Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A historinha infantil: facilitadora de pensamento desde uma experiência pedagógica

Resumo

O artigo de reflexão é um avanço da pesquisa desenvolvida na Maestria em Educação, quanto à promoção da indagação a traves de uma experiência pedagógica que utiliza a historinha “La Pastorcita” de Rafael Pombo, com música de Carlos Vives e ilustrada por Lorenzo Jaramillo. O exercício acadêmico foi realizado com seis crianças de cinco anos de idade do Jardim Social Comfaboy do Municipio de Toca (Boyacá), com o objetivo de dinamizar o pensamento. Entre as bases teóricas estão a historia da infância, a literatura infantil e o pensamento, e analisa sua transformação como estratégia de ensino na formação do individuo. Metodologicamente se fundamenta na promoção da aprendizagem, levando em conta a cooperação, com ações pedagógicas de interesse para as crianças e os pais, permitindo o desenvolvimento de habilidades sociais e de pensamento. Usaram-se instrumentos como a observação direta e os diários de campo realizados nas atividades desenvolvidas. O texto finaliza com a discussão dos resultados obtidos em acordo com a matriz de análise executada.

Palavras-chave

pensamento, pedagogia, desenvolvimento infantil, historinha, literatura infantil.

PDF (Español) HTML (Español)

Referências

  1. ANDRADE, B. (s.f.). Sobre la educación artística de los ni-os en la edad temprana y preescolar. [Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura]. Recuperado el 20 de marzo de 2013 de http://www.oei.org.co/celep/andrade.htm
  2. ARGENTE, M. & GÓMEZ, B. (2006). 'Animación a la lectura en Educación Infantil: Una experiencia en 3 a-os'. Revista digital práctica docente [4]. CEP de Granada. Recuperado el 14 de diciembre de 2013 de http://www.juntadeandalucia.es/averroes/~cepco3/competencias/lengua/infantil/experiencia_lecturainfantil.pdf
  3. CASTAÑO, E. & FONSECA, A. (2009). 'Cartografía Contemporánea de la Investigación'. Revista Educación y Educadores [12, 1]. Bogotá: Universidad de la Sabana. Recuperado el 11 de noviembre de 2013 de http://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/747/839
  4. CODELCO (2013). 2º Encuentro Educación y Minería CODELCO. Recuperado 13 de diciembre 2013 de https://www.codelcoeduca.cl/noticias/descargas/ecbi.pdf
  5. COLOMER, T. (2005). Andar entre libros. La lectura literaria en la Escuela. México: Fondo de Cultura Económica. Recuperado el 11 de noviembre de 2013 de http://elreyrojo.files.wordpress.com/2013/07/ver-texto-colomer.pdf
  6. COLOMER, T. (2009). La formación del lector literario. Narrativa infantil y juvenil actual: Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez. Recuperado el 14 de noviembre de 2013 de http://plandelectura.mec.gub.uy/innovaportal/file/34692/1/formacion-lector-literario.pdf
  7. DEVES, R. (2008). 'El programa ECBI: Un esfuerzo colaborativo de educadores y científicos'. I seminario Internacional explora CONICYT. Recuperado el 05 de octubre 2013 de http://pt.slideshare.net/helisocorman/el-programa-ecbi-un-esfuerzo-colaborativo-de-educadores-y-cientficos-presentation
  8. DORFMAN, A. & MATTELART, A. (1989). Para leer al pato Donald. México: Siglo XXI. Editores. Recuperado el 1 de agosto de 2013 de http://www.sigloxxieditores.com.ar/pdfs/dorfman_mattelart_para_leer_al_pato_donald.pdf
  9. El Tiempo. Edición Dominical. Abril 13 de 2014. El médico que se volvió "muppet". El cardiólogo espa-ol Valentín Fuster tiene un alter ego en Plaza Sésamo: el doctor Ruster.
  10. ESCALANTE, P. (s.f.). Aprendizaje por indagación. Recuperado el 17 de enero de 2014 de http://www.medellin.edu.co/sites/Educativo/repositorio%20de%20recursos/Aprendizaje%20por%20indagaci%C3%B3n.pdf
  11. FITTIPALDI, M.; CERILLO, P. et ál. (2007). 'La lectura de literatura: Alicia detrás del conejo'. Nuevas Lecturas, nuevos lectores. Cuenca: CEPLI.
  12. GrupIREF (s.f.). ¿Qué es el proyecto Noria? El curriculum NORIA. Recuperado el 15 de noviembre 2013 de http://www.grupiref.org/filosofia-formacion/que-es-projecte.htm
  13. JONHSON, D.; JONHSON, R. & HOLUBEC (1999). El aprendizaje colaborativo en el aula. Buenos Aires: Paidós.
  14. LINARES G., A. (2014). El médico español que se volvió un 'muppet'. El Tiempo. Recuperado el 13 de abril de 2014 de http://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-13825177
  15. LÓPEZ, G. (s.f). 'Apuntes sobre la pedagogía crítica: Su emergencia, desarrollo y rol en la posmodernidad'. El pensamiento pedagógico de John Dewey y la escuela nueva. Recuperado el 3 de noviembre 2013 de http://www.upacifico.edu.py/librosdigitales/989.pdf
  16. McLUHAN, M. (1996). Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano. Recuperado el 14 de julio de 2013 de http://cedoc.infd.edu.ar/upload/McLuhan_Marshall__Comprender_los_medios_de_comunicacion.pdf
  17. MONTES, G. (1997). 'Ilusiones en conflicto'. La Mancha [3]. Recuperado el 20 de noviembre de 2013 de http://www.lanacion.com.ar/214323-ilusiones-en-conflicto
  18. PETIT, M. (2005). 'Compartir lecturas, conjugar culturas'. Capacitación docente. Buenos Aires: CEPA. Recuperado el 2 de julio de 2013 de http://biblioteca4de7.blogspot.com/2007/03/compartir-lecturas-conjugar-culturas.html
  19. ROBLEDO, B. (1958). Antología de los mejores relatos infantiles. Recuperado el 19 de diciembre 2013 de http://www.banrepcultural.org/blaavirtual/ninos/relatoi/rela3.htm
  20. SANDOVAL, C. (2005). El cuento infantil: Una experiencia de lenguaje integral. Revista electrónica de la red de investigación educativa. Volúmenes 1 y 2, ISSN 1794-8061. Recuperado 21 de enero 2014 de: http://revista.iered.org/v1n2/html/csandoval.html
  21. SÁTIRO, A. & DE PUIG, I. (2012). Proyecto Noria infantil y primaria. BOLETÍN núm. 0. Ediciones OCTAEDRO, S.L. Barcelona. Recuperado el 14 de diciembre de 2013 de: http://www.edicionesmagina.com/pdf/catalogonoria2010web.pdf
  22. WALBERG, H. & PAIK, S. (2002). Prácticas eficaces. Bogotá: Magisterio. Recuperado el 11 de diciembre de 2013 de http://www.ibe.unesco.org/publications/EducationalPracticesSeriesPdf/prac03s.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.