Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Aprendizagem por descobrimento em sistemas de pontos e retas notáveis do triangulo

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a aprendizagem dos elementos
notáveis do triângulo na geometria euclidiana, realizada com estudantes do décimo ano do ensino médio numa escola de Tunja, com idades entre 14 e 17 anos. Analisou-se a conjectura e a caracterização de ditos elementos, a partir da exploração de ambientes de geometria dinâmica projetada no GeoGebra. A metodologia foi qualitativa, descritiva e interpretativa. A proposta está baseada na aprendizagem por descobrimento de Bruner. Houve um progresso no pensamento intuitivo dos estudantes ao implementar as atividades focadas na visualização, mediadas com desenhos dinâmicos. Os resultados mostram que os estudantes aprenderam sobre retas e pontos notáveis do triângulo: eles os identificaram na representação gráfica, priorizaram o uso da linguagem natural, conjeturaram sobre suas propriedades e descobriram relações e propriedades dos triângulos; o que gerou uma aprendizagem significativa. Assim, os estudantes avançaram no desenvolvimento do pensamento espacial. Um item importante foi o desenvolvimento da competência digital dos estudantes com o uso do GeoGebra. 

Palavras-chave

objetos geométricos, conjecturas, formalização, geometria dinâmic

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Acosta, M., & Fiallo, J. (2017). Enseñando geometría con tecnología digital: una propuesta
desde la teoría de las situaciones didácticas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José
de Caldas.

Barboza, J. (2013). Explorar y descubrir para conceptualizar en geometría. Scientia et Technica,18(2). Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=849/84929153012

Boude, Ó., & Cárdenas, M. (2016). Cómo empoderar a las instituciones de educación básica
en la incorporación de las TIC. Revista Academia & Virtualidad, 9(2), 27-40. https://doi.
org/http://dx.doi.org/10.18359/ravi.1862

Bruner, J. S. (1966). Toward a theory of instruction (Vol. 59). Harvard University Press.

Camargo, L. (2010). Descripción y análisis de un caso de enseñanza y aprendizaje de la
demostración en una comunidad de práctica de futuros profesores de matemáticas de
educación secundaria (Tesis doctoral, Universidad de Valencia, Valencia, España).

Camargo, L., & Acosta, M. (2012). La geometría, su enseñanza y su aprendizaje. Tecné,
Episteme y Didaxis - TED, (32), 4-8. Recuperado de http://www.scielo.org.co/scielo.
php?script=sci_arttext&pid=S0121-38142012000200001&lng=en&tlng=es

Camargo, L., Pérez, C., Plazas, T., Perry, P., Samper, C., & Molina, Ó. (2013). Enseñanza
de la geometría mediada por artefactos: teoría de la mediación semiótica. En P. Perry
(Ed.), Memorias del 21º Encuentro de geometría y sus aplicaciones (pp. 85-96). Bogotá,
Colombia: Universidad Pedagógica Nacional.

Correa, J., & Pablos, J. (2009). Nuevas tecnologías e innovación educativa. Revista de
Psicodidáctica, 14(1), 133-145.

D’Amore, B., Pinilla, M. F., Iori, M., & Matteuzzi, M. (2015). Análisis de los antecedentes
histórico-filosóficos de la ”Paradoja cognitiva de Duval”. Revista latinoamericana de
investigación en matemática educativa, 18(2), 177-212.

Duval, R. (2016). Las condiciones cognitivas del aprendizaje de la geometría. Desarrollo
de la visualización, diferenciaciones de los razonamientos, coordinación de sus
funcionamientos. En R. Duval, & A. Sáenz, Comprensión y aprendizaje en matemáticas:
perspectivas semióticas seleccionadas (pp. 13-60). Bogotá: Editorial Universidad Distrital
Francisco José de Caldas.

Fandos, M., Jiménez, J., & González, A. (2002). Estrategias didácticas en el uso de las
Tecnologías de la Información y la Comunicación. Acción Pedagógica, 11(1), 28-39.
Recuperado de http://www.comunidadandina.org/bda/docs/VE-EDU-0003.pdf

Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2010). Investigación en educación matemática: recorridos
históricos y metodológicos (Trad. A. Jiménez). Campinas, SP: Autores Asociados Ltda.
Gamboa R., & Ballesteros, E. (2009). Algunas reflexiones sobre la didáctica de la
geometría. Cuadernos de investigación y formación en educación matemática, 4(5), p.
113-136.

García, E. (2010). Pedagogía constructivista y competencias: lo que los maestros necesitan
saber. México: Trillas.

Guilar, M. (2009). Las ideas de Bruner: “de la revolución cognitiva” a la “revolución
cultural”. Educere, 13(44), 235-241. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.
oa?id=356/35614571028

Gutiérrez, A. (2011). Reflexiones sobre la enseñanza de la geometría en los niveles de
primaria y secundaria. En P. Perry (Ed.), Memorias 20° Encuentro de geometría y sus
aplicaciones (pp. 3-14). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Miranda, N. (2011). Caracterización del uso de las TIC en la enseñanza de los puntos notables
de los triángulos. Medellín: Universidad Nacional de Colombia.

Moreno, L., & Ramírez, R. (2017). La geometría al encuentro del aprendizaje. Educación
Matemática, 29(1), 9-36. doi:10.24844/EM2901.01.

Ponte, J. (2004). Problemas e investigaciones en la actividad matemática de los alumnos. En
J. Giménez, L. Santos, & J. Ponte (Eds.), La actividad matemática en el aula (pp. 25-34).
Barcelona: Graó.

Ruiz, J. (2013). Las TIC en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Bogotá: Ediciones
de la U.

Samper, C., & Toro, J. (2017). Un experimento de enseñanza en grado octavo
sobre la argumentación en un ambiente de geometría dinámica. Revista Virtual
Universidad Católica del Norte, (50). Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.
oa?id=1942/194250865020.

Vargas J., González M.T., Llinares, S. (2011). Atlas TI como herramienta de análisis de la
práctica docente: el caso de la función exponencial. En M.M. Moreno, N. Climent (Eds.),
Investigación en Educación Matemática. Comunicaciones de los grupos de investigación de
la SEIEM (pp. 187-199). Lleida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.