Participação estudantil em contextos rurais
Resumo
Nos diversos contextos rurais afetados pelo clientelismo e abandono, as comunidades
locais confiam suas esperanças de uma geração futura com maior consciência social e política
à escola — a única instituição formadora que opera continuamente naquelas áreas. A este
respeito, o artigo analisa os significados da participação escolar compartilhada por um grupo
de atores sociais ligados a três instituições de educação rural no Caribe colombiano. A pesquisa
foi concebida como um estudo etnográfico qualitativo utilizando três tipos de técnicas:
observação participante, entrevista individual semiestruturada e discussão em grupo de foco.
Os resultados mostram que na escola coexistem três fenômenos que problematizam tanto a
formação quanto a prática da participação estudantil: visões centradas no adulto, autoritarismo
e práticas repressivas. Conclui-se que, se a escola pretende contribuir para a formação de jovens
participativos, além de insistir nos mecanismos institucionais — única forma de exercer a
democracia —, é necessário reconsiderar as formas autênticas em que eles manifestam seu
protagonismo e participação.
Palavras-chave
educação rural, participação estudantil, estudante do ensino médio, pesquisa pedagógica, etnografia
Referências
- Alvarado-Espina, E. (2018). Una aproximación crítico-contextual al declive de la democracia en la era
- neoliberal. Revista Española de Ciencia Política, (47), 69-91. https://doi.org/10.21308/recp.47.03 DOI: https://doi.org/10.21308/recp.47.03
- Apel, K. (1986). Estudios éticos. Alfa.
- Ascorra, P., López, V., & Urbina, C. (2016). Participación estudiantil en escuela chilenas con buena y mala
- convivencia escolar. Revista de Psicología, 25(2), 1-18. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2016.44686 DOI: https://doi.org/10.5354/0719-0581.2016.44686
- Bakunin, M. (1995). Escritos de filosofía política. Altaya
- Belavi, G., Flores, C., Guiral, C., & Türk, Y. (2021). La democracia en los centros educativos españoles: concepciones de docentes y estudiantes. Revista Fuentes, 23(2), 244-253. https://doi.org/10.12795/ DOI: https://doi.org/10.12795/revistafuentes.2021.15375
- revistafuentes.2021.15375
- Berger, P., & Luckmann, T. (2015). La construcción social de la realidad. Amorrotu.
- Bolívar, A. (2016). Educar democráticamente para una ciudadanía activa. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 5(1), 69-87. https//doi:10.15366/riejs2016.5.1 DOI: https://doi.org/10.15366/riejs2016.5.1
- Calduch, I., Llanes, J., Montané, A., & Méndez-Ulrich, J. (2020). Gobernanza y universidad: estudio iberoamericano sobre la participación estudiantil en las instituciones de educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, 83(1), 187-209. https://doi.org/10.35362/rie8313839 DOI: https://doi.org/10.35362/rie8313839
- Camps, V., & Giner, S. (2014). Manual de civismo. Ariel.
- Carvajal, R. (2016). Libertad positiva y capacidad política en democracia a partir del enfoque de capacidades de Amartya Sen. Revista Pensamiento, 72(274), 1103-1117. https://doi.org/10.14422/pen.v72.i274.y2016.002 DOI: https://doi.org/10.14422/pen.v72.i274.y2016.002
- Chaux, E. (2012). Educación, convivencia y agresión escolar. Taurus; Uniandes Ciudadanía. http://dx.doi. DOI: https://doi.org/10.7440/2012.62
- org/10.7440/2012.62
- Cortina, A. (1993). Ética aplicada y democracia radical. Tecnos.
- Cortina, A. (2007). Ética de la razón cordial. Educar en la ciudadanía del siglo XXI. Nobel.
- Fernández, A., & Salmerón-Manzano, E. (2019). Los derechos civiles: tendencias en la investigación mundial. En A. Fernández, G. Luiz, & E. Fernandes (Orgs.), Instituciones político-jurídicas y DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1dp0vzz.10
- desarrollo sostenible (pp. 86-104). Congreso Euroamericano de Dereito e Política.
- Fernández, J., & Quingaísa, E. (2021). Trayectorias y aspiraciones de jóvenes rurales en territorios en
- transformación: el caso de zonas rurales de Cayambe, Ecuador. Revista de Estudios sobre Despoblación
- y Desarrollo Rural, (32), 157-188. https://doi.org/10.4422/ager.2021.11
- Figueroa-Céspedes, I., & Yañez-Urbina, C. (2020). Voces y culturas estudiantiles en la escuela: una reflexión teórico-metodológica desde procesos de autoexploración de barreras a la inclusión educativa. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 14(1), 109-126. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782020000100109 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-73782020000100109
- Francisco de, A. (2007). Ciudadanía y democracia. Un enfoque republicano. Catarata.
