perspectiva del profesorado. Enseñanza
de las Ciencias, 32(1), 179-197. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/
v32-n1-garcia-barros-martinez-losada

García-Medina, R., & García-Fernández, J. (2015). Cooperar para enseñar, aprender cooperativamente. REIRE: Revista D’innovació i Recerca en Educació, 8(2), 230-241.
https://doi.org/10.1344/reire2015.8.28217

Gibbs, G. (2012). El análisis de datos cualitativos en investigación cualitativa. Morata.
Hernández, I., Recalde, J., & Luna, J. (2015). Estrategia didáctica: una competencia docente
en la formación para el mundo laboral. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos,
11(1), 73-94. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=134144226005

Hernández, R., & Infante, M. (2016). El método de enseñanza-aprendizaje de trabajo
independiente en la clase encuentro: recomendaciones didácticas. Revista de Pedagogía,
37(101), 215-231. https://www.redalyc.org/pdf/659/65950543011.pdf

Hernández-Carrera, R. (2014). La investigación cualitativa a través de entrevistas: su
análisis mediante la teoría fundamentada. Cuestiones Pedagógicas, 23, 187-210.
http://dx.doi.org/10.12795/CP

Imbernón, F. (2019). La formación del profesorado de educación secundaria: la eterna
pesadilla. Profesorado, 23(3), 151-163. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.9302

Kotuła, K. (2016). Une première expérience d’écriture collaborative – Enjeux et défis de
co-création des textes selon la perspective des membres d’un groupe nouvellement
constitué. Alsic, 19(2). https://doi.org/10.4000/alsic.2957

Lara, P., & Pulido, Ó. (2020). Escritura como práctica de sí y escuela rural. Praxis & Saber,
11(25), 21-45. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n25.2020.10480

Lomba, L., & Pino-Juste, M. (2017). Dificultades de los docentes en procesos de cambio y mejora en escuelas. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación,
Extraordinario, (5), 132-137. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2457

Martínez de Ojeda, D., & Méndez, A. (2017). El modelo TRIAL Classroom: percepción del
profesorado sobre su potencial desarrollo de las competencias del alumnado. Pulso, 40,
191-209.

Ministerio de Educación de Chile. (2013). Orientaciones técnicas para programas de
integración escolar. Mineduc.

Nordentoft, H., & Wistoft, K. (2012). Collaborative learning and competence
development in school health nursing. Health Education, 112(5), 448-464.
https://doi.org/10.1108/09654281211253452

Otzen, T., & Manterola, C. (2017). Técnicas de muestreo sobre una población a estudio.
International Journal of Morphology, 35(1), 227-232.
http://dx.doi.org/10.4067/S0717-95022017000100037

Perlado, I., Muñoz, Y., & Torrego, J. (2019). Implicaciones de la formación del profesorado
en aprendizaje cooperativo para la educación inclusiva. Profesorado, 23(4), 128-151.
https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i4.9468

Pimienta, J. (2012). Las competencias en la docencia universitaria. Preguntas frecuentes.
Pearson.

Schettini, P., & Cortazzo, I. (2016). Técnicas y estrategias en la investigación cualitativa. Edulp.
http://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/53686/Documento_completo__.
pdf?sequence=1#page=18

Tanner, K. (2012). Promoting student metacognition. CBE-Life Sciences Education, 11(2),
113-120. https://doi.org/10.1187/cbe.12-03-0033

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.