Perspectivas multimetodológicas de pesquisas em educação científica: Uma revisão a partir de dimensões paradigmáticas
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as contribuições de pesquisas a partir de perspectivas multimetodológicas e dimensões paradigmáticas, visando promover estudos sinérgicos e sistêmicos na área de educação científica. O tipo de pesquisa proposto foi misto, de uma concepção não experimental e nível transversal descritivo, por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL), utilizando estudos epistemológicos e protocolos de meta-análise conforme PRISMA em diferentes fontes de dados
internacionais entre 2000 e 2020. A qualidade geral (Cg) da busca foi obtida com um índice de confiança de 95%, por meio de uma lista de verificação do PRISMA e instrumento de avaliação dos itens das publicações. Os resultados obtidos apontam para um relato insuficiente de pesquisas multimetodológicas a partir das dimensões paradigmáticas ontológicas, epistemológicas, metodológicas e tecnológicas. As vinte
e duas publicações primárias são principalmente teóricas, o que significa que utilizam metodologias que requerem maior validação empírica para serem aceitas. A partir desses resultados, abre-se um panorama importante para futuras pesquisas nesse campo, permitindo a consolidação da construção de uma teoria substantiva que explicita novas formas de pesquisa em educação científica, visto que, devido à sua natureza complexa, geralmente não encontram respostas satisfatórias a partir de abordagens individuais.
Palavras-chave
pesquisa educacional, dimensões paradigmáticas, Educação Científica, metodologias, paradigmas, revisão sistemática
Biografia do Autor
Danny Lorduy
https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000097768
Referências
- Adúriz-Bravo, A. (2022). La Didáctica específica de las ciencias naturales y la construcción de la ciencia escolar. In J. Bernik, V. Baraldi, O. Lossio, & V. Luna (Eds.), Conversaciones entre la enseñanza y el campo didáctico (pp. 10–23). Ediciones UNL Ciencia y Tecnología.
- Aiello, M. (2004). Concepciones epistemológicas del docente y su incidencia en la enseñanza de las ciencias. Revista Colombiana de Educación, 47. https://doi.org/10.17227/01203916.5520 DOI: https://doi.org/10.17227/01203916.5520
- Aldana, G. M. (2017). Complementariedad metodológica en la investigación social. Una propuesta de integración. Pedagogía y Saberes, 0(26), 51.56. https://doi.org/10.17227/01212494.26pys51.56 DOI: https://doi.org/10.17227/01212494.26pys51.56
- Amador-Rodríguez, R., & Adúriz-Bravo, A. (2021). ¿Qué naturaleza de la ciencia se presenta en los libros de química para la educación secundaria en América Latina? Ensenanza de Las Ciencias, 39(3), 11–31. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3272 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3272
- Bisquerra, R. (2019). Metodología de la investigación educativa (6 ed.). La Muralla, Madrid.
- Blanco, N., & Pirela, J. (2022). La complementariedad metodológica : Estrategia de integración de enfoques en la investigación social. Espacios Públicos, 18(45), 97–111. https://espaciospublicos.uaemex.mx/article/view/19296
- Contreras, N. (2020). Pensamiento sobre la formación ciudadana en estudiantes universitarios, dimensiones para la construcción de un cuestionario. Estudios Pedagogicos, 46(3), 73–91. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000300073 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000300073
- Creswell, J. W., & Poth, C. N. (2016). Qualitative inquiry and research design: Choosing among five approaches. Sage publications.
- Cronenberg, S. (2020). Paradigm Parley: A Framework for the Dialectic Stance. Journal of Mixed Methods Research, 14(1), 26–46. https://doi.org/10.1177/1558689818777925 DOI: https://doi.org/10.1177/1558689818777925
- Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (1994). The field of qualitative research. In Handbook of Qualitative Research (pp. 1–17). SAGE. https://ci.nii.ac.jp/naid/10019607065
- Feyerabend, P. (1986). Tratado contra el méttodo: Esquema de una teoría anarquista del conocimiento. Editorial Tecnos, S.A.
