Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Praxis Didática Inglesa e Tecnologia Educativa Alemã no Estado Soberano de Santander

Resumo

Os modelos de desenvolvimento europeu e as iniciativas económicas dos empresários alemães influenciaram as inovações educativas e didáticas do Estado de Santander (1857-1886), as quais se adoptaram como o sistema educativo a seguir nos Estados Unidos da Colômbia. No artigo analisam-se as causas da substituição do método lancasteriano pelo pestalozziano, as contribuições educativas de pedagogos como Victoriano Paredes e Dámaso Zapata, do mesmo modo os efeitos da Missão Pedagógica Alemã. Finalmente, demonstra-se o papel da instrução que tiveram recursos tecnológicos como os jornais didáticos, os livros especializados dos pedagogos e os manuais didáticos para o uso dos docentes em suas salas de aula conforme ao ideário radical.

Palavras-chave

instrução, imigração, tecnologia educativa, Colômbia, Santander

PDF (Español) XML (Español)

Biografia do Autor

Luis Rubén Pérez Pinzón

Historiador


Referências

  • Ahern, E. (2004). El desarrollo de la educación en Colombia 1820-1850. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.
  • Ancízar, M. (1853). Peregrinación de Alpha: por las provincias del norte de la Nueva Granada en 1850 i 1851. Bogotá: Echeverría.
  • Botero, C. (2005). La formación de valores en la historia de la educación colombiana. Revista Iberoamericana de Educación, 36(2), 1-8. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3622821
  • Calderón, D. (2011). Economía política y educación liberal en el Estado de Santander. Revista Gestión & Región, (11), 63-78.
  • Clark, M. (2007). Conflictos entre el Estado y las elites locales sobre la educación colombiana durante las décadas de 1820 y 1830. Historia Crítica, (34), 32-61. DOI: https://doi.org/10.7440/histcrit34.2007.02
  • Estado de Santander. (1864). Gaceta de Santander. El Socorro.
  • Estado de Santander. (1866). Gaceta de Santander. El Socorro.
  • Estado de Santander. (1867). Gaceta de Santander. El Socorro.
  • Estado de Santander. (1868). Gaceta de Santander. El Socorro.
  • Estado de Santander. (1875). El Pestalozziano. El Socorro.
  • Estado de Santander. (1876). El Pestalozziano. El Socorro.
  • Estado de Santander. (1869). Leyes i decretos expedidos por la Asamblea Lejislativa del Estado de Santander en sus sesiones de 1868. Bogotá: Imprenta de Medardo Rivas.
  • Estados Unidos de Colombia (1871). La Escuela Normal. Periódico Oficial de Instrucción Pública. Bogotá.
  • Figueroa, J. (2007). Jorge Enrique González. Legitimidad y cultura. Educación, cultura y política en los Estados Unidos de Colombia; 1863-1886. Anuario de Historia Social y de la Cultura, (34), 513-517.
  • Galvis, A. (2004). An historical view of the pestalozzian instructional reform in Santander, Colombia, 1868 – 1885. Sarasota, Florida: Argosy University.
  • Galvis, A. (2005). Dámaso Zapata: maestro de maestros. Bucaramanga: Editorial UNAB.
  • García, B. (2007a). De la educación doméstica a la educación pública en Colombia: Transiciones de la colonia a la República. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
  • García, B. (2007b). Proyecto pedagógico de la Gran Colombia: una ruptura frente a los ideales republicanos. Revista científica - Universidad Distrital, (9), 69-113. DOI: https://doi.org/10.14483/23448350.353
  • Gómez, R. (1985). Profesor Alberto Blume: Misión pedagógica alemana implantación de nuevo método de enseñanza en Santander y en Colombia. Bucaramanga: Cámara de Comercio.
  • González, J. (2005). Legitimidad y cultura. Educación, cultura y política en los Estados Unidos de Colombia; 1863-1886. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia - Centro de Estudios Sociales.
  • González, M. (1990). Establecimiento de educación Paredes e Hijos: Piedecuesta 1856-1860”. Estudio, 10-20.
  • Jacobsen, N. (2007). ‘Liberalismo tropical’: cómo explicar el auge de una doctrina económica europea en América Latina, 1780-1885. Historia crítica, (34) 118-147. DOI: https://doi.org/10.7440/histcrit34.2007.05
  • Johnson, D. (1984). Santander Siglo XIX: Cambios socioeconómicos. Bogotá: Carlos Valencia Editores.
  • Malte, R. (2010). La profesionalización de maestros en la reforma instruccionista de 1870 en el Estado Soberano de Santander. Bucaramanga: Universidad Industrial de Santander.
  • Martínez, F. (1996). En busca del Estado importado: De los radicales a la regeneración (1867-1889). Anuario de Historia Social y de la Cultura, (23), 115-142.
  • Medina, M. (1995). Tecnografía de la ciencia. Historia Crítica, (10), 15-28. Nieto, M. (1995). Poder y conocimiento científico: nuevas tendencias en historiografía de la ciencia. Historia Crítica, (10), 3-14. DOI: https://doi.org/10.7440/histcrit10.1995.01
  • Ortega, E. (2002). Qué es Tecnología Educativa. Revista Educare, (1), 1-11. Paredes, V. (1981). Memorias de Don Victoriano de Diego Paredes. Boletín de Historia y Antigüedades, 68(732), 103-165.
  • Pérez, L. (2011). Impacto de las tecnologías educativas empleadas para la solución de las necesidades sociales y económicas en la región de Santander, 1857-1957. Bucaramanga: Universidad Autónoma de Bucaramanga.
  • Pérez, L. (2016). Literatura folclórica. Leyendas y relatos legendarios de Piedecuesta. Piedecuesta: Universidad Autónoma de Bucaramanga.
  • Ramírez, J. (1998). Historia social de una utopía escolar. La educación en el Estado Soberano del Tolima 1862-1886. Neiva: Instituto Huilense de Cultura.
  • Rey, C. (2008). La agenda educativa del Estado Soberano de Santander. En El sistema jurídico en el Estado Soberano de Santander 1857-1886. Bucaramanga: UIS. Disponible en https://www.uis.edu.co/webUIS/es/bicentenario/
  • Safford, F. (1989). El ideal de lo práctico. El desafío de formar una élite técnica y empresarial en Colombia. Bogotá: Universidad Nacional, El Áncora Editores.
  • Tarazona, C., & Maldonado, C. (2009). ¿Espíritu visionario? Geo von Lengerke: Proyectos comerciales y de caminos en la segunda mitad del siglo XIX. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, (36), 17-40. Universidad Autónoma de Bucaramanga, Grupo Educación y Tecnología. (2003). Proyecto: ¿Qué es y cómo se desarrolla el pensamiento tecnológico? . Bucaramanga: Universidad Autónoma de Bucaramanga.
  • Universidad Autónoma de Bucaramanga. (2010). Grupo de Investigación Educación
  • y Tecnología (Edutec): Línea de investigación Pensamiento Tecnológico. Bucaramanga: Universidad Autónoma de Bucaramanga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.