- Garcés, J. (2017). El reto de las escuelas democráticas modernas. El caso colombiano. Diálogos sobre
- Educación. Temas Actuales en Investigación Educativa, 8(15), 1-15. https://doi.org/10.32870/dse. DOI: https://doi.org/10.32870/dse
- v0i15.567
- Geertz, C. (1992). La interpretación de las culturas. Gedisa.
- Giner, S. (2007). La dignidad cívica. En J. Rubio, A. Salmerón, & M. Toscano (Coord.), Ética, ciudadanía y democracia (pp. 115 -141). Departamento de Filosofía. Universidad de Málaga.
- González, R., & Henríquez, E. (2016). Participación juvenil en espacios formales de deliberación política: entre el adultocentrismo y la reproducción del discurso adulto. Rupturas, 7(1), 125-147. https://doi.org/10.22458/rr.v7i1.1614 DOI: https://doi.org/10.22458/rr.v7i1.1614
- Habermas, J. (2005). Facticidad y validez. Trotta.
- Hernández, A., Gentile, A., & Herrera, I. (2020). Participación juvenil para el desarrollo rural: análisis de un caso cubano en cooperativas agrarias. Revista de Estudios Cooperativos, (137), 1-13. https://dx.doi.org/10.5209/reve.73864. DOI: https://doi.org/10.5209/reve.73864
- Hurtado, J. (2016). La participación democrática en Colombia: un derecho en evolución. Justicia Juris, 12(2), 59-76. https://doi.org/10.15665/rj.v12i2.1011 DOI: https://doi.org/10.15665/rj.v12i2.1011
- Larrondo, M. (2017). Participación y escolarización de la política: reflexiones sobre lo político en la escuela. Universitas, 15(26), 109-134. http://doi.org/10.17163/uni.n26.2017.04 DOI: https://doi.org/10.17163/uni.n26.2017.04
- Lay-Lisboa, S., & Montañés, M. (2018). De la participación adultocéntrica a la disidente: la otra participación infantil. Psicoperspectivas, 17(2), 1-12. https://doi.org/10.5027/psicoperspectivasvol17-issue2-fulltext-1176 DOI: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol17-Issue2-fulltext-1176
- Macpherson, C. (2003). La democracia liberal y su época. Alianza.
- Midaglia, C. (2001). La ciudadanía social en debate. En Gioscia, L. (Comp.). Ciudadanía en tránsito: perfiles para el debate (pp. 173-189). Ediciones de la Banda Oriental.
- Ministerio de Educación Nacional. (1979, 14 de septiembre). Decreto 2277 de 1979. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-103879_archivo_pdf.pdf
- Ministerio de Educación Nacional. (2002, 19 de junio). Decreto 1278 de 2002. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-86102_archivo_pdf.pdf
- Meza, K., & Ramos, A. (2021). Estilos de liderazgo del director educativo. Revista Peruana de Investigación
- e Innovación Educativa, 1(1), 19-23. https://dx.doi.org/10.15381/rpiiedu.v1i1.20670 DOI: https://doi.org/10.15381/rpiiedu.v1i1.20670
- Oraison, M. (2016). La Participación como Generadora y Garante de Democracia y Ciudadanía. Revista
- Internacional De Educación Para La Justicia Social, 5(1). https://revistas.uam.es/riejs/article/
- view/4345
- Rovira-Rubio, R., & Montoya-Castaño, M. (2021). Acción colectiva juvenil rural: resistencia y re-existencia en tiempos de posacuerdo (Riosucio, Colombia). Revista Latinoamericana de Ciencias
- Sociales, Niñez y Juventud, 19(1), 1-27. https://dx.doi.org/10.11600/rlcsnj.19.1.4626 DOI: https://doi.org/10.11600/rlcsnj.19.1.4626
- Stojnic, L. (2016). Participación escolar y percepción sobre el poder para incidir en la arena pública: el caso de un grupo de estudiantes peruanos graduados de la educación secundaria. Revista Peruana de Investigación Educativa, (8), 101-126. DOI: https://doi.org/10.34236/rpie.v8i8.69
- Vasilachis, D. (2019). Estrategias de investigación cualitativa: volumen II. Gedisa.
- Von Zuben, N., & Gallo, S. (2008). Filosofía, política y educación: sobre la libertad. En G. Hoyos (Ed.), Filosofía de la educación (pp. 179-206). Trotta.