- Garduño, E. (2020). Rutas de aprendizaje en la inducción, ingreso y seguimiento de un proceso de formación. Revista Educación, 44(2), 35. https://doi.org/10.15517/revedu.v44i2.38859 DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v44i2.38859
- González-Felipe, M. E., Aguirre-Pérez, C., Toledano, R. M., Cézar, R. F., & Vázquez-Moliní, A. (2019). Diseño e implementación de una propuesta didáctica plurimetodológica para introducir el enlace químico en 3o Curso de Educación Secundaria Obligatoria. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, 18(1), 40–55.
- Guba, E., & Lincoln, Y. (2011). Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences, revisited. The Sage handbook of qualitative research.
- Herrera, D. (2017). Fenomenología y Hermenéutica. Revista Folios, 17, 7. https://doi.org/10.17227/01234870.17folios7.18 DOI: https://doi.org/10.17227/01234870.17folios7.18
- Hesse-Biber, S. (2012). Weaving a Multimethodology and Mixed Methods Praxis Into Randomized Control Trials to Enhance Credibility. Qualitative Inquiry, 18(10), 876–889. https://doi.org/10.1177/1077800412456964 DOI: https://doi.org/10.1177/1077800412456964
- Krippendorff, K., & Bock, M. A. (2009). The Content Analysis Reader. Sage Publications.
- Lengyel, Z. M. (2020). Círculo hermenéutico en comprensión: Sobre un vínculo original entre Hermenéutica y Lógica en el diálogo Heidegger–Gadamer. Andamios, Revista de Investigación Social, 17(43), 117–136. https://doi.org/10.29092/uacm.v17i43.767 DOI: https://doi.org/10.29092/uacm.v17i43.767
- Lim, W. Y., So, H. J., & Tan, S. C. (2010). eLearning 2.0 and new literacies: Are social practices lagging behind? Interactive Learning Environments, 18(3), 203–218. https://doi.org/10.1080/10494820.2010.500507 DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2010.500507
- Lorduy, D. J. (2020). Estudio del triplete químico en la enseñanza y el aprendizaje de la Química Orgánica contextualizada. In repositorio.unicordoba.edu.co. https://repositorio.unicordoba.edu.co/handle/ucordoba/3528
- Lorduy, D. J., & Naranjo, C. P. (2020a). Percepciones de maestros y estudiantes sobre el uso del triplete químico en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Revista Científica, 39(3), 324–340. https://doi.org/10.14483/23448350.16427 DOI: https://doi.org/10.14483/23448350.16427
- Lorduy, D. J., & Naranjo, C. P. (2020b). Tecnologías de la información y la comunicación aplicadas a la educación en ciencias. Praxis & Saber, 11(27), e11177. https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n27.2020.11177 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v11.n27.2020.11177
- Martí, J. (2003). Del pluralisme metodològic als múltiples usos de la tècnica: la integració metodològica en la investigació-acció Joel Martí. Ddd.Uab.Cat, 1–14.
- Martínez, V. L. (2013). Paradigmas de investigación. Manual multimedia para el desarrollo de trabajos de investigación. Una visión desde la epistemología dialético crítca. In El proceso de investigación (pp. 1–11). https://doi.org/10.2307/j.ctvdf0m1v.6 DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvdf0m1v.6
- Mertens, D. M. (2007). Transformative Paradigm: Mixed Methods and Social Justice. Journal of Mixed Methods Research, 1(3), 212–225. https://doi.org/10.1177/1558689807302811 DOI: https://doi.org/10.1177/1558689807302811
- Mirembe, D. P., Lubega, J. T., & Kibukamusoke, M. (2019a). Leveraging Social Media in Higher Education: A Case of Universities in Uganda. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 22(1), 70–84. https://doi.org/10.2478/eurodl-2019-0005 DOI: https://doi.org/10.2478/eurodl-2019-0005
- Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., Estarli, M., Barrera, E. S. A., Martínez-Rodríguez, R., Baladia, E., Agüero, S. D., Camacho, S., Buhring, K., Herrero-López, A., Gil-González, D. M., Altman, D. G., Booth, A., … Whitlock, E. (2016). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Revista Espanola de Nutricion Humana y Dietetica, 20(2), 148–160. https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1 DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1
- Najmanovich, D. (2007). La complejidad: De los paradigmas a las figuras del pensar. In Emergence. Argentina, Universidad CAECE.
