Construindo a Didática das Ciências: Caminhos para uma Educação Científica Baseada em Evidências
Resumo
Este trabalho discute, primeiramente, a predominância do ensino tradicional ou transmissivonos sistemas educativos, que são frequentemente percebidos como naturais pelos professores. Em seguida, são apresentados três modelos de formação de professores de ciências e o papel do ensino de ciências em cada um deles. O artigo acompanha o processo que levou à consolidação da didática da ciência como uma disciplina emergente, em resposta às demandas de Toulmin: um conjunto específico de problemas, a existência de uma comunidade crítica, objetivos e ideais compartilhados, metodologias aceitas, e a evolução das populações conceituais e da mídia. Este contexto pode favorecer a formação de professores críticos, que fundamentem sua prática profissional no conhecimento e em evidências, em vez de se basearem apenas na experiência individual, promovendo assim uma educação científica crítica. Por fim, demonstra-se que o ensino de ciências se configura como um programa de pesquisa progressista, conforme o entendimento lakatosiano do termo.
Palavras-chave
formação de professores, ensino de ciências, pensamento crítico
Referências
- AAVV (1992). Curso de Actualización científica y didáctica, 5 vol., Ministerio de Educación y Ciencia
- Alonso, M. (1994). La evaluación en la enseñanza de la física como instrumento de aprendizaje. Tesis doctoral, Universitat de València
- Bunge, M. (1973). La investigación científica. Ariel.
- Caamaño, A. et al. (2011). Didáctica de la física y química. Graó.
- Cañal, P. (1990). El aprendizaje de la nutrición vegetal como cambio conceptual. Tesis doctoral, Universidad de Sevilla.
- Carballo, A. y Portero, M. (2018). Neurociencia y educación. Aportaciones para el aula. Graó.
- Carrascosa, J. (1987). Tratamiento didáctico, en la enseñanza de las ciencias, de los errores conceptuales. Tesis doctoral, Universitat de València. https://hdl.handle.net/10550/70836
- Carrascosa, J. y Domínguez, C. (2017). Problemas que dificultan una mejor utilización de la didáctica de las ciencias en la formación del profesorado y en la enseñanza secundaria. Revista Científica, 30(3), 167-180. https://doi.org/10.14483/23448350.12289 DOI: https://doi.org/10.14483/23448350.12289
- Dewey, J. (1945). Methods in Science Teaching. Science Education, 29, 119-123. https://doi.org/10.1002/sce.3730290303 DOI: https://doi.org/10.1002/sce.3730290303
- Driver, R. (1973). The representations of conceptual frameworks in young adolescents science students. PhD, University of Illinois.
- Duit, R. (2009). Bibliography: Students’ and teachers’ conceptions and science education (STCSE).
- https://archiv.ipn.uni-kiel.de/stcse/
- Duschl, R. (1990). Restructuring science education. Teacher College Press.
- Ezquerra, A. y Fernández-Sánchez, B. (2014). Análisis del contenido científico de la publicidad en la prensa escrita. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, 11(3), 275-289. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2884 DOI: https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2014.v11.i3.01
- Fox, D. J. (1981). El proceso de investigación en educación. EUNSA.
- Fraser, B. J. y Tobin, K. G. (1998). International Handbook of Science Education. Kluwer Academic Publishers. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-011-4940-2
- Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores.
- Furió, C. y Carnicer, J. (2002). El desarrollo profesional del profesor de ciencias mediante tutorías de grupos cooperativos. Estudio de ocho casos. Enseñanza de las Ciencias, 20(1), 47-73. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3979 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3979
- Gabel, D. L. (1994). Handbook of Research on Science Teaching and Learning. McMillan.
- Gené, A. (1986). Transformació dels treballs pràctics de Biologia: una proposta teòricament fonamentada. Tesis doctoral. Universitat de Barcelona.
