Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Prática Pedagógica: da Reflexão ao Pensamento Crítico

Resumo

A reflexão sobre a prática pedagógica tem se consolidado como um caminho fundamental para a desconstrução dos saberes e do papel do professor. A partir dessa reflexão, espera-se o surgimento de novas construções epistêmicas que aprofundem o conhecimento pedagógico, didático e disciplinar. Esse processo constitui um percurso que pode fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico dos professores, dado os elementos formativos que derivam da reflexão e se associam a esse campo do conhecimento. Considerando esses aspectos, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como a reflexão sobre a prática pedagógica de professores, tanto em formação quanto em atuação, contribui para a configuração de seu pensamento crítico. A investigação foi conduzida a partir de um paradigma hermenêutico, com abordagem qualitativa e sustentada pela etnografia crítica. Os resultados apontam para a coexistência de múltiplas interpretações conceituais sobre o pensamento crítico, destacando a importância de aprimorar os processos reflexivos na prática pedagógica para que estes se tornem rigorosos e críticos. Ademais, indica-se a necessidade de rever os compromissos curriculares na formação docente, de modo a favorecer a configuração do pensamento crítico, promovendo, assim, a transformação da prática pedagógica.

Palavras-chave

prática pedagógica, pensamento crítico, formação docente.

PDF (Español) HTML (Español) EPUB (Español)

