Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A formação docente nas políticas públicas: as práticas como possibilidade

Resumo

No artigo é feita uma análise da formação docente em relação ao âmbito das políticas públicas que foram aplicadas na Argentina a partir da década dos noventa, em dois subsistemas que ainda coexistem: a formação de professores nos Institutos de Formação Docente e nas universidades públicas. Na primeira e segunda secção é analisado o contexto e a legislação que estava em vigor e que estabeleceram mudanças nessas décadas. Na terceira seção, o texto se centra na análise da elaboração de um inovador desenho curricular que foi prescrito para a formação docente em todo o país, por ser uma medida política de Estado, no qual se dá valor à prática por gerar e permitir a discussão sobre o conhecimento. Foi estudada uma experiência universitária realizada na Faculdade de Ciências Humanas da UNLPam, Argentina, onde está sendo realizada uma pesquisa sobre o currículo sob a coordenação das autoras deste trabalho.

Palavras-chave

formação docente, práticas, políticas públicas, instituições de formação, universidade.

PDF (Español) Xml (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

María Graciela Di franco

Magister en Evaluación, Profesora en Práctica Curricular y Didáctica Universidad Nacional de la Pampa

Norma Beatriz Di franco

Especialista Superior en Investigación Educativa. Jefe de Trabajos Prácticos en Práctica Curricular. Universidad Nacional de la Pampa

Silvia Siderac

Magíster en Evaluación. Universidad Nacional de la Pampa


Referências

  • Bravo, H.f. (1994). La descentralización Educacional. Sobre la transferencia de los establecimientos. Buenos Aires: CEAL, Biblioteca Política Argentina N° 452.
  • Bresser, P., L. C. (1991). La crisis de América Latina. ¿Consenso de Washington o crisis fiscal? Pensamiento Iberoamericano, (19), 13-35.
  • Brusilovsky, s., & Vior, s. (1996). Repensar y actuar la universidad en los '90. Posibilidades y límites de una pedagogía universitaria. Praxis Educativa, (2), 48-55.
  • Cano D. (1995). El Fondo para el Mejoramiento de la Calidad Universitaria. Una estrategia del Poder Ejecutivo Nacional y del Banco Mundial para la reforma de la educación superior argentina. Ponencia del Seminario La
  • Cepal. (1990). Transformación productiva con equidad: la tarea prioritaria del desarrollo de América Latina y el Caribe en los a-os noventa. Santiago de Chile: CEPAL.
  • Giroux, H. (1990). Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós/Mec.
  • Giroux, H. (1999). La formación del profesorado y la ideología del control. Barcelona: Paidós/Mec
  • Misuraca, M. R. (2004). El proyecto educativo institucional. Política para la racionalización/Estrategia para la supervivencia. Tesis de Maestría en Política y Gestión de la Educación, Universidad Nacional de Luján.
  • Nosiglia & Tripp ano. (2002). Estado y educación en la Argentina de los '90. Balances y desafíos. Praxis Educativa, VI (6), 10-23
  • Oszlak, O. & O’Donell, G. (1984). Estado y políticas sociales en América Latina: hacia una estrategia de investigación. Buenos Aires: CEDESCLACSO.
  • Senén, G., S., & Kisilevsky, M. (1994), De la Nación a las provincias: el tránsito a la descentralización educativa. Revista Argentina de Educación, (8) 17-22
  • Vior, S. & Misuraca, M. R. (1998) Conservadurismo y formación de maestros. En Revista Argentina de Educación, (25), 7-26.
  • CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. Resoluciones 36/94, 52/96, 53/96, 63/97, 75/98, 76/98.
  • CONSEJO FEDERAL DE EDUCACIÓN. Resoluciones 23, 24, 30/07 y 57, 58, 72, 73, 74/08
  • CONSEJO INTERUNIVERSITARIO NACIONAL. (2007). Análisis del CIN sobre el Documento Hacia un acuerdo sobre la institucionalidad del sistema de Formación Docente en la Argentina.
  • CONSEJO INTERUNIVERSITARIO NACIONAL. (2012). Resolución CE Nº 787/12. Lineamientos generales de la formación docente comunes a los profesorados universitarios.
  • DECRETO 212/2008. Índice de participación de cada Provincia en la asignación específica destinada al aumento del gasto consolidado en educación, ciencia y tecnología para el año 2008. Facultades. Vigencia.
  • DECRETO 607/2007. Índices de participación de cada provincia en la asignación específica destinada al aumento del gasto consolidado en educación, ciencia y tecnología para el año 2007, conforme lo dispuesto en el artículo 8º de la Ley Nº 26.075.
  • DECRETO PEN Nº 144/08 Validez nacional a los títulos y certificaciones emitidos por instituciones reconocidas por autoridades nacionales y jurisdiccionales. Requisitos; plazos.
  • INSTITUTO NACIONAL DE FORMACIÓN DOCENTE. (2012). Relato de una Construcción Política Federal. 2007 a 2011. Ministerio de Educación. Presidencia de la Nación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.