- Gil, D. (1983). Tres paradigmas básicos en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las ciencias, 1(1), 26-33. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.5408 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.5408
- Gil, D., Carrascosa, J., Furió, C. y Martínez-Torregrosa, J. (1991). La enseñanza de las ciencias en la educación secundaria. Horsori.
- Guisasola, J. (1996). Currículo de electrostática para bachillerato. Tesis doctoral, Universidad de País Vasco.
- Harari, Y. N. (2014). Sapiens: De animales a dioses: Una breve historia de la humanidad. Debate.
- Jiménez-Aleixandre, M. P. (1990). Los esquemas conceptuales sobre la selección natural: análisis y propuestas para un cambio conceptual. Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid.
- Jiménez-Aleixandre, M. P. (Coord.), Caamaño, A., Oñorbe, A., Pedrinacci, A. y Pro, A. (2003). Enseñar Ciencias. Graó.
- Kahneman, D. y Tversky, A. (1972). Subjective probability: A judgment of representativeness. Cognitive Psychology. 3(3), 430-454 https://doi.org/10.1016/0010-0285(72)90016-3 DOI: https://doi.org/10.1016/0010-0285(72)90016-3
- Kuhn, T.S. (1971). La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica.
- Lakatos, I. (1983). La metodología de los programas de investigación científica. Alianza.
- Martín del Pozo, R. (1995). El conocimiento del cambio químico en la formación inicial del profesorado. Estudio de las concepciones disciplinares y didácticas de los estudiantes de magisterio. Tesis doctoral, Universidad de Sevilla.
- Martínez Terrades, F. (1998). La didáctica de las ciencias como campo específico de conocimiento. Tesis doctoral, Universitat de València.
- Martínez-Torregrosa, J. (1987). La resolución de problemas de física como investigación: un instrumento de cambio metodológico. Tesis doctoral, Universitat de València.
- Mellado, V. (1994). Análisis del conocimiento didáctico del contenido, en profesores de ciencias de primaria y secundaria en formación inicial. Tesis doctoral, Universidad de Sevilla. https://hdl.handle.net/11441/73236
- Oliva, J. M. (1994). Influencia de las variables cognitivas en la construcción de conocimientos en mecánica: un estudio empírico y un análisis computacional. Tesis doctoral, UNED.
- Payá, J. (1991). Los trabajos prácticos en la enseñanza de la física y química: un análisis crítico y una propuesta fundamentada. Tesis doctoral, Universitat de València.
- Perales, F. J. y Cañal, P. (Eds.) (2000). Didáctica de las ciencias experimentales. Teoría y práctica de la enseñanza de las ciencias. Marfil.
- Petit, M. F., Solbes, J. y Torres, N. (2021). El cine de ciencia ficción para desarrollar cuestiones sociocientíficas y el pensamiento crítico. Praxis & Saber, 12(29), e11550. https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11550 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v12.n29.2021.11550
- Porlán, R. (1993). Constructivismo y escuela. Hacia un modelo de enseñanza-aprendizaje basado en la investigación. Diada.
- Porlán, R. (1991). Teoría del conocimiento, teoría de la enseñanza y desarrollo profesional (las concepciones epistemológicas de los profesores). Tesis doctoral, Universidad de Sevilla. https://hdl.handle.net/11441/85207
- Pro, A. de (1984). Diseño, aplicación y evaluación de dos metodologías (Expositivo - Audiovisual y Experimental - Integrada) para la enseñanza de la física en un nivel elemental. Universidad de Sevilla. http://hdl.handle.net/11441/47887
- Pro, A. de (2009). ¿Qué investigamos sobre la didáctica de las ciencias experimentales en nuestro contexto educativo? Investigación en la escuela, 69, 45-60. https://doi.org/10.12795/IE.2009.i69.04
- Ramírez, L. (1990). La resolución de problemas de física y de química como investigación en la enseñanza media: un instrumento de cambio metodológico. Tesis doctoral, Universidad de Barcelona.
