Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Exploração dos conhecimentos matemáticos dos pescadores da baía de Puerto Montt, Chile

Resumo

O potencial de reconhecer e utilizar a matemática de diferentes práticas culturais de cada país é destacado no Programa Etnomatemática, a fim de fortalecer seu ensino e aprendizagem. Em países como o Chile, muitos habitantes se dedicam à pesca. Contudo, o potencial desta
prática para abordar o aprendizado matemático proposto no currículo nacional não tem sido estudado. Visando a explorar os conhecimentos matemáticos dos pescadores da baía de Puerto
Montt, Chile, e seguindo uma metodologia qualitativa com uma abordagem etnográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete pescadores desta área. Os dados foram analisados segundo uma análise temática. Os resultados mostram que os pescadores possuem
conhecimentos matemáticos associados à maioria dos eixos que integram o currículo
nacional de matemática na educação básica quanto ao estudo da medição (convencional e não convencional), localização (orientação espacial), contagem, modelagem (relações entre variáveis e conversões), e estimação (de medidas e quantidade), entre outros. Finalmente,
algumas diretrizes são propostas sobre como vincular este conhecimento ao currículo nacional.

Palavras-chave

matemática, pesca marítima, cultura tradicional, programa de estudos, ensino básico

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

  • Aroca, A. (2012). Las formas de orientación espacial de los pescadores de Buenaventura, Colombia. Revista UDCA Actualidad & Divulgación Científica, 15(2), 457-465. https://doi.org/10.31910/rudca.v15.n2.2012.847 DOI: https://doi.org/10.31910/rudca.v15.n2.2012.847
  • Aroca, A. (2013). Los escenarios de exploración en el Programa de Investigación en Etnomatemáticas. Educación matemática, 25(1), 111-131.
  • Aroca, A. (2016). La definición etimológica de Etnomatemática e implicaciones en Educación Matemática. Educación matemática, 28(2), 175-195. DOI: https://doi.org/10.24844/EM2802.07
  • Aroca, A. (2018). Etnografía del saber matemático de los pescadores de Buenaventura, Pacífico colombiano:
  • Elementos para una educación matemática contextualizada. Universidad del Atlántico. http://
  • investigaciones.uniatlantico.edu.co/omp/index.php/catalog/catalog/book/30
  • Bishop, A. (1999). Enculturación matemática. La educación matemática desde una perspectiva cultural. Paidós
  • Braun, V., & Clarke, V. (2006). Utilizando el análisis temático en psicología. Investigación Cualitativa en
  • Psicología, 3(2), 77-101.
  • Castro, Á., Rodríguez-Nieto, C., Aravena, L., Loncomilla, A., & Pizarro, D. (2020). Nociones matemáticas
  • evidenciadas en la práctica cotidiana de un carpintero del sur de Chile. Revista Científica, 39(3), 278-295. https://doi.org/10.14483/23448350.16270 DOI: https://doi.org/10.14483/23448350.16270
  • Castro, E., Castro, E., Rico, L., & Segovia, I. (1989). Estimación en cálculo y medida. Síntesis.
  • Chieus, G. (2009). A braça da rede, uma técnica caiçara de medir. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 2(2), 4-17.
  • D’Ambrosio, U. (2001). Ethomathematics. Link between traditions and modernity. Unicamp.
  • D’Ambrosio, U. (2014). Las bases conceptuales del Programa Etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 100-107.
  • D’Ambrosio, U. (2016). Etnomatemática — Elo entre as tradições e a modernidade. Autêntica.
  • Fuentes, C. (2014). Descolonizando la escuela: ¿es posible llevar la etnomatemática al aula? Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 222-244.
  • Gavarrete, M. (2015). Etnomatemáticas indígenas y formación docente: una experiencia en Costa Rica a
  • través del modelo MOCEMEI. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8(2), 136-176.
  • Gavarrete, M., & Albanese, V. (2015). Etnomatemáticas de signos culturales y su incidencia en la formación de maestros. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8(2), 299-315.
