Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O capital humano e o projecto de modernização do sistema universitário colombiano, segunda metade do século XX

Resumo

O objectivo deste artigo é analisar como o neoliberalismo influenciou a consolidação do modelo universitário colombiano, desde um projecto universitário profissionalizante até um modelo centrado na formação do capital humano. Para atingir este objectivo, foi criado o Sistema de Ensino Superior, materializado em três instituições: ICETEX, ASCUN e Fundo Universitário Nacional. As políticas para a universidade retomaram as preocupações dos vários diagnósticos das comunidades internacionais nos quais se determinou que a Ciência e a Tecnologia seriam os pilares fundamentais do projecto universitário. O estudo foi realizada a partir da história social da educação com uma perspectiva descolonial, a fim de analisar os fios do poder global, materializados nas práticas educativas; isto permitiu-nos compreender como a influência do neoliberalismo na nova concepção da universidade levou à transferência do modelo social e económico, para se tornar uma forma de ser e de produzir subjectividades.

Palavras-chave

universidade, governabilidade, capital humano, modernização, capitalismo

PDF (English) HTML (English) EPUB (English) XML (Español)

Referências

  • Albano, J., & Salas, J. (2007). La inversion en capital humano: Sus efectos sobre las retribuciones. En J. C. Neffa, Teorías Económicas sobre el Mercado de Trabajo (pp. 167-210). Fondo de Cultura Económica.
  • Atcon, R. (1966). La universidad latinoamericana: Clave para un enfoque conjunto del desarrollo coordinado social, económico y educativo en América Latina. Ediciones ABC.
  • Becker, G. (1964). Human Capital. Columbia University Press for the National Bureau of Economic Research.
  • Becker, G. (1983). El capital humano. Alianza Editorial.
  • Caicedo, S., & Espinel, O. (2018). Educación indígena Kamëntzá. Crianza, pensamiento, escucha. Praxis & Saber, 9(20), 15–40. https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n20.2018.8294 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.v9.n20.2018.8294
  • Cohen, D. (2007). Tres lecciones sobre la sociedad postindustrial. Katz Editores. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvndv5n3
  • Coombs, P. (1978). La crisis mundial de la educación [1968]. Ediciones Península.
  • Dardot, P., & Laval, C. (2013). La nueva razón del mundo. Ensayo sobre la sociedad neoliberal. Editorial GEDISA.
  • Escobar, A. (1996). La invención del Tercer Mundo: Construcción y deconstrucción del desarrollo. Editorial Norma.
  • Espinel, O. (2015). Educación para el “desarrollo”: El sofisma de la modernización y el desarrollo dentro de los diseños globales. Espacios en Blanco. Revista de Educación, 25, 333–349.
  • Espinel, O. (2013). Educación en derechos humanos en Colombia. Uniminuto.
  • Espinel, O. (2016). El régimen de los derechos humanos. Diseños globales, subordinación y colonialidad. En H. Vánquez & L. Siri, Representaciones discursivas de la violencia, la otredad y el conflicto social en Latinoamérica (pp. 13–28). Universidad de Buenos Aires.
  • Gurrieri, A. (1982). La obra de Prebisch en la CEPAL. Fondo de Cultura Económica.
  • ICETEX. (1975). Recursos y requerimientos de personal de alto nivel: Colombia, 1964-1975: implicaciones en la política educativa y econoómica. Talleres gráficos del Banco de la República.
  • ICFES. (1970). La Educación Superior en Colombia. Documentos básicos para su planeamiento.
  • Laval, C. (2004). La escuela no es una empresa: El ataque neoliberal a la enseñanza pública. Paidós.
  • Lazzarato, M. (2011). La Fabrica Del Hombre Endeudado: Ensayo Sobre la Condicion Neoliberal. Amorrortu editores.
  • MEN. (1967). Informe Final Seminario sobre ciencia y tecnología. Fusagasugá-Colombia.
  • Noguera, C. E. (2012). El gobierno pedagógico: Del arte de educar a las tradiciones pedagógicas. Siglo del Hombre Editores.
  • ONU. (1945). Carta de las Naciones Unidas. ONU. https://www.un.org/es/charter-united-nations/index.html
  • Pulido, Ó. (2016). Formación de empresarios de sí mismos: Miradas a la educación superior en la segunda mitad del siglo xx. En Ó. Espinel (Ed.), Pensar a la intemperie. Ensayos filosófico (pp. 55–74). Uniminuto.
  • Pulido, Ó. (2018). La universidad como proyecto modernizador. Ilusiones y desencantos. Editorial UPTC.
  • Pulido, Ó., & Acuña, O. (2014). De la universidad de las profesiones a la universidad para el desarrollo 1953 –1974. Praxis & Saber, 5(10), 219–243. https://doi.org/10.19053/22160159.3030 DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3030
  • Schultz, T. (1968). Valor económico de la educación (S. Tangredi, Trad.). UTEHA.
  • Schultz, T. (1985). Invirtiendo en la gente. (M. Guastavino, Trad.). Ariel.
  • Sloterdijk, P. (2012). Has de cambiar tu vida: Sobre antropotécnica. Pre-Textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.