- Resnick, L.B. (1983). Mathematics and Science Learning: a new conception. Science, 220, 477-478. https://doi.org/10.1126/science.220.4596.477 DOI: https://doi.org/10.1126/science.220.4596.477
- Rocard, M., Csermely, P., Jorde, D., Lenzen, D., Walwerg-Henriksson, H. y Hemmo, V. (2007). Science education now: a renewed pedagogy for the future of Europe. European Commission. Community Research.
- Ruiz, H. (2023). Edumitos. International Science Teaching Foundation.
- Sanmartí, N. (1990). Dificultats en la comprensio de la diferenciacio entre els conceptes de mescla i compost. Universitat Autònoma de Barcelona.
- Sanmartí, N. (2002). Didáctica de las ciencias en la ESO. Síntesis.
- Schneegans, S., Lewis, J. y T. Straza (Eds.) (2021). Informe de Unesco sobre la ciencia: La carrera contra el reloj para un desarrollo más inteligente – Resumen ejecutivo. Unesco.
- Serramona, J. (1980). Investigación y estadística aplicadas a la educación. CEAC.
- Shulman, L. S. (1987). Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22. https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411 DOI: https://doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
- Solbes, J. (1986). La introducción de los conceptos básicos de física moderna. Tesis doctoral, Universitat de València. http://hdl.handle.net/10550/38080
- Solbes, J. (2009). Dificultadas de aprendizaje y cambio conceptual, procedimental y axiológico (II): nuevas perspectivas. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias, 6(2), 190-212.
- http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2009.v6.i2.02 DOI: https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2009.v6.i2.02
- Solbes, J. (2019). Cuestiones socio-científicas y pensamiento crítico: Una propuesta contra las pseudociencias. Tecné, Episteme y Didaxis, 46, 81-99. https://doi.org/10.17227/ted.num46-10541 DOI: https://doi.org/10.17227/ted.num46-10541
- Solbes, J., Domínguez, C. y Furió, C. (2011). Materials per a l’ensenyament i aprenentatge de la física i quimica. Publicacions de la Universitat de València. http://hdl.handle.net/10550/21429
- Solbes, J., Fernández, J., Domínguez, C., Cantó, J. y Guisasola, J. (2018). Influencia de la formación y la investigación didáctica del profesorado de ciencias sobre su práctica docente. Enseñanza de las ciencias, 36(1), 25-44. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2355 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2355
- Solbes, J., Furió, C., Gavidia, V. y Vilches, A. (2004). Algunas consideraciones sobre la incidencia de la investigación educativa en la enseñanza de las ciencias, Investigación en la escuela, 52, 103-110. https://doi.org/10.12795/IE.2004.i52.08
- Torres, N. Y. y Solbes, J. (2016). Contribuciones de una intervención didáctica usando cuestiones sociocientíficas para desarrollar el pensamiento crítico. Enseñanza de las ciencias. 34(2), 43-65.
- https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1638 DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1638
- Toulmin, S. (1972). La comprensión humana: I. El uso colectivo y la evolución de los conceptos. Alianza.
- Traver, M. (1996). La història de les Ciències en l’ensenyament de la física i la química, Tesis doctoral, Universitat de València. http://hdl.handle.net/10550/44760
- Unidad de didáctica de las ciencias UAB (2002). Conectar la investigación y la acción: el reto de la enseñanza de las ciencias, Alambique, 34, 17-30.
- Viennot, L. (1976). Le Raisonnement Spontané en Dynamique Élémentaire. Thèse d’État. Université París 7.
- Vilches. A. (1993). Las interacciones Ciencia, Técnica, Sociedad y la enseñanza de las ciencias físico-químicas. Tesis doctoral, Universitat de València.
- Vygotsky, L. S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Crítica.
- Welkowitz, J., Ewen, R. B. y Cohen, J. (1981). Estadística aplicada a las ciencias de la educación. Santillana