Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O crescimento da inscrição no ensino superior em Risaralda está produzindo uma “geração enganada”?

Resumo

Através da pesquisa documental e dados estatísticos, este artigo recolhe fatos históricos, econômicos, sociais e culturais a respeito da configuração e desenvolvimento do ensino superior no departamento de Risaralda, num ambiente econômico que, há algum tempo, não tem alcançado a dinâmica de crescimento necessária para propiciar um ambiente de trabalho no qual as gerações presentes e futuras possam se desenvolver profissionalmente, pois a disparidade entre o número de graduados e as vagas oferecidas pelo mercado de trabalho vem se ampliando. Através de dados objetivos, o propósito é provar que a superabundância de graduados num mercado de trabalho reduzido torna difícil para os novos profissionais satisfazer suas expectativas de encontrar melhores oportunidades de trabalho. Assim, surge uma questão sobre se o que Bourdieu teorizou sobre a construção de uma “geração enganada” está ocorrendo em Risaralda, geração que apostou na educação para adquirir conhecimento, que tem direitos concedidos nos títulos e que necessita — mas não consegue alcançar — posições de maior reconhecimento dentro do espaço social.

Palavras-chave

desemprego, dinâmica econômica, educação superior, diploma universitário

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español) XML (Español)

Referências

Aguado., L. (2020). Efecto del empleo y el desempleo en el estado de ánimo de jóvenes universitarios recién egresados. Enseñanza e Investigación en Psicología, 2(1), 38-46.

Acevedo, A., Rodríguez, D., & Giraldo, N. (2009). Jorge Roa Martínez: memoria de una visión cosmopolita. Editorial UPT.

Asamblea Departamental de Risaralda. (1968). Ordenanza 1. http://www.asamblearisaralda.
gov.co/sitio/2018/01/resena-historica/

Bourdieu, P. (1979). La Distinción. Criterios y bases sociales del gusto. Taurus.

Bourdieu, P. (1984). Sociología y cultura. Editorial Grijalbo.

Bourdieu, P. (2002). Campo intelectual, campo de poder. Montressor.

Bourdieu, P., & Wacquant, L. (2005). Una invitación a la sociología reflexiva. Siglo XXI.

Buitrago, P., Hernández, N., & Quinceno, Y. (2018). Política y acciones de la universidad
para promover la empleabilidad de los egresados. Gestión de egresados Universidad
Tecnológica de Pereira. En C. Garrido, & D. García-Pérez (Coords.), Políticas y acciones
de las universidades para promover el empleo de sus egresados. Estudios de caso en
Iberoamérica (pp. 68-81). Redue Alcue; Faedpyme. https://issuu.com/redue/docs/cap-
04_b782144a1c60ee

Carrascosa, J., & Estévez, B. (2020). Mecanismos de acceso al empleo al comienzo de la
trayectoria laboral: Desigualdades de clase, territoriales y educativas. En El análisis de
clases sociales: pensando la movilidad social, la residencia, los lazos sociales, la identidad
y la agencia. CLACSO: Instituto de investigaciones Gino Germani. http://biblioteca.
clacso.edu.ar/Argentina/iigg-uba/20200729122828/El-Analisis-de-Clases-Sociales.
pdf#page=254. P. 253-286

Cardona, J. (2016). Una mirada al mercado laboral del departamento de Risaralda
mediante las variables: ocupación, desocupación, inactividad y población en edad de
trabajar, periodo 2001-2014 [Tesis de Pregrado, Universidad Libre de Colombia].
Repositorio Institucional Unilibre. https://repository.unilibre.edu.co/bitstream/
handle/10901/16234/UNA%20MIRADA%20AL%20MERCADO%20LABORAL.
pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cepal. (2021). Acerca de la Cepal. https://www.cepal.org/es/acerca

Cepeda, L. (2011). La economía de Risaralda después del café: ¿Hacia dónde va? Reportes
del emisor, 152, 1-8.

Congreso de la República. (1958, 29 de diciembre). Ley 41 de 1958. Por la cual se crea la
universidad Tecnológica de Pereira. Diario Oficial n° 29847. http://www.suin-juriscol.
gov.co/viewDocument.asp?ruta=Leyes/1596419

Congreso de la República. (1966, 1 de diciembre). Ley 70 de1966. Por la cual se crea y organiza
el Departamento de Risaralda. Diario Oficial n° 32101. http://www.suin-juriscol.gov.co/
viewDocument.asp?ruta=Leyes/1620232

Correa, J. (2014). Civismo y educación en Pereira y Manizales (1925-1950): un análisis
comparativo entre sus sociabilidades, visiones de ciudad y cultura cívica. UTP.

Corredor, N. (2019). Factores de la calidad educativa desde una perspectiva multidimensional:
análisis en siete regiones de Colombia. Plumilla Educativa, 23(1), 121-139.

Constitución Política de Colombia [Const]. Art. 67. 7 de julio de 1991 (Colombia).

Cuenca, A. (2016). Desigualdad de oportunidades en Colombia: impacto del origen social
sobre el desempeño académico y los ingresos de graduados universitarios. Estudios
Pedagógicos, 42(2), 69-93.