- Pinto, G., & Prolongo, M. L. (2018). Experiencias didácticas en el ámbito STEM: Investigación y Didáctica en Ciencia, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas.
- Pole, K. (2009). Diseño de metodologías mixtas. Una revisión de las estrategias para combinar metodologías cuantitativas y cualitativas. Revista Renglones, 52(33), 37–42.
- Ricoy, C. (2006). Contribución sobre los paradigmas de investigación. Educação : Revista Do Centro de Educação UFSM, 31(1), 11–22.
- Salazar, M. de L., & Sánchez, M. de L. (2018). Metodologías cualitativas desde los relatos de vida: un referente de análisis dialéctico entre los social e individual. Revista Cultura y Representaciones Sociales, 12(24), 391–415.
- Sandín, M. P. (2006). Investigación cualitativa en educación: fundamentos y tradiciones. Editorial Mcgraw Hill. México DF.
- Schoonenboom, J. (2018). Designing Mixed Methods Research by Mixing and Merging Methodologies: A 13-Step Model. American Behavioral Scientist, 62(7), 998–1015. https://doi.org/10.1177/0002764218772674 DOI: https://doi.org/10.1177/0002764218772674
- Shamseer, L., Moher, D., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., Altman, D. G., Booth, A., Chan, A. W., Chang, S., Clifford, T., Dickersin, K., Egger, M., Gøtzsche, P. C., Grimshaw, J. M., Groves, T., Helfand, M., … Whitlock, E. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (prisma-p) 2015: Elaboration and explanation. In BMJ (Online) (Vol. 349). BMJ Publishing Group. https://doi.org/10.1136/bmj.g7647 DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.g7647
- Shulman, L. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1–23. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411 DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
- Soriano, A. M. (2015). Diseño y validación de instrumentos de medición. Diá-Logos, 14, 19–42. https://doi.org/https://doi.org/10.5377/ dialogos.v0i14.2202 DOI: https://doi.org/10.5377/dialogos.v0i14.2202
- Taber, K. S. (2018). The Use of Cronbach’s Alpha When Developing and Reporting Research Instruments in Science Education. Research in Science Education, 48(6), 1273–1296. https://doi.org/10.1007/s11165-016-9602-2 DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-016-9602-2
- Thomas, W., & Znaniecki, F. (2006). El campesino polaco en Europa y América (2 Ed.). Centro de Investigaciones Sociológicas y Boletín Oficial del Estado, Edición de Juan Zarco. Madrid.
- Valdmann, A., Holbrook, J., & Rannikmäe, M. (2020). Defining teacher ownership: A science education case study to determine categories of teacher ownership. Journal of Baltic Science Education, 19(4), 657–674. https://doi.org/10.33225/jbse/20.19.659 DOI: https://doi.org/10.33225/jbse/20.19.659
- Valencia, I. J., & Correa, C. D. (2018). El mundo integral y complejo del sujeto de la educación. Alteridad, 13(2), 228–238. https://doi.org/10.17163/alt.v13n2.2018.06 DOI: https://doi.org/10.17163/alt.v13n2.2018.06
- Vasilachis De Gialdino, I. (2009). Los fundamentos ontológicos y epistemológicos de la investigación cualitativa. In Qualitative Social Research (Vol. 10, No. 2).
- Winne, P. H. (2019). Paradigmatic Dimensions of Instrumentation and Analytic Methods in Research on Self-Regulated Learning. In Computers in Human Behavior (Vol. 96, pp. 285–289). Elsevier Ltd. https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.03.026 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.03.026