  • Gerdes, P. (2013). Da etnomatemática a arte — Design e matrizes cíclicas. Autêntica.
  • Google Earth. (s. f). [Mapa de la bahía de Puerto Montt]. Recuperado el 26 de enero de 2022.
  • Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6ª ed.). McGraw Hill.
  • Knijnik, G. (2014). Etnomatemáticas en movimiento: perspectiva etnomatemática, sus formulaciones teóricas y ejemplificaciones. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 7(2), 119-131.
  • Ministerio de Educación de Chile. (2012). Bases curriculares primero a sexto básico. https://www.curriculumnacional.cl/614/articles-22394_bases.pdf
  • Muñoz, B., & Ninette, K. (2019). Etnomatemática: un concepto inexistente en nuestra educación nacional [Tesis de pregrado, Universidad del Bío-Bío]. Repositorio Digital, Sistema de Bibliotecas Universidad
  • del Bío-Bío. http://repobib.ubiobio.cl/jspui/handle/123456789/2922
  • Oliveras, M., & Godino, J. (2015). Comparando el programa etnomatemático y el enfoque ontosemiótico: un esbozo de análisis mutuo. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 8(2), 432-449.
  • Paternina-Borja, Ó., Muñoz-Granados, N., Pacheco-Muñoz, E., & Aroca-Araújo, A. (2020). Simetrías inmersas en el proceso de la elaboración de la máscara del torito de Galapa. Revista de Investigación Desarrollo e Innovación, 11(1), 141-157. https://doi.org/10.19053/20278306.v11.n1.2020.11689 DOI: https://doi.org/10.19053/20278306.v11.n1.2020.11689
  • Peña, P. (2014). Etnomatemáticas y currículo: una relación necesaria. Revista Latinoamericana de
  • Etnomatemática, 7(2), 170-180.
  • Rey, M., & Aroca, A. (2011). Medición y estimación de los albañiles, un aporte a la educación matemática.
  • Revista UDCA Actualidad & Divulgación Científica, 14(1), 127-135.
  • Rodríguez-Nieto, C. (2020). Explorando las conexiones entre sistemas de medidas usados en prácticas cotidianas en el municipio de Baranoa. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, (11), 1-31. https://doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v11i0.857 DOI: https://doi.org/10.33010/ierierediech.v11i0.857
  • Rodríguez-Nieto, C., Aroca, A., & Rodríguez-Vásquez, F. (2019). Procesos de medición en una práctica artesanal del Caribe colombiano. Un estudio desde la etnomatemática. Revista Latinoamericana de
  • Etnomatemática, 12(4), 61-88. https://doi.org/10.22267/relatem.19124.36
  • Rodríguez-Nieto, C., Mosquera, G., & Aroca, A. (2019). Dos sistemas de medidas no convencionales en la pesca artesanal con cometa en Bocas de Ceniza. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 12(1), 6-24. DOI: https://doi.org/10.22267/relatem.19124.36
  • Rosa, M., & Orey, D. (2010). Ethnomodeling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, 1(3), 58-67.
  • Salas, S., Godino, J., & Oliveras, M. L. (2015). Números mapuches en el currículo de la lengua
  • mapuzugun en la educación básica chilena. Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas
  • Socioculturales de la Educación Matemática, 8(2), 194-213.
  • Sánchez, E. (2013). Razones, proporciones y proporcionalidad en una situación de reparto: una mirada desde la teoría antropológica de lo didáctico. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática
  • Educativa, 16(1), 65-97.
  • Subsecretaría de Pesca y Acuicultura de Chile. (2013a). Diagnóstico del Estado y Tendencias de la Pesca Artesanal en Chile. https://www.subpesca.cl/portal/618/articles-80136_recurso_1.pdf
  • Subsecretaría de Pesca y Acuicultura de Chile. (2013b). Propuesta de Política Pública de Desarrollo Productivo para la Pesca Artesanal. https://www.subpesca.cl/portal/618/articles-80500_recurso_1.
  • pdf
  • Umbara, U., Wahyudin, W., & Prabawanto, S. (2021). Exploring Ethnomathematics with Ethnomodeling Methodological Approach: How Does Cigugur Indigenous People Using Calculations to Determine
  • Good Day to Build Houses. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 17(2). https://doi.org/10.29333/ejmste/9673 DOI: https://doi.org/10.29333/ejmste/9673

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.