DANE. (1938). Censo general de población. Tomo XVI. http://biblioteca.dane.gov.co/media/
libros/LD_771_1938_V_1.PDF

DANE. (1951). Censo de población de 1951. Departamento de Caldas. http://biblioteca.dane.
gov.co/media/libros/LB_803_1951_V_1.PDF

DANE. (1964). Censo de población de 1964. Departamento de Caldas. http://biblioteca.dane.
gov.co/media/libros/LB_803_1964.PDF

DANE. (1973). XIV Censo Nacional de Población y III de vivienda 1973. República de Colombia. Departamento de Risaralda. http://biblioteca.dane.gov.co/media/libros/LB_807_1973.PDF

DANE. (1975). Boletín Mensual de Estadística, (287). http://biblioteca.dane.gov.co/media/
libros/BOL_287_1975-115.PDF

DANE. (1976). Boletín Mensual de Estadística, (297-298). http://biblioteca.dane.gov.co/media/libros/BOL_297-298_1976-125.PDF

DANE. (1977). Boletín Mensual de Estadística, (312). http://biblioteca.dane.gov.co/media/
libros/BOL_312_1977-139.PDF

DANE. (1985). XV Censo Nacional de Población y IV de vivienda 1985. República de Colombia. Departamento de Risaralda. http://biblioteca.dane.gov.co/media/libros/LB_771_1985_V_3.PDF

DANE. (1985). Indicadores de empleo del personal ocupado, por nivel educativo (1985, 2018).
https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/mercado-laboral/empleo-ydesempleo

DANE. (1989). Cuentas departamentales de Colombia 1980-1989. http://biblioteca.dane.
gov.co/media/libros/LD_9595_1980_1989_EJ_4.PDF

DANE. (2019). Resultados Censo Nacional de Población y Vivienda 2018. https://www.dane.
gov.co/files/censo2018/informacion-tecnica/presentaciones-territorio/190731-NPVpresentacion-
Risaralda-Pereira.pdf

DANE (2020a). Boletín técnico. Gran Encuesta Integrada de Hogares (GEIH). Junio 2020.
https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/boletines/ech/ech/bol_empleo_jun_20.pdf

DANE. (2020b). Compendio estadístico y panorama de Risaralda, ante los impactos de la
pandemia. https://tic.risaralda.gov.co/publicaciones/154259/alrededor-de-61-mil-personasperdieron-su-empleo-tras-la-pandemia-en-pereira-y-su-area-metropolitana/

DANE. (2021). Cuentas nacionales y departamentales. https://www.dane.gov.co/index.php/
estadisticas-por-tema/cuentas-nacionales/cuentas-nacionales-departamentales

Decreto 3686 de 1954 [con fuerza de ley].(1954, 22 de diciembre). Por el cual se provee el
desarrollo de las Universidades colombianas. Diario Oficial n° 28667.

Escobar, N. (2018). Limitantes sociales y políticos de la industrialización por sustitución de
importaciones en Colombia 1950-1980. Universidad Nacional de Colombia.

Farné, S., Nieto, A., & Ríos, P. (2017). Mercado laboral y educación: desajuste educativo en
Colombia. Universidad Externado de Colombia.

Giovine, M. (2015). La privatización de la educación y las clases dominantes del espacio social
del Gran Córdoba [Ponencia]. XI Jornadas de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales,
Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

González, O. (2005). Análisis del comportamiento del mercado laboral en el área
Metropolitana Centro Occidente. http://www.almamater.edu.co/sitio/Archivos/Documentos/
Documentos/00000089.pdf

Hurtado, J. (2018). Incidencia de los periodos de industrialización por sustitución de importaciones y de apertura económica en la generación de ciencia, tecnología e innovación en Colombia. Revista Nova et Vetera, 4(41). https://www.urosario.edu.co/
Revista-Nova-Et-Vetera/Omnia/Incidencia-de-los-periodos-de-Industrializacion-po/

Isacovich, P. (2020). El PROGRESAR y la apuesta por la educación superior como abordaje de las juventudes. BORDES, (15), 17-25. https://publicaciones.unpaz.edu.ar/OJS/index.php/bordes/article/view/595

Martinez, C. (2020, 31 de agosto). Sector Terciario en Colombia: Actividades Principales. Lifeder. https://www.lifeder.com/sector-terciario-colombia/.

OLE. (2019). Oferta regional. http://bi.mineducacion.gov.co:8380/eportal/web/menobservatorio-
laboral/instituciones-de-educacion-superior-ies-

Rama, G. (1970). El sistema universitario en Colombia. Editorial Universidad Nacional de
Colombia.

Sociedad de Mejoras Públicas de Pereira. (2021). Historia. https://www.smpereira.org/es/
conoce-la-sociedad-de-mejoras-de-pereira

SNIES. (2018). Bases de datos consolidadas (2001, 2018). https://snies.mineducacion.gov.
co/portal/ESTADISTICAS/Bases-consolidadas/

Tamayo, J., Ardila, J., & Ocampo, C. (2017). Análisis de las empresas medianas y grandes de la industria manufacturera de la región del eje cafetero colombiano. Revista Espacios, 38(19), 1-19. https://www.revistaespacios.com/a17v38n19/a17v38n19p08.pdf

UTP. (2001). Información estadística 1961-1964. https://www2.utp.edu.co/planeacion/
documentos/boletin_1961-1964.pdf

Zuluaga, V. (2013). Historia extensa de Pereira. Editorial UTP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.