Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A educação tradicional devorada pela internet e pelas redes sociais

Resumo

A educação em nosso continente tem sido invariavelmente deficiente. Tem sido marcada pela implementação de currículos antigos, obsoletos, desleixados, improvisados e, no melhor dos casos, experimentais, e a isto devemos acrescentar que, pelo menos no México, a educação tem sido marcada por um sindicalismo desonesto e corrupto, que só se enriqueceu às custas do tesouro nacional e nunca trabalhou para melhorar a educação. Neste sentido, pensar a educação e seus processos atuais ajuda a repensar tanto as condições quanto as metodologias utilizadas pela educação tradicional, forçada a mudar devido aos processos atuais, e ainda mais devido à pandemia da COVID-19. Para este fim, algumas ideias de autores contemporâneos que refletem sobre novas tecnologias (Costa, 2021; Harari, 2021; e outros) podem nos ajudar a entender a questão, mostrando, simultaneamente, uma auréola de incerteza e expectativas para tudo o que a pós-pandemia nos deixou, mas também para as novas transformações que estão por vir.

Palavras-chave

educação, fracasso, internet, redes sociais, COVID-19

PDF (Español) EPUB (Español) HTML (Español) XML (Español)

Referências

  1. Arnau, J. (2020, marzo 31). La hora de la filosofía. El País. https://elpais.com/cultura/2020/03/31/babelia/1585676259_109937.html
  2. CAF. (2021, marzo 24). Educación en pandemia: ¿un año perdido para América Latina? CAF. Banco de Desarrollo de América Latina. https://www.caf.com/es/actualidad/noticias/2021/03/educacion-en-pandemia-un-ano-perdido-para-america-latina/
  3. Chayka, K. (2022, junio 4). How the Internet Turned Us Into Content Machines. The New Yorker. https://www.newyorker.com/culture/infinite-scroll/how-the-internet-turned-us-into-content-machines
  4. Constante, A. (2021). La educación en tiempos de internet, en Ana Valle y Marco A. Jiménez, Innovación educativa, entre tecnología y cultura, Fides Ediciones, Puebla, México.
  5. Constante, A. (2022). Cómo educar en tiempos de coronavirus. Perfiles educativos, XLII(170). https://www.redalyc.org/journal/132/13271692019/movil/
  6. Costa, F. (2021). Tecnoceno: Algoritmos, biohackers y nuevas formas de vida. Taurus.
  7. De las Heras, P. (2022, mayo 5). La pandemia ha despertado la exigencia de una vida verdadera. Ethics. https://ethic.es/2022/05/francois-jullien-entrevista-de-vera-vita/
  8. Eco, U. (2018, enero 26). Disculpe, pero en la época de Internet, usted, ¿para qué sirve? Otras Voces en Educación. http://otrasvoceseneducacion.org/archivos/265775
  9. Ferrer, C. (2022, junio 17). Tecnoceno: virtualidad, política y biología. Propuestas para no perder el control. Revista Anfibia. https://www.revistaanfibia.com/tecnoceno-propuestas-para-no-perder-el-control/
  10. Harari, Y. N. (2021, febrero 25) Lessons from a year of Covid, Financial Times. https://www.ft.com/content/f1b30f2c-84aa-4595-84f2-7816796d6841?fbclid=IwAR3NiOxyh6b3I5vumannQRtlOQey5085WQmewwX92rARD2CJQ-oRqdfUwoQ
  11. Innovayaccion. (2022). Los analfabetos del S. XXI: una reflexión sobre el lifelong learning. Innovayaccion. https://innovayaccion.com/blog/los-analfabetos-del-sxxi-una-reflexion-sobre-el-lifelong-learning
  12. Lewis-Kraus, G. (2022, junio 3). How Harmful Is Social Media? The New Yorker. https://www.newyorker.com/culture/annals-of-inquiry/we-know-less-about-social-media-than-we-think
  13. Limón, R. (2022, junio 2). Ya llega el Wifi 7: cuatro veces más veloz, mucho más capaz, respuesta inmediata y más estable y eficiente. El País. https://elpais.com/tecnologia/2022-06-03/ya-llega-el-wifi-7-cuatro-veces-mas-veloz-mucho-mas-capaz-respuesta-inmediata-y-mas-estable-y-eficiente.html#?rel=lom
  14. Meyer, L. (2020, febrero 25) Educación de ayer para la sociedad del mañana. Ethics. https://ethic.es/2020/02/educacion-de-ayer-para-la-sociedad-del-manana/
  15. Musons, J. (2021). Reinventar la escuela, Una brújula para familias y educadores para comprender la educación del siglo XXI, Arpa & Alfil Editores.
  16. Organización de Naciones Unidas (ONU). (2020, marzo 26). Más de 156 millones de estudiantes están fuera de la escuela en América Latina debido al coronavirus. Noticias ONU. https://news.un.org/es/story/2020/03/1471822
  17. Ordorica, A. P. (2021, febrero 26). La catástrofe educativa ante el COVID-19 en México. The Washington Post. https://www.washingtonpost.com/es/post-opinion/2021/02/25/regreso-a-clases-escuelas-mexico-covid-19/
  18. Plaza López, J. (2020, mayo 15). La educación presencial es insustituible. Así de rotundo. El País. https://elpais.com/retina/2020/05/15/tendencias/1589526067_837410.html
  19. ¿Qué es un LMS? (2020). https://sites.google.com/site/portafolioabbyfraust/contenido
  20. Strate, L. (2012). El medio y el mensaje de McLuhan. Infoamérica, 7(8), 61-79. https://www.infoamerica.org/icr/n07_08/strate.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.