Gestantes adolescentes na perspectiva de três docentes de educação física escolar
Resumo
Esta pesquisa exploratória de tipo qualitativo procura interpretar o sentir-pensar-fazer de três maestros de educação física a partir de seu conhecimento e decisões em frente a casos de estudantes em estado de gestação. Os sentimentos, conhecimentos e atuações do maestro se desdobram em atividades e refletem-se nas percepções de seus estudantes, o qual gera neles modos de pensar, compreender e significar os processos da classe. Para o trabalho de campo se realizaram observações não participantes em ficha de registro três vezes por semana durante um período de cinco meses. Como complemento a este exercício, se desenvolveram seis entrevistas semiestruturadas de dois encontros com cada participante. Os resultados indicam que os docentes atuam de acordo com os imperativos disciplinares que privilegiam o cuidado do corpo biofísico acima dos aspectos socioculturais, razão pela qual têm feito do desempenho físico e desenvolvimento motor os eixos de suas propostas educativas.
Palavras-chave
educação física, sentir, pensar, fazer,, mães gestantes
Referências
- Bautista, P. (2011). Proceso de la investigacion Cualitativa. Bogota: El Manual moderno
- Castillo, A., Castro, M., y Barría, A. (2012). Preparación que siente tener el profesorado de Educación Física respecto a la realización de clases a alumnas embarazadas y la participación de estas en ellas. Efdeportes revista digital. (168), Buenos Aires http://www.efdeportes.com/efd168/educacion-fisica-clases-a-alumnas-embarazadas.htm
- Flórez, Elisa y Soto, E. (2013). Factores protectores y factores de riesgo del embarazo adolescente en Colombia. Encuesta Nacional de Demografía y Salud. ENDS. Bogotá: Profamilia
- Galeano, E. (2005). Patas arriba. La escuela del mundo al revés. Buenos Aires: Siglo XXI
- Gobernación de Cundinamarca. (2013). Aspectos demográficos. En Anuario estadístico de Cundinamarca: Bogotá: Gobernación de Cundinamarca, 46-63
- Gobernación de Cundinamarca. (2013). Salud. En Anuario estadístico de Cundinamarca. Bogotá: Gobernación de Cundinamarca, 249-271
- Maturana, H., y Varela, F. (1999). El árbol del conocimiento. Las bases biológicas del entendimiento humano. Santiago de Chile: Editorial Universitaria
- Maturana, H. (1995). La realidad: ¿objetiva o construida? II. Fundamentos biológicos del conocimiento. Barcelona: Anthropos
- Ministerio de Salud de Colombia. (2016). Informe nacional de demografía y salud. Bogotá: Minsalud
- Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (1999). Lineamientos curriculares en educación física. Bogotá: MEN
- Ministerio de Educación Nacional de Colombia. (2010). Orientaciones pedagógicas para la educación física, recreación y deporte. Bogotá: MEN
- Moraes, M., y De la torre, S. (1997). Sentipensar bajo la mirada autopoiética, o cómo reencantar creativamente la educación. Revista creatividad y sociedad. 2, 41-56
- Morin, E. (2009). Introducción al pensamiento complejo. Madrid: Gedisa
- Noguera, N., y Alvarado, H. (2012). Embarazo en adolescentes: una mirada desde el cuidado de enfermería. Revista colombiana de enfermería. 7, 151-160 DOI: https://doi.org/10.18270/rce.v7i7.1459
- Profamilia. (2005). Encuesta Nacional de Demografía y Salud ENDS. Bogotá: Profamilia
- Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo. (2016). Informe regional sobre desarrollo humano para América latina y el caribe. Progreso multidimensional: bienestar más allá del ingreso. New york: Phoenix Design
- De la torre, S. (2011). Didáctica e Innovación Educativa. Barcelona: Universidad de Barcelona