Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Contribuições da agroecologia escolar à soberania alimentaria: caso fundação viracocha

Resumo

A agroindústria escolar constitui uma alternativa integral para gerar cultura agroalimentaria em entornos escolares e comunitários, por meio da articulação entre os âmbitos de produção, com pertinência para o setor rural. Este artigo mostra os resultados de um estudo que analisa a relação produção/aderência às minutas dos participantes da Fundação Viracocha, São Agustín, Huila, Colômbia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos líderes e participantes de dois programas da Fundação. Os achados desta pesquisa permitem dilucidar que as transformações se geram si os estudantes têm contato com o pomar, a cozinha e o comedor, de maneira que se articule o processo agrícola com o da alimentação, não só no espaço escolar, senão no comunitário através dos programas promovidos pela Fundação. Conclui-se que agroecologia escolar é uma estratégia educativa adequada para ser incorporada no sistema de educação e alimentação escolar, para facilitar a criação de espaços de produção, preparação e consumo de alimentos saudáveis que vinculem aos estudantes na configuração de uma cultura agroalimentaria baseada no enfoque de produção sustentável e consumo responsável

Palavras-chave

agroecologia, soberania alimentaria, educação rural, produção, consumo

PDF (Español) XML (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Biografia do Autor

Álvaro Acevedo Osorio

Ingeniero Agrónomo

Universidad Nacional de Colombia (Bogotá, Colombia)


Referências

Acevedo, A. (2014). Escuelas de Agroecología en Colombia, la construcción del conocimiento agroecológico en manos campesinas. Organic eprints. Recuperado de http://orgprints.org/25086/

Álamo, M. (2011). La idea de cuidado en Leonardo Boff. Revista Tales, (4), 243-253.

Altieri, A. & Nicholls, C. (2012). Agroecología: única esperanza para la soberanía alimentaria y resiliencia socioecológica. Agroecología, (2), 65-83.

Altieri Miguel Angel (2001). Agroecología: principios y estrategias para diseñar sistemas agrarios sustentables. Ediciones Científicas Americanas. Recuperado de http://agroeco.org/wp-content/uploads/2010/10/cap2-Altieri.pdf

Arias, J. (2017). Problemas y retos de la educación rural colombiana. Educación y Ciudad, (33), 53-62.

Boff Leonardo (2012). El cuidado necesario. Madrid, España: Trotta.

Carrero, M. & González, M. (2016). La educación en Colombia: experiencias y perspectivas. Praxis Pedagógica, (19), 79-89.

Chevallard, Y. (1991). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: Aique Grupo Editor S.A.

Chevallard, Y. (1998). La transposición didáctica del Saber Sabio al Saber Enseñado. Aique. Recuperado de http://cesee.edu.mx/assets/plan-de-la-ens.-y-ev.-del-aprend.-i.pdf

Sousa de, B. (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo, Uruguay: Trilce.

Castillo del, S. (2010). La seguridad alimentaria y nutricional como derecho: mucho más que la evolución de un concepto. En Del Castillo, S. (Ed.), OBSAN - UN - 5 años de trayectoria Reflexiones 2005–2010 (pp. 3-22). Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.

FAO. (2010). Nueva política de huertos escolares. Recuperado de http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/redicean/docs/Nueva_pol%C3%ADtica_de_huertos_escolares_-_FAO.pdf

FAO. (2004). La educación rural en Colombia. Estado del arte. Bogotá: Centro de estudios regionales cafeteros y empresariales, Universidad Pedagógica Nacional.

Gómez, M. (2005). Transposición didáctica: historia de un concepto. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 1, 83-115.

Larrosa, F. (2013). Huertos escolares de la Región de Murcia (Proyecto de fin de carrera, Universidad de Murcia, Murcia, España). Recuperado de https://www.murciaeduca.es/cpandresgarciasoler/sitio/upload/Proyecto_fin_de_carrera_HUERTOSESCOLARES.pdf

Llerena, G. & Espinet, M. (2017). Agroecología Escolar. Barcelona, España: Pollen Edicions.

Llerena, G. (2015). Agroecología escolar, fundamentación teórica y estudio de casos sobre el desarrollo de huertos escolares con el referente de la agroecología. (Tesis doctoral, Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona, España). Recuperado de https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2015/hdl_10803_310614/gldc1de1.pdf

Martínez, M. & Carballo, L. (2013). La educación ambiental rural desde las escuelas básicas y por estas. Revista electrónica Educare, (17), 69-79.

Mujica, H., Suárez M., & Rodríguez, A. (2015). Aula Agroecológica. Alternativas de enseñanza para escuelas rurales. Saber, (27), 120-129.

Nieto, L., Valencia, F., & Giraldo, R. (2013). Bases pluriepistemológicas de los estudios en agroecología. Entramado, 9(1), 204-201.

Nyéléni. (2007). Foro para la soberanía alimentaria. Recuperado de https://nyeleni.org/DOWNLOADS/Nyelni_SP.pdf

Paz con Dignidad (2011). ¿Por qué es la soberanía alimentaria una alternativa? Toledo, España: Cuaderno.

Ramírez, A. (2015). Educación, Pedagogía y Desarrollo Rural: ideas para construir la paz. Bogotá, Colombia: Ecoe ediciones.

Rodríguez, S. (2017). Dimensões da segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras do município de Coto Brus, Região Brunca, Costa Rica. (Tesis doctoral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil). Recuperado de https://lume.ufrgs.br/handle/10183/168655

Santos Navolar Thaisa., Do Amaral Rigon Silvia., De Souza Philippi Jane Maria (2010). Diálogo entre agroecologia e promoção da saúde. Revista Brasilera em Promoção da Sáude, 23 (1), 69-79. https://doi.org/10.5020/18061230.2010.p69

Secretaría de Educación del Huila. (2016). Historia PAE. Recuperado de http://huila.gov.co/pae/2017-05-15-15-29-36/por-que-el-pae-historia

Sevilla, E. & González , M. (1999). Sobre la Agroecología: Algunas reflexiones en torno a la agricultura familiar en España. Recuperado de https://www.mapa.gob.es/ministerio/pags/biblioteca/fondo/pdf/2742_9.pdf

Telford Richard (2013). La Esencia de la Permacultura. Holmgren Design. Recuperado de https://files.holmgren.com.au/downloads/Essence_of_Pc_ES.pdf

UNESCO (2012). Educación para el desarrollo sostenible. Instrumentos de aprendizaje y formación. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002167/216756s.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.