Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

A pesquisa como estratégia pedagógica: uma aposta para construir pedagogias críticas no século xxi

Resumo

O texto procura esclarecer a ideia que levar a pesquisa à esfera educacional e pedagógica vai gerar uma reelaborarão do campo delas, assim como dos mecanismos práticos e de ação que as constituíram. Em primeiro lugar realiza-se um rápido percurso para reconhecer a maneira como se constituíram a educação e a pedagogia na modernidade capitalista ocidental, nele se observam os paradigmas, concepções, tendências, e linhas metodológicas, como elementos que norteiam ditas buscas. A seguir mostra-se a maneira como se constituiu o pensamento pedagógico em torno à pesquisa que da origem a diversos enfoques metodológicos usados na prática dos professores, no final se fundamenta uma dessas linhas metodológicas, a da pesquisa como estratégia pedagógica (IEP), nascida nas construções críticas desenvolvidas nas realidades latinoamericanas e em dialogo com enfoques surgidos e dinamizados em diferentes latitudes no mundo todo.

Palavras-chave

Investigação pedagógica, paradigmas educacionais, novo capitalismo, mestre.

PDF (Español)

Referências

  • CETRULO, R. (2001). Alternativas para una acción transformadora: Educación popular, ciencias y política. Montevideo: Ediciones Trilce-Instituto delHombre.
  • CHARPAK, G. L. (2006). Los niños y la ciencia. La aventura de la mano en la masa. Buenos Aires: Siglo XXI.
  • CHARPAK, G. L. y Omnes, R. (2005). Sed sabios, convertíos en profetas.Barcelona: Anagrama.
  • DE SOUZA, J. F. (2001). Recife: Edições Bagaço.
  • DÍAZ, M. (1994). El campo intelectual de la educación en Colombia. Cali: Universidad del Valle.
  • DÍEZ, E. J. (2009). Globalización y educación crítica. Bogotá: Desde Abajo.
  • FALS-BORDA, O. (1984). Resistencia en el San Jorge. Historia doble de la Costa.
  • Tomo III. Bogotá: Carlos Valencia Editores.
  • FALS-BORDA, O. (2007). La Investigación Acción en convergencias
  • disciplinarias. Conferencia para recibir el premio Malinowsky, de la Society for Applied Anthropology, y el premio Oxfam-América Martin Diskin, de la Latin American Studies Association (LASA). Borrador (3). Agosto de 2007.
  • FREIRE, P. (1975). La pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI.
  • FREIRE, P. (1986). Hacia una pedagogía de la pregunta. Conversaciones con Antonio Faúndez. Buenos Aires: La Aurora.
  • GADOTTI, M. (2003). Perspectivas actuales de la educación. Buenos Aires: Siglo XXI.
  • KINCHELOE, J. L. (2008). Pedagogía crítica. De qué hablamos, dónde estamos. Barcelona: Grao.
  • KLAUS, A. (1996). “Bibliografía de la pedagogía alemana contemporánea”.Educación y Pedagogía, 7(14-15): 451, segunda época.
  • LACLAU, E. (2005). La razón populista. México. Fondo de Cultura Económica.
  • LECHNER, N. (2002). Las sombras del mañana. La dimensión subjetiva de la política. Santiago de Chile: LOM.
  • LEYVA, G. (2005). La teoría crítica y las tareas actuales de la crítica. Barcelona: Anthropos.
  • LÓPEZ, C. (2005). La ciencia como cultura. “Trenzas” y otros ensayos nómadas. México.
  • LOZANO, M. (2005). Programas y experiencias en popularización de la ciencia y la tecnología. Panorámica desde los países del Convenio Andrés Bello. Bogotá: SECAB.
  • MAGENDZO, A. (1996). Currículum, educación para la democracia en la modernidad. Bogotá: Antropos.
  • MALDONADO, C. E. (2001). Contrapuntos de investigación. Bogotá: El Bosque.
  • MARIÑO, G. (2010). “El diálogo en la educación de jóvenes y adultos. Dos propuestas pedagógicas para implementarlo”. En: El taller dialógico/la recuperación de experiencias laborales. Bogotá: OEI.
  • MARTÍNEZ, M. (1997). El paradigma emergente. Hacia una nueva teoría de la racionalidad científica . México: Trillas.
  • MARTÍNEZ, M. (2009). Nuevos paradigmas en la investigación. Caracas: Alfa.
  • MATURANA, H. (1996). La realidad ¿objetiva o construida? Fundamentos biológicos de la realidad. Barcelona: Anthropos.
  • MATURANA, H. (1998). Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG.
  • MAX-NEEF, M. (2003). Fundamentos de la transdisciplinariedad. Medellín.
  • MEJÍA, M. R. (2005). Educación popular hoy en tiempos de globalización. Bogotá: Aurora.
  • MEJÍA, M. R. (2006). Globalización(es) y educación(es) – Entre el pensamiento único y la nueva crítica. Bogotá: Desde Abajo.
  • MEJÍA, M. R. (2009). “El maestro investigador. Reconstructor de sentido e identidad”. PACA 1: 43-75. Neiva: Universidad Surcolombiana.
  • MEJÍA, M. R. (2011). Las travesías por construir pensamiento educativo y pedagógico latinoamericano. Trazando cartografías iniciales. Bogotá:
  • Desde Abajo.
  • MEJÍA, M. R. (2011b). La escuelas de la globalización. El conflicto por su reconfiguración. Bogotá: Desde Abajo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.