Referências

  1. Al-Hashim, A. (2019). Critical thinking and reflective practice in the science education practicum in Kuwait. Utopía y Praxis Latinoamericana, 24(6), 85-96. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27962177010
  2. Bárcena, F. (2005). La experiencia reflexiva en la educación. Paidós.
  3. Bolívar, R. (2019). Investigar la práctica pedagógica en la formación inicial de maestros. Pedagogía y Saberes, (51), 9-22. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/2881
  4. Boisvert, J. (2004). La formación del pensamiento crítico. Teoría y práctica. Fondo de Cultura Económica.
  5. Boron, A. (2006). Las ciencias sociales en la era neoliberal: entre la academia y el pensamiento crítico. Tareas, 122, 1-14. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/panama/cela/tareas/tar122/03boron.p
  6. Coronado, J., Builes, Y., Obando, N. (2021). Práctica pedagógica para el fortalecimiento del saber disciplinar, pedagógico y académico de los docentes en formación en biología. Actualidades Pedagógicas, 1(76), 2 -14.
  7. https://doi.org/10.19052/ap.vol1.iss76.5
  8. Dewey, J. (1989). Cómo pensamos. Nueva exposición de la relación entre pensamiento reflexivo y proceso educativo. Paidós
  9. Díaz, C., Ossa, C., Palma, M., Lagos, N., Boudon, J. (2019). El concepto de pensamiento crítico según estudiantes chilenos de pedagogía. Sophia, colección de Filosofía de la Educación, 26(1), 267-288.
  10. https://sophia.ups.edu.ec/index.php/sophia/article/view/27.2019.09
  11. Diker, G., Terigi, F. (1997). La formación de maestros y profesores: hoja de ruta. Paidós.
  12. Domingo, A., Gómez, V. (2014). La práctica reflexiva. Bases, modelos e instrumentos. Ediciones Narcea.
  13. Domingo, A. (2021). La práctica reflexiva un modelo transformador de la praxis docente. Revista del Instituto de Estudios en Educación y del Instituto de Idiomas Universidad del Norte, (34), 1-21.
  14. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2145-94442021000100003
  15. Echearraza, I., Ortiz, I., Zelaieta, E., Zulaika L. (2019). Juego de rol para el desarrollo del pensamiento crítico en la formación inicial del profesorado. Revista Complutense de Educación, 30(3), 729-745. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/58884
  16. Ennis, R. (1991). Critical Thinking: A streamlined conception. Teaching Philosophy, 14(1), 5-24.
  17. Facione, P. (1990). Critical Thinking: A Statement of Expert Consensus for Purposes of Educational Assessment and Instruction. Research Findings and Recommendations, 315, 1-112. https://eric.ed.gov/?id=ED315423
  18. Fals, O. (2009). Una sociología sentipensante para América Latina. CLACSO. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/coedicion/fborda/fborda.pdf
  19. Flick, U. (2015). Designing qualitative research. Ediciones Morata.
  20. Freire, P. (1976). La educación como práctica de la libertad. Siglo XXI.
  21. Grondin, J. (2008). ¿Qué es la hermenéutica?. Herder.
  22. Guba, E., Lincoln, Y. (1998). Paradigmas en competencia en la investigación cualitativa. En N. Denzin, Y. Lincoln (Eds.), Manual de estudios cualitativos (113-145).
  23. http://www.hugoperezidiart.com.ar/sigloXXI-cl2012/guba-lincoln-1998.pdf
  24. Hinkelammert, F. (2007). Pensamiento crítico y crítica de la razón mítica. Pasos, 2(130), 43-48. http://biblioteca.clacso.edu.ar/Costa_Rica/dei/20120706111924/pensamiento.pdf
  25. Lipman, M. (1998). Pensamiento complejo y educación. Ediciones de la Torre.
  26. Madrid, J. (2023). Comprensiones docentes del pensamiento crítico en contextos educativos rurales del municipio de
  27. Urrao (Antioquia). Actualidades Pedagógicas, 1(80), 1-26. https://ciencia.lasalle.edu.co/cgi/viewcontent.cgi?article=1784&context=ap
  28. Martínez, M., Guachetá, E. (2020). Crítica y pensar crítico. Nociones y devenires. Educar para la emancipación. Hacia una praxis crítica desde el sur (65- 95). CLACSO
  29. McPeck, J. (2a ed.). (2017). Critical thinking and Education. Routledge.
  30. Merellano, E., Almorcid, A. y Muñoz, M. (2019). Resignificando el saber pedagógico: una mirada desde la práctica docente. Educ. Pesqui, (45), 1-18. https://www.scielo.br/j/ep/a/8CSPqDThDVjLmf9nZGhwNZt/abstract/?lang=es
  31. Ministerio de Educación Nacional. (2013). Sistema Colombiano de Formación de Educadores y Lineamientos de Política. https://www.mineducacion.gov.co/1759/articles-345485_anexo1.pdf
  32. Moreno, M., Azcárate, C. (2003). Concepciones y creencias de los profesores universitarios de matemáticas acerca de la enseñanza de las ecuaciones diferenciales. Enseñanza de las ciencias, 21 (2), 265-280. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=633380
  33. Paul, R., Elder, L. (2003). Mini-guía para el pensamiento crítico. Conceptos y herramientas. Fundación de Pensamiento Crítico.
  34. Perrenoud, P. (2001). La formación de los docentes en el siglo XXI. Revista de Tecnología Educativa, 14(3), 503-523. https://programa4x4-cchsur.com/wp-content/uploads/2016/11/La-formacion-de-los-docentes-en-el-siglo-XXI_Perrenoud.pdf
  35. Perrenoud, P. (2004). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Profesionalización y razón pedagógica. Editorial Graó.
  36. Sáez, M., Cortés, A. (2019). ¿Cómo evaluar la reflexión sobre la práctica docente? Un ejemplo en la formación inicial de profesorado de biología y geología. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales, (37), 127-146. https://ojs.uv.es/index.php/dces/article/view/14797
  37. Schön, D. (1998). El profesional reflexivo. Cómo piensan los profesionales cuando actúan. Paidós.
  38. Tardif, M. (2014). Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Narcea, S.A. Ediciones
  39. Thomas, J. (2003). Musings on critical ethnography, meanings, and symbolic violence. Expressions of Ethnography, 45-54. https://www.researchgate.net/publication/290949153_Musings_on_critical_ethnography_meanings_and_symbolic_violence
  40. Torres, M., Yepes, D. (2020). La reflexión de la práctica docente. Revista de ciencias sociales y humanidades Chaquiñan, (10), 87 -101. https://www.redalyc.org/jatsRepo/5717/571763429006/571763429006.pdf
  41. Van, Max. (1977). Linking Ways of Knowing with Ways of Being Practica. Curriculum Inquiry, 6, (3), 205-228. https://www.jstor.org/stable/1179579
  42. Zabalza, M. (2003). Currículum universitario innovador. ¿Nuevos planes de estudio en moldes y costumbre viejas? [Conferencia]. III Jornada de Formación de coordinadores, Universidad Politécnica de Valencia, España. http://www.upv.es/europa/doc/Articulo%20Zabalza.pdf
  43. Zemelman, H. (2011). Configuraciones críticas. Pensar epistémico sobre la realidad. Siglo Veintiuno.
  44. Zuluaga, O. (1999). Pedagogía e historia. La historicidad de la pedagogía. La enseñanza, un objeto de saber. Siglo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.