Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Práticas cinéfilas na escola média argentina: olhar, falar e transmitir o discurso do cinema

Resumo

O artigo visa contribuir para a reflexão sobre os vínculos entre escola e cinema. Parte-se da hipótese de que as formas de incorporação pedagógica do cinema de ficção na escola média argentina contemporânea estão relacionadas com as práticas dos professores como espectadores. Com este horizonte interpretativo, o texto revê definições e caracterizações dos fãs de cinéfilos e introduz um conceito de cinefilia entendido como uma forma de olhar e ver filmes, de refletir e falar sobre eles e de transmitir o discurso do cinema. Optando por estudos de casos como estratégia metodológica e com base nos testemunhos obtidos em entrevistas em profundidade com dois professores cinéfilos, o trabalho descreve conhecimentos e analisa práticas pedagógicas nas quais as relações entre cultura cinematográfica e cultura escolar parecem se desdobrar. Finalmente, recuperando a discussão sobre o potencial da experiência artística como uma alteridade da forma escolar, ele considera os casos estudados como possíveis, embora incertos, encontros com o cinema - e com a cinefilia-.

Palavras-chave

Escola, Professor, Cinema, Espectador, Prática pedagógica

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Abramowski, A. (2015). La escuela y su hacer con las imágenes. Educación, Cine y Fotografía [Clase no publicada]. FLACSO/Argentina.

Arfuch, L. (1995). La entrevista, una invención dialógica. Paidós.

Benasayag, A. (2012). El cine de ficción en la escuela argentina. Revisión histórica, hipótesis de trabajo y nuevas interrogantes. Revue Ensemble, 8(4), 1-13.

Benasayag, A. (2017). La hipótesis de la cinefilia docente. El cine de ficción en la escuela media argentina. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, 10(2), 56-78. https://doi.org/10.5902/1983734827504.

Benasayag, A. (2020). Discusiones en torno a la relación entre cine y escuela. De omisiones, reduccionismos y posibilidades en la experiencia argentina ante el itinerario del sistema educativo francés. Saberes y Prácticas, 5(2). http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/saberesypracticas/article/view/4007.

Bergala, A. (2007). La hipótesis del cine. Laertes.

Baecque de, A. & Frémaux, T. (1995). La cinéphilie ou l’invention d’une culture. Vingtième Siècle. Revue d’histoire, 46, 133-142. https://doi.org/10.2307/3771553.

Dussel, I. (2014). Usos del cine en la escuela: una experiencia atravesada por la visualidad. Estudos da Língua(gem), 12(1), 77-100. https://doi.org/10.22481/el.v12i1.1241.

Dussel, I., Ferrante, P., González, D., Benasayag, A., Montero, J., Laguzzi, G., Piracón, J., & Zampieri, D. (2011). Escuelas, jóvenes y saberes [Informe de investigación no publicado]. FLACSO/Argentina.

Jenkins, H. (2009). Fans, blogueros y videojuegos. La cultura de la colaboración. Paidós.

Jullier, L., & Leveratto, J. (2012). Cinéfilos y cinefilias. La marca.

Paladino, D. (2006). Qué hacemos con el cine en el aula. En I. Dussel, & D. Gutiérrez (Eds.), Educar la mirada: políticas y pedagogías de la imagen (pp. 135-144). Manantial.

Real Academia Española. (s. f.). Pasión. En Diccionario de la lengua española. Recuperado el 20 de octubre de 2020, de https://dle.rae.es/pasión.

Robnik, D. (2005). Mass Memories of Movies. En M. de Valck, & M. Hagener, (Eds.) Cinephilia. Movies, love and memory (pp. 55-64). Amsterdam University Press. https://doi.org/10.25969/mediarep/3685.

Serra, M. (2011). Cine, escuela y discurso pedagógico. Teseo.

Staiger, J. (2005). Media reception studies. New York University Press.

Valck de, M., & Hagener, M. (Eds.). (2005). Cinephilia. Movies, love and memory. Amsterdam University Press. https://doi.org/10.25969/mediarep/3685.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.