Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Atuação pedagógica docente e aprendizagem de universitários na carreira de Educação

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar a relação entre o desempenho docente e a aprendizagem dos alunos dos programas de Educação Infantil e Educação Básica, durante o segundo semestre de 2016, os quais entraram em 2014 à Faculdade de Educação e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Ucayali-Pucallpa. O desenho da pesquisa é não experimental, transversal e descritiva-correlacional. A amostra foi constituída por 94 alunos dos dois programas. Foram aplicados dois instrumentos. Com o primeiro se avaliou o desempenho do professor, dividido em quatro dimensões — ensino-mentoria, processo de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão universitária - projeção social — segmentadas em 27 itens com escala do tipo Likert. Com o segundo instrumento se mediu a aprendizagem, a qual foi dividida em três dimensões — foco superficial, foco profundo e foco de alto desempenho — segmentadas em 33 itens com escala do tipo Likert. A conclusão foi que há muita correlação entre o desempenho do professor e a aprendizagem do aluno, inferindo assim que o desempenho do professor influencia positivamente a aprendizagem.

Palavras-chave

educação, processo de aprendizagem, desempenho docente,, estudante universitário, ensino

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Acosta, S. (2017). Desempeño docente y aprendizaje de matemáticas en los estudiantes de
cuarto grado (tesis de maestría), Universidad César Vallejo, Lima Perú.

Álamo del, J. (2015). Relación entre desempeño docente y nivel del logro de aprendizaje de
los oficiales alumnos de la maestría en ciencias militares de la Escuela Superior de Guerra
Del Ejército - 2014 (Tesis de maestría). Universidad Nacional de Educación Enrique
Guzmán y Valle. Lima-Perú

Basto, R. (2017). La función docente y el rendimiento académico: una aportación al estado del
conocimiento. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa – COMIE. San Luis
de Potosí, México.

Bazar, D., & Kraft, M. (2017). Teacher and Teaching Effects on Students’ Attitudes and
Behaviors. Educational Evaluation and Policy Analysis, 39(1), 146-170. https://doi.
org/10.3102/0162373716670260

Cortés, E., Campos, M., & Moreno, M. (2014). Priorización de las dimensiones de
evaluación al desempeño docente por el estudiante, en tres áreas del conocimiento.
Formación Universitaria, 7(2), 3-10. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0718-50062014000200002

Díaz, A., & Pérez, M. (2013). Autoeficacia, enfoque de aprendizaje profundo y estrategias
de aprendizaje. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1),
341-346. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349852173023.pdf

Duckworth, A., Quinn, P., & Tsukayama, E. (2012). What No Child Left Behind leaves
behind: The roles of IQ and self-control in predicting standardized achievement test
scores and report card grades. Journal of Educational Psychology, 104(2), 439-451.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3782117/

Fasce, E. (2007). Aprendizaje profundo y superficial. Revista de Educación en Ciencias de la
Salud, 4(1), 7-8. http://www.udec.cl/ofem/recs/anteriores/vol412007/esq41.pdf

Freire, P., & Faundez, A. (2013). Por una pedagogía de la pregunta. Crítica a una educación
basada en respuestas a preguntas inexistentes. Siglo XXI.

Gálvez, E., & Milla, R. (2018). Evaluación del desempeño docente: Preparación para el
aprendizaje de los estudiantes en el Marco de Buen Desempeño Docente. Propósitos y
Representaciones, 6(2), 407-452. https://doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.236

Gómez, V., Rosales, S., García, J., & Berrones, K. (2011). Correlación entre la práctica
docente y rendimiento académico en un grupo de estudiantes de medicina. Archivos en
Medicina Familiar, 13(3), 117-121.

Hopkins, W. (2014). A New View of Statistics. https://complementarytraining.net/wpcontent/
uploads/2013/10/Will-Hopkins-A-New-View-of-Statistics.pdf

Instituto Nacional de Estadística e Informática. (2014). Encuesta nacional a egresados
universitarios y universidades. https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/
publicaciones_digitales/Est/Lib1298/Libro.pdf

Martínez-Chairez, G., Guevara-Araiza, A., & Valles-Ornelas, M. (2016). El desempeño
docente y la calidad educativa. Ra Ximhai, 12(6), 123-134.

Ministerio de Educación del Perú. (2015). Rutas de Aprendizaje Perú. http://www.minedu.
gob.pe/rutas-delaprendizaje/documentos/Primaria/Matematica-III.pdf

Monroy, M. (2012). Desempeño docente y rendimiento académico en matemática de
los alumnos de una institución educativa de Ventanilla – Callao (Tesis de maestría).
Universidad San Ignacio de Loyola. Lima, Perú.

Muñoz, E., & Gómez, J. (2005). Enfoques de aprendizaje y rendimiento académico de los
estudiantes universitarios. Revista de Investigación Educativa, 23(2), 417-432.

Palomino, F. (2012). El desempeño docente y el aprendizaje de los estudiantes de la Unidad
Académica de Estudios Generales de la Universidad de San Martín de Porres (Tesis de
maestría). Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Lima, Perú.

Quién es quién. Walter Andrew Shewhart (1891 Illinois, EEUU - 1967 Nueva Jersey, EEUU).(2014). Revista Índice. http://www.revistaindice.com/numero58/p2.pdf

Rahmatullah, M. (2016). The Relationship between Learning Effectiveness, Teacher Competence and Teachers Performance Madrasah Tsanawiyah at Serang, Banten, Indonesia. Higher Education Studies, 6(1), 169-181. https://doi.org/10.5539/hes.v6n1p169

Rueda, M. (2009). La evaluación del desempeño docente: consideraciones desde el enfoque
por competencias. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 11(22). http://redie.
uabc.mx/vol11no2/contenido-rueda3.html

Santos del Real, A. (2012). Evaluación Docente. Educación Química, 23 (2), 200-204. http://dx.doi.org/10.1016/S0187-893X(17)30109-X

Soler, M., Cárdenas, F., & Hernández-Piña, F. (2018). Enfoques de enseñanza y enfoques
de aprendizaje: perspectivas teóricas promisorias para el desarrollo de investigaciones
en educación en ciencias. Ciência & Educação (Bauru), 24(4), 993-1012. https://doi.
org/10.1590/1516-731320180040012

Soler-Contreras, M., Cárdenas-Salgado, F., Hernández-Pina, F., & Monroy-Hernández, F.
(2017). Enfoques de aprendizaje y enfoques de enseñanza: origen y evolución. Educación
y Educadores, 20(1), 65-88. https://doi.org/10.5294/edu.2017.20.1.4

Usun, S. (2004). Important learning dimensions influencing undergraduate students
learning and academic achievement in higher education. The Turkish Online Journal
of Educational Technology – TOJET, 3(4), 15-27. https://files.eric.ed.gov/fulltext/
EJ1101914.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.